O Laboratório de Soldagem
Por: montezbhz • 3/7/2019 • Relatório de pesquisa • 3.598 Palavras (15 Páginas) • 110 Visualizações
Laboratorio de soldagem CIPMOI 2019
2 Bimestre Tecnologia da Soldagem.
Aluno: Wagner Aneciasio da Silva
Truma Fluxo.
RELATORIO 03 SOLDAGEM TIG (GTAW)
- Breve introdução:
GTAW (Gas Tungsten Acr Welding) também conhecido popularmente como TIG (Tungsten Inert Gas), é um processo de soldagem por arco eletrico que teve seu desenvolvimento finalizado na decada de 40; A sua principal caracteristica é a ultilizaçao de um eletrodo não consumivel de tunguistenio, e um gas de proteção inerte, tendo como mais ultilizado o gas Helio e o Orgonio, neste processo tambem existe a pocibilidade de ultilizar ou não um metal de adição.
- Desenho esquematico do processo;
[pic 1][pic 2]
- Características do Processo;
GTAW é um processo de soldagem por arco elétrico que pode ser executada com ou sem metal de adição, onde suas principais características é a utilização de um eletrodo não consumível de tungstênio e um gás inerte (Hélio, Argônio) que forma uma camada protetora na região da poça de fusão. Sem escória a solda não necessita de limpeza no final do processo. Neste processo também pode seu usar um liquido de resfriamento para manter a temperatura do eletrodo e da tocha mais baixa durante o processo que é considerado um dos processos mais difíceis utilizados pela indústria devido à necessidade de uma melhor habilidade do operador.
- Equipamentos Utilizados;
Tipos de Fontes; a) transformadoras: retificadora inversora e como ela trabalha?
- Eletrodo:
Tipos: a) (Tório – Ponta Vermelha) (Puro – Ponta Verde) (Lantânio – Ponta Azul) (Zircônio – Ponta Branca) (Cério – Ponta Cinza) b) Quais os mais utilizados? Suas aplicações? Puro (verde):
É o eletrodo considerado o “comum” o mais barato. Contém 99,50% de tungstênio. fornecem uma excelente estabilidade no arco em soldagem TIG AC. Utilizado para soldagens de alumínio e magnésio, Tório (vermelho): Contém no mínimo 97,30% de tungstênio e entre 1,7 e 2,2% de Tório. Excelente vida útil e facilidade de uso. O tório aumenta a qualidade de emissão de eletrodos no arco, tem uma maior facilidade para iniciar o arco e fazer soldagens com alta amperagens. O seu desgaste é pequeno e tem baixo risco de contaminação. É o eletrodo ideal para soldagem de aço carbono, aço inoxidável, níquel e titânio. c) Afiação: Forma correta e errada porque? Solda com corrente contínua, é usada uma afiação em forma de cone, com uma corrente alternada é feita uma ponta redonda, eles são apontados mecanicamente. Este processo de afiação necessita de atenção na forma de afiar o eletrodo pois ele interfere diretamente na qualidade e no processo da solda,
a forma correta é sempre afiar eletrodo na direção do seu comprimento, posicionando ao perímetro circular do rebolo nunca transversalmente pois a ranhuras radias no eletrodo dificulta o movimento dos eletros
[pic 3]
- Consumíveis: tipos de gases utilizado ?
No processo GTAW são utilizados gases nobre ; Hélio ( HE) , argônio (AR) ou a mistura dos dois, existe também a possibilidade de se usar Nitrogênio e hidrogênio .
Principais diferenças entre o gás Hélio e o gás ARGÔNIO são:
(HE) >> tem o custo e o consumo maior que o (AR)
(AR) >> tem melhor estabilidade do arco e uma menor penetração em relação ao (HE)
(HE) >> existe maiores tenções e tem uma facilidade maior em abrir o arco em relação ao (AR)
Tipos de metais de adição e nomenclatura:
Aço inox ( ER 308L, 309L, 310, 312, 316L)
Aço carbono (ER70S3)
Alumínio ( ER 4043, 5356)
Aço ferramenta (VND, VC131, H13, P20)
Ferro Fundido (NiFe, NiCi, NiCu )
Latão
Cobre
Prata
Titânio (ER Ti-2)
Entre outros.
...