TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O IMPACTO DO FGTS NA CONTABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL E OS BENEFÍCIOS PARA O TRABALHADOR

Pesquisas Acadêmicas: O IMPACTO DO FGTS NA CONTABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL E OS BENEFÍCIOS PARA O TRABALHADOR. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  4.990 Palavras (20 Páginas)  •  535 Visualizações

Página 1 de 20

O IMPACTO DO FGTS NA CONTABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL E OS BENEFÍCIOS PARA O TRABALHADOR

Alencar da Silva Clemente

Graduando em Ciências Contábeis na Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL

E-mail: kaka_azm@hotmail.com

Aline Santos Teixeira

Graduando em Ciências Contábeis na Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

E-mail: aline304jagua@gmail.com

Gabriela Barbosa Bressan

Graduando em Ciências Contábeis na Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

E-mail: gabih_bressan@hotmail.com

Gealan Nandi Marcon

Graduando em Ciências Contábeis na Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

E-mail: gealannm@hotmail.com

Karolina Máximo Elias

Graduando em Ciências Contábeis na Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

E-mail: Karolina-maximo@hotmail.com

2

RESUMO

O artigo visou demonstrar o contexto histórico e a aplicação das leis que regulamentam o Fundo de Garantia nas empresas. Neste sentido o primeiro item a ser apresentado está relacionado à criação da lei e sua implementação, nos demais tópicos apresentados expõem-se às regras que regem o FGTS, bem como o impacto que é causado no que diz respeito aos deveres, obrigações e aos custos incorridos nas empresas. Através de embasamento teórico pode-se apresentar o surgimento dessa obrigação social no Brasil, o seu acolhimento pelo meio empresarial, as normatizações legais acerca do assunto e sua padronização. O Fundo de Garantia representa para o trabalhador um direito conquistado, para as empresas uma despesa adquirida, entre tantos outros encargos que aumentam o valor da mão de obra, porém, em um meio onde o trabalhador é a parte mais vulnerável, entende-se que seguir o que a legislação democraticamente constituiu é o caminho mais breve para evitar ações que terminam em multas penosas. Para tanto é de interesse que não somente os empregadores, mas também empregados conheçam seus direitos e obrigações, a fim de que se evite fraudes ou o não cumprimento desse dever trabalhista. As normas que regulamentam o FGTS estão contidas no Código Trabalhista Brasileiro, aplicando-se nos mais variados segmentos empresariais. As informações contidas neste artigo são relevantes para que empresas possam aplicar de maneira adequada a lei no seu dia a dia: na arrecadação do FGTS ou homologação de seus contratos e também proporcionando aos empregados conhecimento sobre seus direitos.

Palavras-chave: Empresas. Fundo de Garantia. Empregados. Rescisão.

3

1 INTRODUÇÃO

O presente artigo visa demonstrar, sobre o ponto de vista teórico, as leis que regem o FGTS dando ênfase para os casos de homologação, bem como sua aplicação e reflexo nas empresas de maneira quantitativa, visto que esse encargo social representa grande aumento no custo da mão de obra do trabalhador e o não cumprimento acarreta em punições. Apesar de haver multas bastante elevadas, muitas vezes a lei não é cumprida por parte do empregador, que deixa de efetuar o pagamento das guias regularmente, levando seus empregados a recorrerem à justiça, portanto se faz necessário que as empresas conheçam e cumpram as normas previstas a fim de evitar possíveis processos. É por tal motivo que as leis expressas na CLT são rigorosas, visto que o trabalhador é a parte mais frágil da relação de trabalho. Desse modo o Código Trabalhista deve servir de base para o planejamento das empresas no que se refere às políticas aplicadas a seus empregados.

Desde seu surgimento em 1966 algumas mudanças ocorreram com as normas que regulamentam o Fundo de Garantia, mas a ideia principal de captar recursos do setor privado para servir de amparo ao trabalhador prevalece. O valor arrecadado na conta dos trabalhadores é administrado pela Caixa Econômica Federal que o utiliza nos seus programas habitacionais, e desde sua implementação todas as empresas tiveram que se adequar para ficar de acordo com a legislação.

Nesse sentido temos a seguinte problemática: quais as regras do FGTS nas empresas e as normas que regem sua liberação?

Com o objetivo geral procurou demonstrar a forma como o Fundo de Garantia se aplica nas empresas e todos os procedimentos e leis que regulamentam o processo de homologação dos contratos de trabalho.

Para que se possa analisar de forma mais detalhada o que foi proposto no objetivo geral, propõe-se os seguintes objetivos específicos:

a) Divulgar os pontos básicos e os principais aspectos do FGTS;

b) Expor as regras que regem sua liberação na rescisão contratual;

c) Demonstrar seu funcionamento desde o início até a homologação do contrato de trabalho e a forma como é lançado na contabilidade empresarial.

4

Os objetivos propostos levam a suma compreensão do assunto, pois apresentam de forma fundamentada todos os itens, descrevendo desde sua concepção histórica até a atualidade.

Analisando os contratos de trabalho vigentes percebe-se que deve haver maior fiscalização por parte do Ministério do Trabalho visto que muitos contratos estão sendo rescindidos sem estar de acordo com o que a CLT prevê. As empresas não estão cientes dos riscos que estão ligados a essa atitude.

No mundo das relações de trabalho, o profissional necessita conhecer e saber utilizar, de maneira correta, a lei, para que possa garantir seus direitos e evitar possíveis perdas.

2 REVISÃO DA LITERATURA

2.1 DIVULGAR OS PONTOS BÁSICOS E OS PRINCIPAIS ASPECTOS DO FGTS

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço - FGTS - foi criado no mês de setembro de 1966, objetivando regularizar a relação Empregado x Empregador, tendo em vista os conflitos de interesse existentes à época, como também, constituir um pecúlio para o trabalhador quando de sua aposentadoria, ou ainda, por ocasião da rescisão de seu contrato de trabalho. (CAIXA, acesso em 26 abr. 2013).

Por intermédio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com