O Desenvolvimento de um site em XHTML Desenvolvimento Sustentável
Por: Gabriel Pinheiro Santos • 20/11/2017 • Projeto de pesquisa • 2.769 Palavras (12 Páginas) • 338 Visualizações
[pic 1]
Gabriel Pinheiro Santos - D246763
Matheus Oliveira Ramos - N17092-1
Thaís de Oliveira - D38AED-0
Desenvolvimento de um site em XHTML Desenvolvimento Sustentável
Brasília
2017
Gabriel Pinheiro Santos - D246763
Matheus Oliveira Ramos - N17092-1
Thaís de Oliveira - D38AED-0
Desenvolvimento de um site em XHTML Desenvolvimento Sustentável
Trabalho de Atividades Práticas Supervisionadas para o curso de Ciência da Computação do 1º Semestre apresentado à Universidade
Paulista – UNIP.
Orientador: ?????
Brasília
2017
Sumário
Introdução 4
2 Objetivo do Trabalho 5
3 O Eco Project 5
3.1 Reuso da Água 6
3.2 Energia sustentável 7
4 Dissertação 7
4.1 - Envolvimento com os estudos 9
5 Projeto do site 9
7 Relatório com as linhas de código do site 11
6 Apresentação do site em funcionamento 17
Bibliografia 21
Introdução
Atualmente muito se fala a respeito de desenvolvimento sustentável, mas a
verdade é que poucas pessoas realmente sabem seu conceito.
Sustentabilidade vai de encontro com a ideia de que nós podemos usufruir dos
recursos naturais do nosso planeta, sem prejudicar as gerações futuras. É um
conceito que atende a um conjunto de variáveis interdependentes, mas
podemos dizer que deve ter a capacidade de integrar as questões sociais,
energéticas, econômicas e ambientais.
Com isso devemos pensar em nossas atitudes, fazendo o uso consciente dos
recursos disponíveis, como água e energia por exemplo.
2 Objetivo do Trabalho
Desenvolver um site em XHTML e do CSS com o objetivo de mostrar de forma clara e objetiva o que é sustentabilidade e no que ela está alicerçada, mostrando também que com pequenos gestos ela pode estar presente em nossas casas sem que percamos o nosso conforto fazendo com que o impacto no meio-ambiente gerado por nós possa diminuir.
3 O Eco Project
A sustentabilidade é uma ideia de sistema para que haja uso dos recursos do planeta de uma forma que não se esgote os mesmo rapidamente, e pela constante busca entre desenvolvimento econômico e ao mesmo tempo preservação do ecossistema. Podem-se citar medidas que estão no centro da questão da sustentabilidade ambiental: a aquisição de medidas que sejam realistas para os setores das atividades humanas.
Através do uso inteligente dos recursos naturais, podemos garantir que eles tenham longevidade. Nessa linha, a Sustentabilidade Ambiental é a capacidade de manter o ambiente natural viável à manutenção das condições de vida para as pessoas e para as outras espécies. Isso garante, ainda, a qualidade de vida para o homem, tendo em conta a habitabilidade e sua função como fonte de energias renováveis. A adoção das medidas que deem sustentação ambiental garante, em médio e longo prazo, um planeta em boas condições para o desenvolvimento de vida, garantindo a manutenção dos recursos naturais necessários para a qualidade de vida das próximas gerações.
A sua aplicação pode ser feita em diversos níveis: a adoção de fonte de energias limpas está entre as preocupações centrais, algumas empresas tem desenvolvidos projetos de sustentabilidade voltando-se para aproveitamento do gás liberado em aterros sanitários, dando energia para populações que habitam proximamente a esses locais. Outro exemplo de sua aplicação está em empresas, como algumas brasileiras de cosméticos, que objetivam a extração cem por cento renováveis de seus produtos. O replantio de áreas degradadas, assim como a elaboração de projetos que visem áreas áridas e com acentuada urgência de tratamento são mais exemplos que já vêm sido tomados.
3.1 Reuso da Água
O aumento da população, desenvolvimento desordenado das cidades, incremento das atividades industriais e rurais, entre outros, são fatores que contribuem para agravamento deste cenário de escassez e água que planeta está sofrendo. Neste contexto, o uso consciente dos recursos hídricos do planeta, incluindo o reuso da água, é um dos meios mais viáveis de se contornar essa situação.[pic 2][pic 3]
O reuso da água pode ser:
- Indireto planejado: quando os efluentes, depois de tratados, são descarregados de forma planejada nos corpos de águas superficiais ou subterrâneas, para serem utilizadas à jusante de forma controlada.
- Indireto não planejado: quando a água utilizada em alguma atividade humana é descarregada no meio ambiente e novamente utilizada à jusante, em sua forma diluída, de maneira não intencional e não controlada.
- Direto planejado: quando a água de reuso é direcionada diretamente no local de utilização, sem diluição ou lançamento prévio em corpos hídricos superficiais ou subterrâneos.
A água tratada pode ser usada para fins potáveis e não potáveis. Para fins potáveis, os riscos são maiores, associados à possibilidade da presença de organismos patogênicos e de compostos orgânicos sintéticos. Assim, o uso para fins potáveis pode ser inviável, em função do alto custo do tratamento e do risco à saúde pública. Em função disso, o uso para não potáveis deve ser a primeira opção. A água de reuso pode ser aplicada para fins:
...