O ENSINO A DISTANCIA
Por: Flávia Martinelli • 12/10/2015 • Relatório de pesquisa • 660 Palavras (3 Páginas) • 146 Visualizações
Página 1 de 3
- Pós modernidade deu se a partir do surgimento de uma sociedade pós-industrial, na qual o avanço tecnológico desencadeou novos moldes do capitalismo, o conhecimento tonara-se a principal força econômica de produção.
Globalização : integração dos processos contemporâneos , conquistando novos mercados e atendendo às demandas do capitalismo.
Devido os avanços tecnológicos a industrialização pôde se expandir de tal modo que ainda tentam mensurar seus efeitos e modificações no nosso cotidiano e em grande parte da população, ou seja, com toda a tecnologia sendo criada essa expansão abriu caminhos para novas descobertas no mercado de trabalho. - Durkheim tinha uma visão positivista e a classificava em três aspectos:
Coerção social – relacionada ao poder, força, função de exercer um limite estruturando as ações do homem, desejos, anseios. Forçando o indivíduo a cumprir com os padrões culturais de uma sociedade, ou seja, mesmo contra a sua vontade tinha que cumprir pois é algo que já estava estabelecido e que continua depois e que não dá margem a escolhas.
Exterioridade – assim que nasce o indivíduo já faz parte de uma sociedade organizada com suas leis e padrões, cabendo ao mesmo aprender a conviver nesta sociedade através da educação estabelecida nos padrões.
Generalização – não existe padrões estabelecidos somente para um único indivíduo, mas engloba à todos envolvidos em um grupo.
Marx já tinha uma visão revolucionária, para ele a sociedade se dividia em duas classes: capitalistas e proletariados , cuja a única função mais importante são os bens materiais as custas dos esforços dos subordinados.
Weber visava que a sociedade pode ser compreendida a partir do conjunto de ações individuais, ou seja, todo tipo de ação que o indivíduo faz orientando-se pela ação de outros. Só existe ação social quando o indivíduo tenta estabelecer algum tipo de comunicação, a partir de suas ações com os demais.
Ainda existem sociedades que vivem sob o julgo de viver sem ter opção do que escolher por causa dos padrões estabelecidos culturalmente como citado por Durkheim, como exemplo nos países em que crianças são forçadas a se casarem, em nome da religião e até com a permissão da família , sendo assim, expostas e submetidas a muitos traumas, mutilações e até a morte. - Cultura popular: caracteriza um conjunto de elementos, manifestações, tradições culturais específicas da sociedade de uma região ou nação.
Coisificação: transformação de ideias, pessoas e conceitos.
Reificação: redução dos valores humanos á valores meramente materialistas.
Simbolização: processo que procura expressar o raciocínio pelo sistema simbólico.
A imagem 1 faz referência a interação negativa entre pessoas de culturas diferentes que não aceitam manifestações e tradições que vão contra o que a massa maior está acostumada. Por causa dessa intransigência, gera o desconforto, constrangimento, resultando na coisificação do indivíduo que inicialmente estava apresentando novas ideias e conceitos, assim acaba se igualando e se contentando com o que todo pensa. Já na imagem 2 , é uma continuação dessa massificação de ideias e conceitos, não há quem se destaque com argumentos e ideais diferentes, apenas a mesma coisa de sempre. - Culturas Hibridas: rompimento entre barreiras que separam tradicional e o moderno entre culto, popular e o massivo.
No vídeo fica explicito a diferença de prioridades, o que antes era tão valorizado por conta da época vivida , hoje talvez se perdeu um pouco da essência do que foi deixado de herança, a cultura hibrida entra para englobar esses dois pensamentos para que assim possamos encontrar um equilíbrio entre o tradicional e moderno por exemplo.
- “não existe sequer um acontecimento, um fenômeno, uma palavra, nem um pensamento cujo sentido não seja múltiplo” Deleuze
A sociedade do conhecimento está integralmente ligada ao aprendizado que absorvemos no decorrer de nossas vidas, na área professional, temos que conciliar e aplicar tudo que o aprendemos e também estar sempre dispostos a adquirir novas experiências para que se torne um ciclo em que tudo seja proveitoso positivamente.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com