O Descarte e reutilização de garrafa pet
Por: magricola • 7/5/2018 • Trabalho acadêmico • 2.881 Palavras (12 Páginas) • 190 Visualizações
P A P
Descarte/Reutilização de Garrafa Pet
Projeto de Ação Profissional apresentado em cumprimento às exigências do Curso de Graduação Tecnológica em Logística, no Campus EAD da Universidade Metodista de São Paulo.
MACAÉ - RJ
1/2016[pic 1]
RESUMO
Com o desenvolvimento de nosso país, assim como de toda nossa nação a logística se torna cada vez mais importante para as empresas no mercado competitivo, e sobretudo a logística verde (que é a área da logística que trata dos aspectos relacionados ao retorno de um determinado produto ao ciclo de vida útil). O trabalho a seguir visa esclarecer e relacionar os estudos realizados no decorrer do semestre através da análise comparativa dos trabalhos acadêmicos de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGA–UFRGS) - ALTERNATIVAS PARA REDUZIR OS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DO DESCARTE DE GARRAFAS PET e o de Graduação em Administração do |Centro Universitário Eurípedes de Marília (UNIVEM) - A LOGÍSTICA REVERSA APLICADA DAS GARRAFAS PET: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA COCA-COLA. Cada vez mais a logística reversa tem sido um requisito de nossos clientes, visto que seu objetivo é não só inserir novamente um produto ao ciclo de vida útil, como também agregar valor às questões ambientais. Carvalho Renato (2007 http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/voce-sabe-o-que-e-logistica-verde/) “O objetivo principal da logística verde é o de atender aos princípios de sustentabilidade ambiental como o da produção limpa, onde a responsabilidade é do "berço à cova" ou seja, quem produz deve responsabilizar-se também pelo destino final dos produtos gerados, de forma a reduzir o impacto ambiental que eles causam”.
Palavras-chave: Logística Reversa, sustentabilidade, lucro e reutilização.
INTRODUÇÃO
A Logística, segundo a Wikipédia, é a área da gestão responsável por prover recursos, equipamentos e informações para a execução de todas as atividades de uma empresa. Ela está intimamente ligada às ciências humanas (tais como a administração, a contabilidade, a estatística e o marketing), envolvendo diversos recursos da engenharia, tecnologia, do transporte e dos recursos humanos. Contudo, a logística reversa segundo Dias, trata genericamente, do fluxo físico de produtos, embalagens ou outros materiais, desde o ponto de consumo até ao local de origem (DIAS, 2005, pág. 205).
Com os avanços tecnológicos adquiridos após a revolução industrial e o crescente aumento da população, a atividade humana passou a causar cada vez mais impacto negativo ao meio ambiente, o que é muito preocupante. Para agregar valor aos produtos que retornam do cliente ao local do ponto de origem conheceremos melhor a Logística Reversa, e/ou a também conhecida Logística Verde que tem por objetivo principal planejar, implementar e controlar de modo eficiente e eficaz, o retorno ou a recuperação de produtos (DIAS, 2005, pág. 206).
A vida do produto não acaba na entrega ao cliente e utilização, as empresas também têm que se preocupar com “o depois”, como a embalagem ou o produto será descartado, pois afeta diretamente o meio ambiente e a imagem da empresa. O descarte irregular das embalagens do tipo PET é um dos grandes vilões das grandes cidades em dias de chuva, um dos responsáveis pelo entupimento e alagamento das vias publica, gerando uma preocupação com a saúde, e com a segurança pública.
Ao longo deste trabalho iremos abordar assuntos trabalhados no decorrer do semestre e trataremos de temas relacionados à sustentabilidade do nosso planeta com o objetivo de demonstrar como é possível por em prática ideias sustentáveis, obter lucros e atingir os indicadores que são requisitos de nossos clientes (internos e externos).
DESENVOLVIMENTO
REVISÃO TEÓRICA
O conceito de desenvolvimento sustentável está ligado à preocupação na manutenção de recursos naturais e o legado que será deixado para as gerações futuras. Toda essa apreensão, a princípio dos ambientalistas e logo a seguir espalhados pela sociedade, relacionados a manutenção do meio ambiente, formou-se um cenário cujo desafio está ligado principalmente no desenvolvimento sustentável em que a preservação ambiental se torna um tema amplamente discutido e estudado e como tudo isso afetaria o desenvolvimento econômico a partir da idéia da segregação e reaproveitamento de materiais já utilizados com a reciclagem.
Conforme pontos em comum observados nos trabalhos acadêmicos, existe uma importância dada aos problemas ambientais.
A idéia da reciclagem começou a surgir na metade do século XX após a Segunda Guerra ter devastado grande parte da Eupora, porém , a partir da década de 70 esse termo começou a ganhar mais força.
Schmidheiny (2002) adverte que não é possível um desenvolvimento econômico sem prejuízo da natureza. Saber administrá-la é fator principal. Para uma boa gestão do desenvolvimento, deve-se aliar a utilização responsável dos recursos naturais disponíveis com as expectativas econômicas, gerando benefícios para ambas as dimensões. Assim, o conceito ideológico que permeia a definição de desenvolvimento sustentável conciliando-se com a decisão de custo
versus benefícios, retoma a necessidade de repensar como produzir e aproveitar de forma eficiente os recursos, visto que estes são escassos e as necessidades ilimitadas (SILVA, 2005, pg 16).
Nas últimas décadas, com o grande crescimento da sociedade de consumo ao redor do mundo o surgimento da necessidade de reaproveitamento de materiais tem sido constantes e com isso novas idéias vem surgindo para que a reutilização de materiais se torne algo cultural em nossa vivencia incluindo o reuzo das embalagens PET. A reciclagem permite, entre outros: recuperar matéria-prima, economizar energia, reduzir o impacto ambiental, criar novos postos de trabalho e gerar renda.
O Politereftalato de Etileno, conhecido como PET, é um polímero termoplástico formado pela reação entre o ácido tereftálico e o etileno glycol. O PET proporciona alta resistência mecânica (impacto) e química, além de ter excelente barreira para gases e odores. Devido a estas características e o peso muito menor que das embalagens tradicionais, o PET mostrou ser o recipiente ideal para a indústria de bebidas em todo o mundo, reduzindo custos de transporte e produção.
...