O Desvio Da Concordância Verbal
Por: railane00 • 20/11/2018 • Resenha • 295 Palavras (2 Páginas) • 241 Visualizações
O Desvio Da Concordância Verbal
Frases como: ‘‘vende-se lindos cachorros poodle.” E “abriu-se varias vagas para enfermeiros auxiliar”são recorrentes no dia a dia da maioria dos brasileiros pelo de soar melhor oralmente. O fato de muitas pessoas terem pouco estudo causam desobediência gramatical vista como marca dos brasileiros.
Tem se uma idéia de que frases que soam mal aos ouvidos são frases que se escrevem errado p
De acordo com Cunha e Cintra (2008, p.510), a solidariedade entre o verbo e o sujeito, que ele faz viver no tempo, exterioriza-se na concordância, isto é, na variabilidade do verbo para conformar-se em número e à pessoa do sujeito. Sendo assim a concordância verbal defini-se em: o verbo concorda com o sujeito em pessoa e número. Analisando a sociedade pode-se perceber uma grande parcela de analfabetos e semi-analfabetos que carregam consigo fortes vícios de linguagem.
A Linguagem falada se desenvolve mais facilmente do que o Português em sua forma escrita, pois apenas sendo exposto a uma língua, qualquer individuo normal é capaz de falar e compreender essa língua em pouco tempo, sendo assim esse contato inicial pode agregar a ele os vícios lingüísticos do meio que serão sanados na escola ou persistirão até sua vida adulta.
Pode-se perceber na nossa sociedade um grande número de pessoas que não dominam a própria língua, onde são consideradas analfabetas ou semi-analfabetas. Uma pesquisa realizada pelo IBGE em 2017 constatou que há no Brasil 11,5 milhões de analfabetos
acredita-se que sejam mais recorrentes à ausência de concordância.
...