O Homem E O Trabalho
Trabalho Universitário: O Homem E O Trabalho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Roger77 • 31/5/2014 • 304 Palavras (2 Páginas) • 357 Visualizações
O Homem e o Trabalho
Trabalhar pra que?
Os homens transformam a natureza pelo trabalho. Criam instituições como a família, o estado, ciência, arte.. O homem se faz pelo trabalho, ao mesmo tempoque produz coisas, torna-se humano, constrói sua própria subjetividade. O trabalho Tb eh instrumento da liberdade, pq é por ele que o homem viabiliza a realização de seus projetos.
Toda pratica humanapressupõe uma atividade intelectual que a antecede.
Na sociedade humana hierarquizada, os trabalhadores manuais são excluídos do acesso a educação formal e assim tendem a tornar-se mais facilmentemanipulados, enquanto no outro pólo da sociedade, muitos jovens de família rica s encaminham para o trabalho intelectual.
O trabalho na sociedade tribal é orientado por outros critérios, já que nãoproduzem excedentes, apenas o necessário para viver, e os frutos do trabalho pertecem a toda comunidade.
Desde as mais antigas civilizações existe divisão entre os que mandam (pensam) e os que sóobedecem e executam (ex. romanos).
Sociedade disciplinar – preocupação com o olhar vigilante que controla a qualidade da produção, e se os empregados trabalham o tempo todo, afinal “tempo é dinheiro”.Até a IM a riqueza se restringia a posse de terras (setor primário prevalecia), nos secs 16 e 17 se desenvolveram as atividades mercantis e manufatureiras e riqueza passou a significar posse de $ eriqueza, que exigiu Tb uma revolução industrial para aprimorar essa produção. Se valoriza a produção manual, mas continua a divisão da burguesia que PENSA o que vai ser produzido e dos proletariadosque assalariados que são obrigados a vender sua força de trabalho.
Logica do mercado – valor de uso, valor de troca, o trabalhdor ao vender sua forca de trabalho tranforma-se em mercadoria. Otrabalhador é o que mais perde pq dão mais importância ao produto e pq ele não tem a posse do produto final. O resultado disso é uma alienação que mutila a personalidade do trabalhador.
...