O FUTURO DO BOI GORDO
Exames: O FUTURO DO BOI GORDO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: GraziellaMota • 12/12/2014 • 471 Palavras (2 Páginas) • 321 Visualizações
Boi Gordo
Operando no mercado futuro Boi Gordo
O Boi Gordo é um contrato de ativo negociado na BM&F (Bolsa de Mercado Futuro), é um investimento que nos prazos fixados em contrato de acordo com a data de vencimento irá receber o valor de acordo com a oscilação do mercado.
A negociação baseia-se no boi macho, castrado, com a carcaça convexa, criado em pastos ou confinamentos, com idade mínima de dezesseis meses e máxima de quarenta e dois meses, com peso variando de 330 arrobas liquidas ou a 4.950 quilogramas.
A negociação do valor do Boi Gordo é em arroba sendo que é desconsiderado do animal o sebo, couro, patas, cabeças e entranhas, sendo considerado somente o peso da carcaça, ou seja, o peso da carne com o osso.
A Bolsa garante o preço mínimo da arroba a R$0,01 centavo por quilo.
Como Funciona o Leilão do Boi Gordo
A negociação baseia-se em contratos de compra e venda. Na data próxima ao vencimento do contrato, será calculado o valor do boi gordo mais o premio, com essas informações o investidor que comprou um contrato saberá o valor da liquidação para venda ou aquisição de novos contratos. É por este motivo que um investidor de mercado e futuro, antes da negociação de compra e venda de contrato deverá analisar como está o cenário atual.
Normalmente, os negócios com Boi Gordo Futuro são realizados por telefone, através da Mesa de Operações das corretoras de valores mobiliários.
O código de negociação do Boi Gordo Futuro na BM&F é composto pelo radical BGI, acrescido da letra correspondente ao mês de vencimento do contrato (F=Janeiro , G=Fevereiro, H=Marco, J=Abril, K=Maio, M=Junho, N=Julho, Q=Agosto, U=Setembro, V=Outurbro, X=Novembro ou Z=Dezembro) e de dois números correspondentes ao ano de vencimento do contrato.
Exemplo: BMF: BGIK13 (refere-se ao Boi Gordo com vencimento em maio de 2013)
Cada letra representa um mês nesse caso o que está determinando o mês é a letra K e o ano 13.
Para negociar Boi Gordo no mercado futuro, o investidor precisa ter depositado na conta margem da corretora, no mínimo, 3,34% do valor total dos contratos negociados. As corretoras também costumam aceitar títulos púbicos (tesouro direto), certificados de depósitos bancários (CDB), ou ações de empresas como margem de garantia. O lote padrão de negociação de Boi Gordo Futuro é composto de 1 (um) contrato.
O investidor também deve arcar com a taxa de corretagem cobrada pela corretora de valores mobiliários pela intermediação da operação que é 0,30% sobre o volume financeiro total envolvido na transação. O investidor também deverá pagar pelos serviços prestados pela BM&FBovespa e pela Clearing de Derivativos. Esta última cobra um valor fixo de R$ 2,08 por cada contrato.
O contrato vence todos os meses e a liquidação do contrato é feita um dia útil após o vencimento
A negociação deste derivativo ocorre das 9:00h às 16:00h e das 17:00h às 18:00h (after
...