A sustentabilidade e o design de mobiliário: Um entrelace histórico
Por: solangedellafina • 23/8/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 390 Palavras (2 Páginas) • 507 Visualizações
Página 1 de 2
A sustentabilidade e o design de mobiliário: Um entrelace histórico
Resumo dos pontos mais importantes sobre o texto:
- Começa um desafio para o designer contemporanio pois esse teria que aderir a sustentabilidade em seus projetos de mobiliário.
- Os artefatos sempre foram importantes pois retratam o povo e sua história
- A partir dos anos 1980 se inicia uma preocupação com as alterações no meio ambiente.
- A sustentabilidade passa a ter um papel importante e essencial na sociedade e na indústria.
- Iniciam-se as mostras no Brasil
- Estas serviram para impulsionar o desenvolvimento de novas técnicas para a produção de móveis que agora precisam ser além de sustentáveis, criativos e esteticamente atraentes.
- Os primeiros sinais de preocupação com o meio ambiente foram no século XIII com a criação do movimento Arts & Crafts. Os questionamentos iniciados originaram diversos movimentos modernistas por toda a Europa.
- “Menos é mais”
- Nos anos de 1960 se inicia uma tomada de consciência, onde o movimento hippie influencia e estimula a sociedade a ideia do faça você mesmo.
- A conquista do espaço e à chegada a lua traz a tona a finitude do mundo e seus limites.
- No mobiliário, se destacam as cores vivas e os materiais inusitados.
- Com a chegada dos anos 1970, os órgãos internacionais reconhecem a existência de um problema ambiental e os pioneiros da sustentabilidade começaram a escrever sobre o assunto.
- Em 1983 surge a Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (CMMAD)
- Entretanto, nos anos 1980 e 1990, os esforços em busca desta nova sociedade sustentável focaram-se em políticas end-of-pipe, ou seja, ações para conter os efeitos nocivos ao meio ambiente gerados pelas indústrias
- Nos anos 1990 o aparecimento de produtos rotulados como “produtos verdes”, alavancou o conceito de ecodesign, mesmo que sua definição não fosse clara. Acontece a ECO 92
- Também em 1992 foi criado o Ministério do Meio Ambiente do Brasil e a Divisão para Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, ONU. No ano seguinte, surge um conjunto de normas desenvolvidas pela Organização Internacional para Normatização (ISO) com foco no meio ambiente.
- A legislação vem-se tornando cada vez mais rígida ao longo dos anos no que concerne aos danos causados por diversos setores ao meio ambiente. O Brasil, como país emergente, tem procurado se adequar a esta demanda para atender ao exigente mercado externo.
Solange Oliveira Della Fina RGM 1403966
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com