O Equilíbrio Químico
Por: Dayane Andrade • 24/10/2018 • Relatório de pesquisa • 744 Palavras (3 Páginas) • 181 Visualizações
OBJETIVO
Avaliar o fenômeno do equilíbrio químico, bem como seu deslocamento através de variações nas condições em que realiza a reação.
MATERIAIS E REAGENTES
Tubos de ensaio
Espátula
Pipeta de 5 ml
Béquer de 250 ml
Pêra
Solução de dicromato de potássio 0,1 mol/L
Solução de cromato de potássio 0,1 mol/L
Solução de hidróxido de sódio 1,0 mol/L
Solução de ácido clorídrico 1,0 mol/L
Acetato de sódio
MÉTODOS E DISCUSSÕES
Foram identificados 8 tubos de ensaio:
No 1° tubo colocamos 2,0 ml de dicromato de potássio 0,1 mol/ L e adicionamos 1,0 ml de NaOH 1,0 mol/L. Observou –se a mudança de coloração da solução da cor laranja para amarela.
No 2° tubo colocamos 2,0 ml de cromato de potássio 0,1 mol/L e adicionamos 1,0 ml de NaOH 1,0 mol/L. Não observamos variação de cor.
No 3° tubo colocamos 2,0 ml de dicromato de potássio 0,1 mol/L e adicionamos 1,0 ml de HCl 1,0 mol/L. Não foi observamos variação de cor.
No 4° tubo colocamos 2,0 ml de cromato de potássio 0,1 mol/L e adicionamos 1,0 ml de HCl 1,0 mol/L. Observou – se a mudança de coloração da solução de amarelo para laranja.
No 5° tubo colocamos 2,00 ml de dicromato de potássio 0,1 mol/L e adicionamos 0,5 ml de NaOH 1,0 mol/L. Agitamos e observou – se a mudança de coloração de laranja para amarelo. Logo após, a essa mesma solução adicionamos 1,0 ml de HCl 1,0 mol/L e a solução voltou a coloração laranja como no início.
No 6° tubo colocamos 2,00 ml de dicromato de potássio 0,1 mol/L e adicionamos 0,5 ml de HCl 1,0 mol/L. Agitamos e não observamos nenhuma variação na solução. Logo em seguida adicionamos 1,0 ml de NaOH 1,0 mol/L e observamos a mudança de coloração da solução de laranja para amarela.
No 7° tubo colocamos 2,00 ml de dicromato de potássio 0,1 mol/L e adicionamos uma ponta de espátula de acetato de sódio. Agitamos e houve a mudança da coloração da cor laranja para a cor amarela.
No 8° tubo realizamos o mesmo procedimento descrito no 7° tubo, porém, a solução inicial era de cromato de potássio 0,1 mol/L e, mesmo após adicionarmos duas pontas de espátula de acetato de sódio e agitarmos vigorosamente não houve a mudança de coloração da solução.
Como o NaOH é uma base forte, em solução sofrerá dissociação liberando cátions sódio (Na+) e ânions hidróxido (OH-) no meio a que foi adicionado:
[pic 1]
A dissociação de NaOH fornece ao equilíbrio os íons OH- que tem grande afinidade com os íons H+ presentes no equilíbrio formando água ao interagirem.
H+ (aq) + OH- ⇄ H2O (l)
[pic 2]
O HCl por sua vez é um ácido forte que em solução sofre ionização e produz cátions hidrônio (H+) e ânions cloreto (Cl-) ao meio a que foi adicionado fornecendo ao equilíbrio os íons H+:
HCl (aq) ⇄ H+ + Cl-
Assim, quando adicionamos HCl à solução de cromato de potássio percebemos a mudança de coloração da solução de amarelo para laranja isso porque ocorre um aumento da concentração de H+ do lado esquerdo na equação de equilíbrio tendendo o mesmo ir para o lado direito buscando o equilíbrio:
[pic 3]
Quando adicionamos NaOH a solução de dicromato de potássio haverá o aumento da [OH-] do lado direito fazendo com que a reação se desloque para a esquerda buscando voltar o equilíbrio havendo a formação de cromato de potássio de coloração amarela. Já quando adicionamos NaOH a solução de cromato de potássio o OH- da dissociação da base interage com o H+ do equilíbrio formando água não afetando o equilíbrio da reação.
...