DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO SOCIAL DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DOS PAÍSES DO AGRUPAMENTO: BRICS
Por: 1214161820 • 24/8/2015 • Trabalho acadêmico • 3.498 Palavras (14 Páginas) • 338 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
ABDIEL RAMON DO N. JÚNIOR RA 363031
FERNANDA T. B. LOBO MOTA RA 398939
GABRIELA LEAL BERNARDO RA 381074
IVANI C. M. L. PORTO RA 8554907946
SÍLVIA MARIA S. LOBÃO RA 399734
CURSO: SERVIÇO SOCIAL
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO SOCIAL
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DOS PAÍSES
DO AGRUPAMENTO: BRICS
TUTOR EAD: PRF° HELENROSE A. DA S. PEDROSO COELHO
BARRA DO CORDA – MA
JUNHO 2014
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
ABDIEL RAMON DO N. JÚNIOR RA 363031
FERNANDA T. B. LOBO MOTA RA 398939
GABRIELA LEAL BERNARDO RA 381074
IVANI C. M. L. PORTO RA 8554907946
SÍLVIA MARIA S. LOBÃO RA 399734
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DOS PAÍSES
DO AGRUPAMENTO: BRICS
BARRA DO CORDA – MA
JUNHO 2014SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ...................................................................................................................... 04
CAPITULO 01
1.1 PESQUISA SOBRE ALGUNS CONCEITOS ................................................................05
1.2 ÍNDICES OUINDICADORES ECONÔMICOS................................................................07
CAPITULO 02
2.1 PAÍSES QUE COMPÕEM O BRICS ..............................................................................07
2.2 IDH DAS CIDADES CORRESPONDENTES Á REGIÃO DA QUAL SE SITUA A UNIDADE DA ANHANGUERA..........................................................................................08
2.3 ÁNALISE DA EVOLUÇÃO DOS PAÍSES QUE COMPÕE O BRICS..........................09
CONCLUSÃO ......................................................................................................................11
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS................................................................................12
INTRODUÇÃO
O formato dessa atividade se dá por meio de um desafio, cuja meta é elaborar um artigo científico, que faça uma comparação do desenvolvimento econômico dos países do Agrupamento Brasil-Rússia-Índia-China-África do Sul (BRICS), evidenciando-o como um bloco de influência na economia mundial.
Este trabalho se justifica pela importância que representa para aqueles que não são economistas desenvolverem sua conceituação, em relação a elaboração de contextos econômicos. Esse processo, em muitos momentos, é caracterizado quando se faz uma comparação entre autores e/ou análise obre a evolução de indicadores ou índices econômicos.
O BRICS é um agrupamento econômico atualmente composto por cinco países Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Não se trata de um bloco econômico uma instituição internacional, mas de um mecanismo internacional na forma de agrupamento informal, ou seja, não registrado burocraticamente com estatuto e carta de princípios.
Atualmente, os BRICS são detentores de mais de 21% do PIB mundial, formando o grupo de países que mais crescem no planeta. Além disso, representam 42% da população mundial, 45% da força de trabalho e o maior poder de consumo do mundo. Destacam-se também pela abundância de suas riquezas nacionais e condições favoráveis que atualmente apresentam para explorá-las.
As desigualdades sociais estão sempre presentes no transcorrer da história do mundo, e essas desigualdades proporcionam no percurso da história consequências no seu desenvolvimento. Alguns dos fatos históricos que deixaram cicatrizes foi a 2ª Guerra Mundial, o processo de Industrialização entre outros. Todos esses fatos foram proporcionando uma situação de dependência econômica que foi afetando o desenvolvimento da relação entre os países. O profissional de Serviço social deve está atento ao esse desenvolvimento e crescimento econômico, pois é quando deverá interferir de forma profissional mediando direitos que possam contribuir dentro da distribuição desigual de renda, a proporcionar uma vida digna aos cidadãos de direito, pois a busca desenfreada pela industrialização e pelo desenvolvimento econômico levou a maioria dos países do mundo a concentrar seus esforços na promoção do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), deixando a qualidade de vida em segundo plano.
CAPITULO 01
1.1 PESQUISA DOS SEGUINTES CONCEITOS:
*Desenvolvimento Econômico
É um conceito que por sua amplitude aproxima a economia das demais ciências sociais. Sua caracterização não se restringe ao crescimento da produção em uma região, mas trata principalmente de aspectos qualitativos relacionados ao crescimento. Os mais imediatos referem-se à forma como os frutos do crescimento são distribuídos na sociedade, à redução da pobreza, à elevação dos salários e de outras formas de renda, ao aumento da produtividade do trabalho e à repartição dos ganhos dele decorrentes, ao aperfeiçoamento das condições de trabalho, à melhoria das condições habitacionais, ao maior acesso à saúde e à educação, aos aumentos do acesso e do tempo de lazer, à melhora da dieta alimentar e à melhor qualidade de vida em seu todo envolvendo condições de transporte, segurança e baixos níveis de poluição em suas várias conotações.
...