O Contexto Empresarial
Ensaios: O Contexto Empresarial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: simonejulia • 14/5/2014 • 2.536 Palavras (11 Páginas) • 192 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 Conceito de Funções Administrativas 4
2.1.1 Teórico que desenvolveu 4
2.1.2 Principais mudanças ao longo do tempo..............................................................5
3 Conceito de Patrimônio 5
4 Fontes (origens) de recursos 5
4.1 Capital Social 5
4.2 capital de Terceiros 6
5 Analise de Mercado 6
6 Demananda oferta e equilíbrio de mercado...........................................................7
7 Estruturas de marcado.............................................................................................7
8 Contabilidade social como ferramenta de informação para a contabilidade social...........................................................................................................................10
4 CONCLUSÃO 12
REFERÊNCIAS 13
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem o objetivo de abordar a gestão empresarial, as políticas que á regem , e tudo mais que envolve o mercado de trabalho .
Quando se fala em Administração, a imagem que vem a cabeça é de uma empresa onde se tem um administrador que a fará funcionar nas mais perfeitas condições, mas a Administração não é mais só isso, ela é isso e mais um pouco.
No ambiente administrativo, além dos administradores, faz-se necessário uma equipe gestora empenhada no bom desenvolvimento de todo o trabalho da empresa. Que oriente o administrador, que interaja com a equipe, que acompanhe o desenvolvimento. Uma boa gestão pode provocar transformações importantes no ambiente administrativo.
No texto a seguir falaremos um pouco sobre as funções administrativas e as mudanças ao longo do tempo, o conceito de patrimônio, fontes de recursos, analise de mercado, demanda, oferta e equilíbrio de marcado, a estruturação do mercado e a contabilidade social como ferramenta de informação para a responsabilidade social.
2 DESENVOLVIMENTO
2-1 Conceitos de funções administrativas:
As funções administrativas são os cinco elementos básicos do processo administrativo usados até hoje, são eles: planejamento, organização, direção, coordenação e controle.
Planejamento: é definido como a atividade pela qual administradores analisam condições presentes, para determinar formas de atingir um futuro desejado. O planejamento envolve três níveis: estratégico onde são tomadas decisões de acordo com os objetivos da empresa e com uma visão de longo prazo. Tático, ele vai transformar as estratégias em planos mais específicos, que deverão ser executados pelas várias áreas da organização. Operacional onde serão definidos os procedimentos específicos para os níveis mais inferiores da organização e com prazos mais curtos. Todos os níveis do planejamento devem se apoiar.
Organização e coordenação: organizar envolve reunir e coordenar os recursos necessários para atingir um objetivo, ou seja, como a empresa irá se estruturar para atingir seus objetivos. A estrutura deve esta de acordo com a estratégia e irá refletir como ocorrem as relações funcionais e pessoais da empresa.
Direção: a direção está relacionada em como as pessoas serão guiadas, ou seja, como elas serão influenciadas para que suas atividades sejam executadas de acordo com o esperado. Aqui entra o papel da liderança que deverá motivar os indivíduos e grupos através da comunicação, do envolvimento e orientação.
Controle: é uma função administrativa que envolve o processo de monitoramento das atividades para se ter certeza de que elas estão sendo realizadas como planejado e para corrigir, qualquer desvio significativos.
2-1-1 Teórico que desenvolveu
O teórico que desenvolveu as funções administrativas foi Henri Fayol, um francês nascido em 29 de julho de 1841 e morto em 1925.
2-1-2 Principais mudanças ao longo do tempo
A administração assim como suas funções sofreram constantes mudanças, pelo menos, nos últimos 100 anos. Com o advento de novas tecnologias, novas formas de produção, vendas, logística e mudanças na parte contábil e financeira as teorias assim como a prática foi mudada para se adaptar a uma nova realidade administrativa.
3- Conceito de Patrimônio.
Quando vemos patrimônio como objeto de estudos da contabilidade percebemos muitos conceitos que colaboram com nosso aprendizado, para Padoveze patrimônio é o conjunto de riquezas de propriedade de alguém. Buscando outro autor encontrei Marion que nos diz que o patrimônio é constituido de Benz, direitos e obrigações. Já para Hilário Franco o patrimônio também é definido “como um conjunto de bens econômicos, ou conjunto de bens com um fim especifico que ira gerar riquezas”, se analisarmos bem veremos que os conceitos são iguais porém descritos com palavras diferentes.
4- Fontes (origens) de recursos
4.1 capital social
Na constituição de uma empresa, o lançamento contábil de abertura é a subscrição do capital social e, em seguida, a integralização (total ou parcial) desse capital. A integralização do capital subscrito poderá ser efetuada em dinheiro ou em bens moveis e imóveis. (art.23 da Lei nº 9.249/1995).
O capital subscrito é registrado no patrimônio líquido pelo valor constante do contrato ou estatuto social da pessoa jurídica. A conta do capital social discriminará o montante subscrito e, por dedução, a parcela ainda não realizada. (art. 182 da Lei nº 6.404/1976)
. Trata-se do capital social inicial, que representa recursos próprios. Igualmente, são recursos próprios os originários dos aumentos de capital mediante o ingresso de novos recursos. Os resultados positivos apurados nas atividades empresariais também representam recursos próprios, uma vez que não
...