O Design e Sustentabilidade
Por: fefesouzz • 20/10/2021 • Projeto de pesquisa • 539 Palavras (3 Páginas) • 93 Visualizações
COMO SERÁ NOSSO FUTURO?[pic 1][pic 2]
DESIGN & SUSTENTABILIDADE
Hoje em dia, vemos muito do que foi imaginado longas de ficção científica dos anos 70 acontecendo, mas não temos a mínima ideia para onde vamos evoluir daqui a 30, 40 ou 50 anos. Entretanto, diversas empresas por todo o mundo já apresentam planos e preocupações em relação à sustentabilidade.
No futuro das grandes metrópoles, está na previsão das empresas ver torres futuristas e carros voadores. Veremos também muitos veículos autônomos, que já são realidade atualmente, mas em pouquíssima escala. A população, no futuro, utilizará roupas e carros inteligentes desenvolvidos por qualificadíssimos designers de produto. Além disso, a energia será 100% limpa e renovável.
Segundo a Kaspersky Lab, em 2030 haverá apartamentos mais pequenos. Os projetos de design de interiores devem ser muito bem planejados para utilizar o pouco espaço da forma mais inteligente e utilitária possível. Os apartamentos contarão com impressora 3D e roupas que se limpam sozinhas. Para 2040 a equipe criadora do programa acredita que os robôs poderão ser utilizados como domésticas, facilitando o dia a dia. Todavia, as mesmas máquinas poderão causar um problema social de espionagem, vazamento de dados e muito lixo eletrônico devido a tanta tecnologia. Já em 2050, a estimativa dos cientistas é que cada pessoa tenha o seu próprio assistente virtual. O computador imitará o sistema nervoso central dos humanos e conseguirá tomar decisões pelo dono baseado nas informações que coletou por toda a vida.
O meio ambiente no projeto futurista – segundo as pesquisas - parece estar sendo muito mais valorizado, diferente do que vemos hoje em dia. A floresta amazônica, por exemplo, seria totalmente reflorestada, algo que sequer conseguimos imaginar no presente. Para isso ser possível, ocorreria a ação conjunta de cientistas, organizações em defesa da sustentabilidade e a sociedade. Haverá uma rejeição aos textos impressos. As crianças não terão livros didáticos, os adultos não lerão livros físicos e os idosos não vão querer jornais impressos. Nessa área, o design gráfico promete surpreender. Para substituir os impressos de forma eficaz e agradável. Novas tecnologias trarão de volta a beleza do nosso planeta e ar puro. Empresas como a Airbus Airlines, a MRV e a Costa Cruzeiro já têm suas apostas para contribuir com o meio ambiente. São elas:
- a francesa Airbus pretende construir um avião de 100 lugares que seja neutro em emissão de carbono, prometendo reduzir os índices de emissões de 2005 pela metade até 2050.
- a MRV adotou metas abrangentes, que incluem ações em seus canteiros de obras, mudança de atitude entre os colaboradores, propostas de melhorias nos projetos que são entregues aos clientes e exigências junto à cadeia de fornecedores.
- Costa Cruzeiros inaugurou o navio Costa Smeralda. Desenvolvida a partir do conceito de cidade inteligente itinerante, a embarcação apresenta uma redução significativa de emissões graças a soluções ligadas à eficiência energética. A água usada vem diretamente do mar e a coleta de resíduos é de 100%.
...