O Diário de Campo Lago Pimentel
Por: Claudia Pires • 15/5/2019 • Projeto de pesquisa • 1.224 Palavras (5 Páginas) • 212 Visualizações
[pic 1] [pic 2]
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI
-CAMPUS DOM BOSCO-
2° PERÍODO DE HISTÓRIA
2° ENTREGA DO DIÁRIO DE CAMPO
E.E. PROFESSOR IAGO PIMENTEL
PIBID/2018
Claudia Pires
SÃO JOÃO DEL REI – MG
2018
9 de outubro
Iniciamos então o levantamento de dados dos questionários. Não posso negar que estou curiosa para saber as respostas dos alunos, sobre seus gostos musicais, hobbies e atividades, tudo isso irá nos ajudar ao processo de inclusão na historia deles e principalmente na historia do bairro que queremos ajudar rememorizar com nosso trabalho.
15 de outubro
Semana do ‘’saco cheio’’.
23 de outubro
Foi realizada por Lara, Isabela e eu uma oficina de redação para auxiliar os alunos que farão o ENEM nas próximas semanas. Observamos um grande interesse por parte dos alunos, já que o numero de participantes foi muito satisfatório. Demos o nosso máximo para fazê-los compreender os termos necessários para uma boa redação, baseado nas nossas experiências e orientações disponibilizadas pelo MEC. Particularmente, percebi defasagem por parte de alguns alunos, quando passamos a lista de interesse, com os dizeres que não havia interesse e com comentários desmotivadores aos que se interessaram um fato muito triste e lamentável, por estarem no segundo ano, espero que mudem de opinião e busquem olhar com mais seriedade para o futuro.
6 de novembro
Foi finalizado então o levantamento de dados dos questionários, pelo meu grupo de terça. Percebemos fatos muito interessantes por parte das respostas dos alunos, como a diversidade religiosa presente entre eles, as profissões que os pais exercem e seus diversificados gostos musicais. Mas infelizmente, notei também que houve realtos sobre pais de alunos que se encontram presos ou de alunos que nem chegaram a conhecer os pais.
13 de novembro
Conforme nos foi orientado, começamos a buscar por nomes que, no próximo ano, nos fornecerão uma entrevista para o projeto de resgate de memória do bairro do Tijuco. Encontramos alguns contatos, de muitas pessoas idosas, mas há uma determinada dificuldade para o contato por motivos que eu ainda desconheço. Espero que todas essas dificuldades sejam vencidas, apesar de fazerem parte do processo de entrevista.
...