O DE DISTRIBUIÇÃO E LOGÍSTICA
Tese: O DE DISTRIBUIÇÃO E LOGÍSTICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: andrepink • 30/4/2013 • Tese • 2.952 Palavras (12 Páginas) • 417 Visualizações
A partir do inicio deste trabalho, nossa equipe passou a ter a real dimensão do quanto é necessário a aplicação do conhecimento da Logística Empresarial e sua vasta aplicação no mundo dos negócios e nas mais diversas áreas de uma empresa. No nosso caso fizemos aplicação direta para a cadeia de suprimentos e o seu gerenciamento em uma empresa de distribuição e logística chamada Atack. Vimos a importância da sua aplicação, seu sucesso quando é praticado por todos o que envolve no andamento de uma organização, os benefícios de produtos e qualidade de todos. Atualmente não se pode aplicar a logística sem pensar em melhorias para a empresa, projetar um negocio futuro sem imaginar que o sucesso depende unicamente de como seu produto vai ser armazenado, estocado e distribuído da menor custo beneficio pra todos os lados saírem ganhando, a logística nos modela isso: o sucesso.
A finalidade desta ATPS realizada na disciplina de LOGISTICA EMPRESARIAL do CST em Logistica, é compreender sobre a importância da Logistica Empresarial e de todos processos logisticos em uma empresa, desde a saída do lugar de origem até o consumidor final, abrangendo todo processo de gerenciamento da compra, do transporte e da armazenagem de materias-primas. Abordaremos uma empresa consultada e toda a rede de cadeia de suprimentos nela organizada, sobre os gargalos identificados nessa cadeia e seu plano de melhorias, as tendências de gestão, o futuro da cadeia de suprimentos e as habilidades que o profissional dessa área deve desenvolver.
2. ETAPA 1 - INFORMAÇÕES DA EMPRESA CONSULTADA.
EMPRESA: ATACK – CDL – CENTR
O DE DISTRIBUIÇÃO E LOGÍSTICA.
AV. COSME FERREIRA, Nº 31700 - COROADO.
A ATACK é uma empresa de grande Porte e que atua com segmento de varejo e atacado. Tem a missão de promover economia e encantamento e essa é a missão do grupo empresarial ATACK. A empresa busca através de grande negociação no atacado e a exposição ao consumidor final. No varejo conseguimos tudo que uma empresa mais sonha: volume mix. Buscamos alcançar toda faixa etária e toda classe social.
Nome: André Otero: Líder operacional.
2.1. CADEIA DE SUPRIMENTOS
ATACK
2
Matriz NESTLÉ SUL
C.D
Manaus
Varejistas
Atacadistas
Belém
C.D
ccd
ATACK C.D.L
C
O
N F
S I
U N
M A
I L
D
O
R
Representante
Manaus
OUTROS
OUTROS
OUTROS
2.2 - LOGISTICA
É o processo de gestão estratégica da aquisição, movimentação e armazenagem de materiais, peças e estoque finais (e os fluxos de informação relacionados) por meio da organização e seus canais de comercialização, de tal forma que a rentabilidades atuais e futuras sejam maximizadas através da execução de pedido visando custo-benefício.
"Logística é o processo de planejar, implementar e controlar eficientemente, ao custo correto, o fluxo e armazenagem de matérias-primas, estoques durante a produção e produtos acabados.
Além das informações relativas a estas atividades, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender aos requisitos do cliente".
(Carvalho, 2002, p. 31).
A Logística é a área da gestão responsável por prover recursos, equipamentos e informações para a execução de todas as atividades de uma empresa.
Entre as atividades da logística estão o transporte, movimentação de materiais, armazenamento, processamento de pedidos e gerenciamento de informações.
Pela definição do Council of Logistics Management, "Logística é a parte do Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento que planeja, implementa e controla o fluxo e armazenamento eficiente e econômico de matérias-primas, materiais semi-acabados e produtos acabados, bem como as informações a eles relativas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes“ (Carvalho, 2002, p. 31).
Uma das principais ferramentas da logística é o WMS, Warehouse Management System, do inglês, em português - literalmente: sistema de automação e gerenciamento de depósitos, armazéns e linhas de produção) é uma parte importante da cadeia de suprimentos (ou supply chain) e fornece a rotação dirigida de estoques, diretivas inteligentes de picking, consolidação automática e cross-docking para maximizar o uso do valioso espaço do armazéns.
2.3 - CADEIA DE SUPRIMENTOS.
A Logística é em essência uma orientação e uma estrutura de planejamento que visam criar um único plano para o fluxo de produtos e informações por meio de um negócio. A gestão da cadeia de Suprimentos baseia-se nessa estrutura e busca conquistar articulação e coordenação entre os processos de outras entidades em consideração, ou seja, fornecedores, clientes e organização em si. Assim, por exemplo, uma meta da gestão da cadeia de suprimentos pode ser a de reduzir ou eliminar os buffers de estoque, que existem entre organizações em uma cadeia, mediante partilhas de informações sobre os níveis atuais de estoque e de demanda.
O foco da Gestão da Cadeia de Suprimentos está na cooperação, na confiança e no reconhecimento e de que, bem ingerido, “o todo pode ser maior
...