TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Exercício Da Enfermagem Em Obstetrícia E Neonatologia

Trabalho Escolar: O Exercício Da Enfermagem Em Obstetrícia E Neonatologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2014  •  1.503 Palavras (7 Páginas)  •  3.754 Visualizações

Página 1 de 7

O exercício da Enfermagem em Obstetrícia e Neonatologia

Neonatologia

Definição:

Do Latin ; nelo (novo) e Logia (estudo)

Conceito:

A Neonatologia é o ramo da pediatria que ocupa se de crianças desde o nascimento até 28 dias de idade quando as crianças deixam de ser nomeadas recém nascidos e passam a ser lactentes.

Habilidades e Possibilidades de atuação na Neonatal

O trabalho da enfermeira dentro de uma UTIN é um desafio constante, pois requer vigilância, habilidade, respeito e sensibilidade, porque o paciente que vai ser atendido não fala, é extremamente vulnerável e altamente dependente da equipe que lhe está prestando assistência. A enfermeira é responsável por promover a adaptação do RN ao meio externo (manutenção do equilíbrio térmico adequado, quantidade de umidade, luz, som e estimulo cutâneo), observar o quadro clínico (monitorização de sinais vitais e emprego de procedimentos de assistência especial), fornecer alimentação adequada para suprir as necessidades metabólicas dos sistemas orgânicos em desenvolvimento (se possível, aleitamento materno), realizar controle de infecção, estimular o RN, educar os pais, estimular visitas familiares, elaborar e manter um plano educacional, organizar, administrar e coordenar a assistência de enfermagem ao RN e a mãe, desenvolver atividades multidisciplinares, orientar o ensino e supervisionar os cuidados de enfermagem prestados, entre outras atividades.

Em neonatologia é necessário a conscientização de que quanto mais cedo forem identificados os fatores de risco para o RN, melhores as condições para serem ajudados. Este é um dos papéis da enfermagem neonatal para promover segurança ao RN.

Além da assistência ao RN, caberá enfermagem o controle do uso e conservação dos materiais e instrumental, registro de todas as ocorrências importantes referentes ao RN, bem como ao pessoal, as mudanças de procedimento, entre outras coisas.

Um aspecto importante para assistência de enfermagem neonatal é a criação de um ambiente propício para o tratamento do RN, livre de estímulos nocivos, que promova o desenvolvimento positivo do RN e minimize os efeitos negativos da doença e da separação dos pais.

O papel da enfermagem envolve o relacionamento com os familiares do RN. No período neonatal estaria fortalecendo-se o vínculo afetivo entre mãe e filho.

É necessário explicar os procedimentos realizados, o tratamento e reforçar continuamente as informações passadas pelo médico do RN em relação à sua condição e prognóstico. A enfermeira constitui, portanto, a fonte de apoio para os pais.

. O Serviço de Enfermagem em Neonatologia foi o primeiro a implantar o Processo de Enfermagem em 1992, com as seguintes fases: coleta de dados, diagnóstico, intervenções e evolução de enfermagem. Identificou-se a necessidade de envolver todo o grupo de enfermeiras, porque apenas no período da manhã são realizadas a avaliação e a prescrição, cabendo às enfermeiras dos outros turnos e à equipe de enfermagem a implementação das prescrições

• A Neonatologia avançou muito nos últimos tempos, conseguindo menores índices de mortalidade e de morbilidade graças a uma maior compreensão das particularidades dos recém-nascidos, melhores equipamentos e medicamentos

Obstetrícia

Definição:

Vem do latim OBSTDRE ( estar ao lado de). Estar ao lado da parturiente. Antigamente a

obstetrícia se dedicava a ficar ao lado da parturiente. Hoje, não se restringe ao estudo e

acompanhamento da mulher no trabalho de parto, e sim durante toda a gestação (pré-natal até

o parto).

Ao mesmo tempo se infere as condições do concepto durante a gestação. Não se cuida

mais só da mãe. Isso levou a desenvolver a medicina fetal que cuida do feto. O objetivo é

melhorar as condições fetais.

Ginecologista não é obstetra. Quem vai ao obstetra é a mulher grávida (gestação, parto e

puerpério).

Conceito:

Prestar atendimento médico a mulher durante a gestação, parto e puerpério. Essa

assistência durante as 3 fases visa o estudo sistemático de diminuir a morbidade e mortalidade

materna e fetal, que é o maior propósito da obstetrícia. Dentro disso há 2 grupos de doenças

relacionadas à gravidez e ao parto e as doenças que podem acometer a mulher durante a

gestação.

Funções (obstetrícia)

• Acompanhamento no pós-parto

Verificar a recuperação da parturiente durante o primeiro mês após o parto. Orientar sobre amamentação, métodos contraceptivos, adaptação da criança e planejamento familiar.

• Apoio familiar

Orientar maridos sobre a importância da divisão de responsabilidades, as dificuldades que a gestante possa passar e como lidar com o bebê nos primeiros dias de vida.

• Atendimento a recém-nascidos

Acompanhar o bebê durante o período neonatal, para verificar alimentação, estatura, peso e eventuais problemas de saúde.

• Partos

Realizar partos normais em domicílio, clínicas e hospitais, sozinhos ou com a equipe médica.

• Pré-natal

Acompanhar e orientar física e emocionalmente a gestante durante toda a gravidez, realizar procedimentos de consultório, como a medição da pressão arterial, e solicitar exames para verificar as condições da mãe e do bebê.

• Saúde da mulher

Preparar a paciente para exames ginecológicos em laboratórios de análises clínicas.

RESPONSABILIDADE CIVIL E ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO OBSTETRA (COFEN)

Com a resolução nº 339, aprovado pelo plenário do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), fica normatizada a atuação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com