O KARL BARTH E A RELIGIÃO
Por: tatiane dfgdfg • 10/11/2021 • Trabalho acadêmico • 5.185 Palavras (21 Páginas) • 139 Visualizações
[pic 1]
KARL BARTH E A RELIGIÃO
KARL BARTH AND RELIGION
GOMES, Maurício Antônio de Araújo1
Resumo
Objetivos: Este artigo tem como objetivo analisar de forma sucinta a concepção de Karl Barth sobre religião. Barth faz um regresso às escrituras e escreve um comentário sobre a Carta de Paulo aos Romanos, apresentando uma única forma de conhecer a Deus, que é compreendido através de sua revelação, ou seja, a graça divina se manifestou a humanidade pela revelação na plenitude todos tempos por meio de Cristo. Influenciado pela sua vida pastoral e o contexto do nazismo, ele faz uma retomada aos princípios da reforma protestante (Sola Fide, Sola Scriptura, Solus Christus, Sola Gratia e Soli Deo Gloria) e uma contraposição à teologia natural (o estudo de Deus baseado na observação da natureza) ou liberalismo teológico (movimento influência iluministas e pela relativização da autoridade da Bíblia e dos milagres). Metodologia: Diante da concepção de religião abordada por Barth será analisado de forma sucinta alguns pressupostos que levaram a sua rejeição a teologia natural, a qual coincide com os resultados filosóficos da Religião. O artigo será apresentado da seguinte forma: Uma breve biografia sobre Barth; conceito de religião e considerações acerca dela.
Palavras-chave: Revelação. Religião. Teologia.
Abstract
Objectives: This article aims to briefly analyze Karl Barth's conception of religion. Barth makes a return to the scriptures and writes a commentary on Paul's Letter to the Romans, presenting a unique way of knowing God, which is understood through his revelation, that is, divine grace was manifested to humanity by full revelation all times through Christ. Influenced by his pastoral life and the context of Nazism, he returns to the principles of Protestant reform (Sola Fide, Sola Scriptura, Solus Christus, Sola Gratia and Soli Deo Gloria) and a counterpoint to natural theology (the study of God based on observation of nature) or theological liberalism (movement influencing Enlightenment and relativizing the authority of the Bible and miracles). Methods: Given the conception of religion approached by Barth, some assumptions that led to its rejection of natural theology, which coincides with the philosophical results of Religion, will be briefly analyzed. The article will be presented as follows: A brief biography about Barth; concept of religion and considerations about it.
Keyword: Revelation. Religion. Theology.
[pic 2]
1 Graduação em Teologia pela UMESP (Universidade Metodista de São Paulo), licenciado em História pela UNIJALES (Centro Universitário de Jales), pós-graduado em psicopedagogia e ciências da religião, mestre em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora e graduando em Direito pela Doctum. Email:
Mauricioantonio37@yahoo.com.br.
Introdução
Karl Barth tem uma extensa produção bibliográfica, os seus escritos são uma oposição à teologia liberal, mas ao analisarmos temos subsídios para entendermos o seu contexto histórico e teológico e os elementos que forma relevantes para a compreensão da fé cristã e os princípios apologéticos entre a ortodoxia e o liberalismo nos pressupostos relacionados ao protestantismo.
O conceito ou entendimento de religião será analisado através de suas obras “A Carta aos Romanos”, “Dádiva e Louvor”, “Introdução à Teologia Evangélica”, vale observar que a sua concepção de religião não se esgota apenas nessas obras, mas foram as que obtive acesso para a elaboração do artigo e não temos a intenção e nem condições de esgotarmos o assunto nesse artigo. Ao analisarmos as referidas obras de Barth em busca da sua compreensão sobre religião e a oposição ao liberalismo teológico apresentaremos algumas questões sobre a religião como projeção humana.
Na Carta aos Romanos, Barth apresenta uma apreciação sobre a liberdade divina tem no ato de julgar ou até mesmo de perdoar o ser humano, sendo que isto possui uma ligação com a soberania de Deus.
Barth sucessivamente anunciou a soberania de Deus, tanto no ser como no seu agir. No ser, menciona o distanciamento entre Deus e a criatura, este afastamento é tão extenso que Ele pode fazer tudo e a criatura nada, o Deus ilimitado e a criatura limitada; no agir é Deus quem realiza tudo, então não há cooperação nem há liberdade na ação da criatura.
Nesse entendimento sobre a soberania de Deus Barth tem elementos para mencionar ou elaborar uma crítica a religião que é um meio de negligenciar o reconhecimento do senhorio de Deus em Jesus Cristo sobre a sua criatura, ou seja, o homem.
Portanto, será abordado neste artigo um caminho para entender a relação entre Barth e a religião para tal, será exposto uma breve bibliografia sobre Karl Barth, passando pelo seu nascimento até a sua morte. Também traz os aspectos do conceito de religião, pois o mesmo rejeitava a teologia natural e passa a entender Deus através de pressupostos filosóficos. E finalmente o limite, o sentido e a realidade da religião. Vale mencionar que durante a exposição do texto e muitos momentos usaremos apenas sobrenome de Barth.
[pic 3]
Fundamentação teórica
- Uma breve biografia
Aos 10 dias do mês de maio de 1886 na cidade da Suíça chamada Basiléia, nasce o teólogo Karl Barth, filho de Johann Friedrich Barth (ministro da Igreja, professor do Novo Testamento e História da Igreja na Universidade de Berna na Suíça), e de Anna Katharina Barth, ambos eram protestantes de uma Igreja Reformada e ensinaram a Karl Barth os princípios da educação cristã nos moldes da teologia reformada. Barth Iniciou seus estudos teológicos na Suíça, mas posteriormente, na Alemanha, deu continuidade à sua formação nas universidades de Berlim, Marburg e Tubingen (BARTH, 1986, p. 4). Um fato interessante no decorrer seus estudos universitários, Barth conheceu o Pastor Eduard Thurneysen, e deste encontro surgiu uma amizade que perdurou por toda a vida.
...