Sustentabilidade no design de interiores
Por: Yasmin Paixão • 22/2/2016 • Projeto de pesquisa • 1.810 Palavras (8 Páginas) • 1.992 Visualizações
1. TÍTULO
Sustentabilidade no design de interiores
2. PROBLEMA
Por quê ser sustentável no design de interiores?
3. JUSTIFICATIVA
Através da sustentabilidade no design de interiores podemos conseguir meios para reduzir os impactos ambientais, que muitos deles são causados pelas industrias de construção civil, apresentando formas necessárias para os designers se ligarem diretamente ao processo de desenvolvimento sustentável do planeta, interferindo nas relações do indivíduo com o seu espaço e o meio ambiente.
3.1. RELEVÂNCIA CIÊNTIFICA
Essa pesquisa nos faz entender o quanto a sustentabilidade tem um papel importante na arquitetura, não só estético como também econômico e ecológico, a necessidade de lutar contra o que nós, seres humanos, fazemos que afeta o meio ambiente e garantir a conscientização para a preservação do ecossistema, através de uso de materiais ecológicos na decoração de interiores.
3.2. RELEVÂNCIA SOCIAL
Os materiais ecológicos utilizados na decoração não serão usados só como ferramenta de ornamentação, mas também como um elemento para contribuir no desenvolvimento sustentável do meio ambiente.
O (a) designer poderá atender questões como a racionalização da água, o uso de energia renovável, a qualidade do ar e do ambiente utilizando iluminação natural.
3.3. PROBLEMATIZAÇÃO
- Como ser sustentável no design de interiores?
- Quais materiais ecológicos que podem ser utilizados no design de interiores?
- O que é ser sustentável?
- Quanto economizará com os métodos sustentáveis?
- Quais as maiores consequências negativas no meio ambiente por ser insustentável?
- Qual o benefício traz para a sociedade?
- Que materiais podem ser reutilizados?
- Quais os benefícios da iluminação natural no meio ambiente?
- Quais materiais ajudam na iluminação natural?
- Quais recursos necessários para ventilar um ambiente?
- Como economizar água no design de interiores?
- Como unir sustentabilidade e beleza?
4. OBJETIVO GERAL
Definir o uso sustentável no design de interiores
4.1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Definir o desenvolvimento histórico da preocupação dos designers com a sustentabilidade
Apontar os benefícios da sustentabilidade no design de interiores
Analisar os materiais sustentáveis que podem ser utilizados no design de interiores
5. HIPÓTESE
O primeiro designer a ter uma preocupação com o impacto ambiental causado pelos materiais utilizados no design foi o americano Victor Papanek. No início da década de 70 ele escreveu o livro "Design for the real world", onde tentou mostrar um caminho alternativo com um desenvolvimento para o design não para o mercado mas sim para a comunidade.
Quando adota um projeto de design de interiores sustentável não estamos só ajudando na redução do impacto ambiental mas também melhorando a qualidade de vida. E com a sustentabilidade temos também a economia financeira, de energia e água.
No mercado já existem vários materiais projetados para causar menos danos ao meio ambiente como madeira reflorestada, madeira de demolição, revestimentos renováveis, entre outros. Também pode-se trabalhar com elementos naturais para conseguir um ambiente mais confortável, como o aproveitamento da luz e ventilação natural e investir em energia solar. Outra forma de conseguir materiais sustentáveis é com a reciclagem, onde a criatividade que vai conduzir para uma boa decoração utilizando caixotes, pneus, pallets, reutilizando móveis antigos. Materiais que antes seriam descartados são reaproveitados virando objetos de enfeite no espaço.
6. TESE
Conceito sustentável na decoração de interiores
Eloyse Cabral Coutinho – eloysecabralcoutinho@hotmail.com
Máster em Arquitetura
Instituto de Pós-Graduação - IPOG
Belém - Pará - 22 de Janeiro de 2013
Resumo
Encontrarmos ambientes que usam em sua decoração produtos com conceito sustentáveis, ainda não é tão comum como deveria ser. Atualmente, muitas empresas têm investido nesse tipo de produto, as mesmas por terem um papel educativo além de conscientizar o cliente ajudam a incentivá-los a utilizar produtos com baixo impacto ambiental, é o caso da tendência Ecodesign. Além da funcionalidade, a qualidade e a beleza dos mobiliários e peças decorativas de certa forma interferem no projeto de interiores, e profissionais do ramo de decoração de interiores não podem mais deixar de utilizar em seus projetos elementos que visam a sustentabilidade. O objetivo deste artigo é ressaltar a importância da aplicação de objetos e mobiliários considerados ecologicamente corretos na decoração de interiores. Utilizar elementos decorativos não só como ferramenta de trabalho, mas como um elemento de contribuição para o desenvolvimento sustentável é essencial. A metodologia utilizada é da pesquisa bibliográfica baseada em material cientifico (livros, anais e artigos) e pesquisas eletrônicas para uma melhor compreensão a respeito da sustentabilidade em projetos de interiores. Espera-se que este artigo venha contribuir no momento de escolha dos mobiliários e objetos para a decoração de um ambiente ou para quem deseja ampliar seus conhecimentos sobre o assunto.
Palavras-chave: Ecodesign; Sustentabilidade; Decoração de interiores
SUSTENTABILIDADE NO DESIGN DE INTERIORES
SUSTAINABILITY IN TO THE INTERIORS DESIGN
Eliana Maria Tancredi Zmyslowski
Homem, espaço e sustentabilidade
Frente ás várias áreas profissionais, o Design de Interiores tem um "papel" importante na contribuição do desenvolvimento da sustentabilidade. Podemos dizer que ele está diretamente ligado ao desenvolvimento sustentável do planeta, pois interfere diretamente nas relações entre um indivíduo e seu espaço. Considerar um espaço limite de um indivíduo, é transformar esse espaço na razão de sua sobrevivência, assim, os sistemas naturais e artificiais de ventilação, de iluminação, de produtos, de materiais, de certa forma, interferem no projeto de interiores dos espaços. No projeto de interiores devemos considerar os elementos fundamentais que atuam na sustentabilidade e, que se inter-relacionam com os espaços e as atividades humanas, trazendo ações de equilíbrio do homem com o espaço em que habita. Este artigo estuda a sustentabilidade no Design de Interiores não só como uma conscientização ambiental das pessoas, mas como uma premissa de novos valores aos produtos e espaços.
...