O DESENCANTO DA CIDADE OU CIDADE DOS DESEJOS? TEMA: A VIDA NA CIDADE.
Exames: O DESENCANTO DA CIDADE OU CIDADE DOS DESEJOS? TEMA: A VIDA NA CIDADE.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Ant.alana • 11/8/2014 • 2.861 Palavras (12 Páginas) • 658 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAU – UVA
CURSO DE LICENCIATURA PEDAGOGIA
ANTONIA ALANA FEIJÃO FREIRE
O DESENCANTO DA CIDADE OU CIDADE DOS DESEJOS?
TEMA: A VIDA NA CIDADE.
SOBRAL-2014
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ - UVA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
EDUCAÇÃO URBANA
A VIDA NA CIDADE.
Este artigo elaborado tem como pré-requisito para obtenção de nota referente à disciplina de Educação Urbana do 8º Período do curso de Pedagogia, ministrada pela Professora Gorete Sousa– UVA, 2014, Sobral.
RESUMO
O presente artigo construído por meio de questionamento analise sobre o tema, coleta de informações, dados coletados através da abordagem sobre a cidade de encanto ou desencanto tendo como tema: A vida na Cidade, a cultura urbana, nos leva a reflete primeiro conceito que temos quando ouvimos um nome de uma cidade, tornamos uma visão e formar um conceito, quando conhecemos de varias maneira como: Tevê, revista, pessoal, entre outros, podemos forma um novo concepção, o qual tornando um encanto ou desencanto da zona urbana, tanto pelas as suas fortalezas ou com sua dificuldade que passam. A visão inicial geralmente esperança de novas oportunidades de trabalho, mais moradia, boa qualidade de vida e fluxo de capital econômico, social, financeiro aumentar, mas a população cresce desordenadamente e aumenta o número de pessoas de baixa renda em favelas, e o aumento excessivo da poluição, então ocorre o desconto, pois as transformações no espaço urbano são frutos de relações regionais e globais já que a cidade não é um lugar fechado em si. Ela assume relações que ultrapassam a esfera local e regional, a vida na cidade tem variável tanto no aspecto positivo, como negativo que serão relatados no prescrito artigo. O qual foi feito uma pesquisa que procedeu através de pesquisas bibliográficas, pesquisa de campo, analise de dados coletados.
INTRODUÇÃO
Algumas cidades muitas das vezes são tomadas por base da imaginação o que desejam delas passando se torna uma forma de conceitua-la. Quando é ouvimos fala de uma determinada cidade uma imaginação sobre a mesma é criada, não sabemos o que nos leva a forma imagem de tal maneira, talvez o sonho que seja daquela maneira.
Ao despertar o interesse sobre o encanto e desencanto da cidade, veio o a inquietação saber como é vida na cidade daqueles que já viveram no campo e hoje residem na zona urbana, o que os levam a migrarem, quais as expectativas que são geradas, se existe ou existiu aprimore um encanto ou desencanto, mediante isso e com objetivos de investigar como é vida de alguns jovens com experiência da vida no campo que migram para cidade, conhecer as expectativas e desencantos dos mesmos com relação à vida na cidade, pesquisar quais os principais motivos levaram a migrarem para cidade, foi realizada pesquisa de campo através de entrevista no total de 10 (dez) pessoas, o qual foi realizado com cinco (5) jovens e cinco (5) familiares dos jovens entrevistados.
Podemos perceber visões mais alegrem um pouco mais bonitas talvez, ou não, do que a realidade do que são criados sonhos, encantos e desencantos vão surgindo, através do nome, da sua caracterização, despertando o interesse de conhecê-las, e que torna a migração para ter uma vida na cidade, às fragilidades dificuldade enfrentados na zona urbana que muitos encantos foram transformados em desencantos.
Sabemos que com a civilização conjuntamente veio o desenvolvimento do comércio e da vida urbana provocou uma revolução cultural. O crescimento do urbano estimulou a vida intelectual, isso fez com que muitas pessoas do campo passaram a migra para a zona urbana, as vezes passaram a viver em uma situação não muito favorável, pois a vida na cidade requer mais estrutura, as mesmas enfrentam dificuldade e que era visto como um desejo, encanto tornaram em precariedade, descanto.
A VIDA NA CIDADE, CULTURA URBANA.
Atualmente o progresso econômico e da diferenciação na estrutura social permitida por este progresso de urbanização, a migração de pessoas para a cidade. O Brasil viveu e ainda vive o chamado êxodo rural que é um processo de migração em massa das pessoas que viviam no campo para as cidades. Este processo que teve inúmeras razões mudou completamente o modo de vida de muitas pessoas.
Em busca de emprego, escola mais acessível, mais modernidade, venha ocorrendo às migrações para cidade, além do acesso a serviços bem mais próximo; as pessoas saíram do campo em busca disso e a maioria encontrou, mas é incontestável que há problemas como a falta de segurança, um sistema de saúde defasado, muitos se recorrem nas periferias por causa de condições de melhorar sua própria situação. Por ter grandes movimentações favorecendo o distanciamento entre as pessoas, em decorrência da correria diária e falta tempo para tudo, inclusive para conversar, visitar as pessoas, e esse processo vai descontando muitas pessoas através da migração tinha um sonho de uma vida melhor. Hoje é normal que essa migração seja feitas pelo fato da demanda de jovens para ingresso universitário, por mais facilidade de emprego.
Maior probabilidade da população que mora na cidade terem mais estresse, em relatos de pessoas que migraram para zona urbana que a diferença é grande de quem morra no campo para a cidade, em relação o transito que grande, o numero de veículos, grande demanda das pessoas andam de transportes, ate para olhar uma vitrine fica difícil acesso, devido acumulo de veículos perto das calçadas, além da questão trabalhosa de se estacionar um veiculo. Outro fator relatado é a insegurança, o medo de assalto, pois hoje não tem nem dias, nem hora e muito menor local para se abordado por pessoas fora da lei, amedrontando
...