O EPI´S UTILIZADOS EM TRABALHOS DE ARQUEOLOGIA NA REGIÃO AMAZÔNICA
Por: Marcelo Ruiz de Campos • 29/11/2018 • Seminário • 771 Palavras (4 Páginas) • 706 Visualizações
COLÉGIO ESTADUAL PAULO LEMINSKI
CURSO TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO
MARCELO RUIZ DE CAMPOS
EPI´S UTILIZADOS EM TRABALHOS DE ARQUEOLOGIA NA REGIÃO AMAZÔNICA
CURITIBA/PR
2017
COLÉGIO ESTADUAL PAULO LEMINSKI
CURSO TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO
MARCELO RUIZ DE CAMPOS
EPI´S UTILIZADOS EM TRABALHOS DE ARQUEOLOGIA NA REGIÃO AMAZÔNICA
“Palestra apresentada durante a aula de Comunicação e Educação em Segurança do Trabalho no Colégio Estadual Paulo Leminski."
Professora: Monica
CURITIBA/PR
2017
RESUMO
Esta apresentação tem como objetivo apresentar aos colegas os equipamentos de proteção individuais (EPI´s) utilizados no trabalho arqueológico na região amazônica em face das técnicas de segurança do trabalho desenvolvidas em nosso curso.
ABSTRACT
This presentation aims to present our colleagues with the personal protection equipment (EPI's) used in the archaeological work in the Amazon region in view of the work safety techniques developed in our course.
SUMÁRIO
Introdução............................................................................................................ pág. 5
O que é Arqueologia?.......................................................................................... pág. 5
Arqueologia x Segurança do Trabalho................................................................ pág. 6
Normas Regulamentadoras (NR´s)..................................................................... pág. 6
EPI´s utilizados.................................................................................................... pág. 6
Conclusão ........................................................................................................... pág. 9
Bibliografia ....................................................................................................... pág. 10
INTRODUÇÃO
Esta apresentação tem como intuito, informar quais os equipamentos de proteção individuais (EPI´s) necessários e utilizados em trabalhos de arqueologia na região amazônica.
Por tratar-se de uma prática atípica para a maioria dos colegas, por ser desenvolvida fora dos centros urbanos, é interessante para ampliarmos nossos conhecimentos técnicos e práticos em relação diversas possibilidades de aplicação dos conceitos trabalhado em nosso curso.
O QUE É ARQUEOLOGIA?
Arqueologia é a ciência que, utilizando processos como coleta e escavação estudam os costumes e culturas dos povos antigos através do material (fósseis, artefatos, monumentos etc.) que restou da vida desses povos.
O trabalho arqueológico é essencial para descobrirmos as mais diversas utilizações de áreas/terrenos durante o passar do tempo. Existem diversas possibilidades de formas de ocupação ocorridas em tempos remotos que nos surpreende em relação aos dias do hoje.
Como exemplo da própria cidade de Curitiba, que em eras remosta, era um grande lago; interligados por canais que o irrigavam com as água do mar que chegava até a região que hoje conhecemos por Vila Velha em Ponta Grossa. Da pra imaginar?
Com as mudanças climáticas e territoriais diversos eventos como esse ocorreram no mundo inteiro. Assim as informações sobre os povos que o habitavam foram escondidas. Revela-las e estuda-las é o trabalho da arqueologia.
Atualmente é uma etapa obrigatória para todos os empreendimentos que serão construídos em locais/regiões que possam ter vestígios de povos antigos.
Como exemplos destes empreendimentos podem ser citados as Usinas Hidroelétricas, Linhas de Transmissão de Energia, Canais de Transposição, entre outros.
ARQUEOLOGIA X SEGURANÇA DO TRABALHO
A arqueologia é uma função como todas as outras, ou seja, possui regras e também está subordinada ao respeito das Normas Regulamentadoras (NR´s) estabelecidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
Com isso é imprescindível que os trabalhadores (arqueólogos) executem suas atividades laborais no ambiente, conforme estabelece a NR-1, item 1.7, sobre as condições de segurança e saúde às quais estão expostos, como medida preventiva e, tendo como parâmetro os agentes físicos, químicos, e biológicos citados na NR-9 - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (Lei nº 6514 de 22/12/1977, Portaria nº 3214 de 08/06/1978), bem como os procedimentos de aplicação da NR 6 - Equipamento de Proteção Individual – EPI, NR 17 – Ergonomia, de forma a padronizar comportamentos para prevenir acidentes e/ou doenças ocupacionais.
...