O Homem Pos-moderno
Trabalho Universitário: O Homem Pos-moderno. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: isaiassantos • 27/11/2014 • 880 Palavras (4 Páginas) • 1.502 Visualizações
Introdução
Este trabalho vai apresentar a Pós-Modernidade, Religião e Ética escrita por Wilmar Luiz Barth no ano de 2008, tendo como texto a pós-modernidade onde provoca o surgimento de uma nova religião e de uma nova ética.
Sem compreender os valores e a cultura pós-moderna, torna-se difícil compreender as pessoas, os novos valores sociais e individuais e provocar uma mudança.
No seu estudo o autor trata de apresentar um perfil do homem pós-moderno e indicar algumas pistas de ação. O mérito do livro está em demonstrar que a pós-modernidade direciona para um novo tempo.
O HOMEM PÓS-MODERNO, RELIGIÃO E ÉTICA
Wilmar Luiz Barth enfatiza, com base em estudos já feitos, o problema do homem pós-moderno. Um homem imbuído de um movimento exacerbado, envolvido por um sentimento de querer mudar a todo instante, e a cada dia o mundo evolui em direção a modernidade e tudo se moderniza das práticas culturais às políticas econômicas. Com este crescente processo surgem diversos fatores, tais como urbanização, crise do mercado, protesto e lutas sociais, massificação do transporte, dos meios de comunicação. É um tempo de mudança inovações e diferenças o homem desenvolveu nova mentalidade, passando a ser neutro diante das diferenças, mas entendendo que tudo que é novo é bom.
O perfil light do homem pós-moderno segundo Enrique Rojas deram ao homem e à vida, pois tudo está sem calorias, sem gosto e desinteressante, ou seja, perdeu a essência das coisas. O homem light se interessa por tudo, mas não se compromete com nada, onde tudo pode ser experimentado, mas tudo está desvalorizado. O homem moderno conforme descreve Rojas, é sumamente frágil, embora seja atraente, dinâmico e divertido, é um ser vazio sem idéias, sutil e contraditório, para ele tudo é passageiro, não existem desafios, nem esforço ou luta ele é frio e descrente, o prazer, o dinheiro e os bens estão acima de tudo busca a fama o sucesso e vive unicamente para si.
As ideologias do homem pós--moderno no materialismo faz com que ele seja aceito na sociedade se possuir os critérios estabelecidos por ela, como ter muito dinheiro, roupas de grifes da moda e outros. Elas não se importam mais com as outras pessoas, pois o que ele tem vale mais do que ele próprio.
Hedonismo: Obter prazer acima de tudo, em curto prazo e imediatamente.
Consumismo: Quanto mais, melhor. Não há limites para novas aquisições, as pessoas vivem para consumir cada vez mais e nunca estão satisfeita e com isso torna-se fútil e quer sempre ter o que está na moda e adquirir novas tecnologias. E qual a conseqüência disso tudo? Vidas totalmente vazias.
Marca Constante do Homem pós-moderno.
O homem pluralista ele é fragmentado, não tem um padrão de vida ou ideologia fixa. É um que varia conforme a tendência, o momento, a moda; para tudo há opções, podemos optar pelo que quisermos, nada mais é obrigatório e com isso a cabeça do homem vai mudando, vai se tornando cada vez mais volúveis, inconstantes e superficiais e isto acaba ocorrendo também com relacionamento, afetos, doutrinas, idéias e valores.
O homem pós-moderno segue de acordo com os acontecimentos, deixa o seu barco correr com o fluxo da maré, ele aceita
...