O Levantamento incorreto de Materiais
Por: Roberta Sobral • 7/9/2023 • Projeto de pesquisa • 2.521 Palavras (11 Páginas) • 59 Visualizações
[pic 1]
5 | Levantamento incorreto de Materiais |
8 | Pressão dos Colegas para terminar as tarefas |
[pic 2]
A APLICAÇÃO DO MASP PARA REDUZIR OS ACIDENTES DO TRABALHO NOS CANTEIROS DE OBRA
Rener Ribeiro de Oliveira, Universidade de Uberaba, (renerribeiro@outlook.com) Fabrício Pelizer de Almeida, Universidade de Uberaba, (fabricio.almeida@uniube.br) Jander Fernandes de Paula, IFTM, (janderengenheiroproducao@hotmail.com)
Resumo: O presente trabalho busca demonstrar como a aplicação da metodologia MASP – Método de Análise e Solução de Problemas – pode contribuir para a redução dos acidentes de trabalho na construção civil. Assim procurou-se apresentar os problemas e as medidas a serem adotadas para diminuir a incidência de acidentes de trabalho na construção civil. Foi utilizado também em conjunto com a metodologia MASP, as ferramentas da qualidade como diagrama de Pareto, Ishikawa e 5w1h, para identificação dos principais acidentes que ocorrem nos canteiros de obras e a partir de uma análise, elaborar um plano de ação para buscar a redução dos acidentes de trabalho no setor da construção civil assim como os existentes na empresa objeto de estudo.
Palavras-chave: MASP – Método de Análise e Solução de Problemas, Controle de Qualidade
INTRODUÇÃO
As empresas apresentam em seus ambientes, agentes que podem ser causadores de acidentes, doenças do trabalho e profissionais. Os riscos ambientais, compostos por agentes físicos, químicos, biológicos existentes nos ambientes de trabalho, que em função da sua intensidade, natureza, concentração e tempo de exposição são capazes de causar acidentes, danos à integridade e saúde do funcionário.
A segurança do trabalho é um fator de grande importância em todos os setores e atividades de trabalho atualmente. As organizações que a cada dia se torna mais competitivas, consumidores e leis cada vez mais exigentes e criteriosos cobram e fiscalizam a segurança assim como por meios das normas regulamentadoras. Para que empresas possam sobreviver ao mercado competitivo, a implementação de programas de qualidade e os seguimentos das normas estabelecidas pelo ministério do trabalho é um fator preponderante para se destacar em relação a concorrência.
É essencial que haja um controle constante e eficiente dos agentes no local de trabalho, visando a prevenção de eventos nocivos aos trabalhadores.
A norma regulamentadora NR18 estabelece diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e de organização, que tem como objetivo a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na Indústria da Construção civil.
Acidente de trabalho para Costa (2009) faz menção a toda forma de injúria sofrida pelo trabalhador ao longo do seu horário e no local do seu trabalho (mesmo quando em horário de almoço ou descanso), podendo ser de cunho físico, doenças ou qualquer outro tipo de agrave.
Simões (2010) salienta o fato de que a quantidade de obras cresce de maneira acentuada, porém, as mesmas não têm sido acompanhadas em igual proporção em relação a segurança na construção civil e fiscalizações necessárias, resultando assim, no aumento da quantidade de acidentes de trabalho, além de aumentar os riscos à saúde do trabalhador, danificando a integridade física do mesmo.
O método adotado para a realização deste trabalho foi o estudo de caso que se baseia em um canteiro de obra. Assim propõe a aplicação do MASP – Método de Análise e Solução de Problemas em um canteiro de obra situada na cidade de Itumbiara-GO, para reduzir os acidentes do trabalho na construção civil, a partir de um modelo voltado à melhoria contínua.
Acredita-se que as ações apresentadas no modelo proposto aproximem a área de segurança do trabalho às demais áreas de atuação da empresa, a partir da participação efetiva das pessoas envolvidas com os riscos laborais.
OBJETIVO GERAL
O presente trabalho tem como objetivo geral desenvolver um modelo voltado à segurança do trabalho, formulado a partir dos princípios da melhoria contínua. Assim, este trabalho aborda a aplicação de métodos de análise e solução de problemas (MASP) para reduzir os acidentes de trabalho na construção civil.
METODOLOGIA
- Método de Análise e Solução de Problemas (MASP)
O QC Story (também chamado de QC Storlyne ou Quality Improvement Sotory), conhecido no Brasil como método de análise e solução de problemas (MASP), é um dos métodos mais difundidos para a solução de problemas. É uma metodologia prática e um conjunto de ferramentas administrativas que proporciona a utilização das ferramentas da qualidade, com o objetivo de: identificar problemas, localizar as causas fundamentais dos problemas encontrados, desenvolver e programar ações corretivas (CAMPOS, 2004).
Para Campos (2004), o interesse na resolução de problemas em organizações tem três características como meta: a) restabelecer condições anteriores; b) aumentar o estado atual de performance; c) instituir condições nunca antes realizadas.
Segundo Campos (2004) um problema é o resultado indesejável de um processo, e afirma que “problema é um item de controle com o qual não estamos satisfeitos”. Campos (1992) propõem o seguinte processo para a Análise Solução de Problemas de acordo com a Fig. (1) abaixo.
[pic 3]
Figura 1: Relação entre o MASP e o Ciclo PDCA (Fonte: Campos, 2004, p.211)
Visando a melhoria progressiva e contínua dos serviços e do local de trabalho, o gerenciamento de uma indústria do setor civil conta com procedimentos, metodologia e instrumentos de trabalhos para tal. Diante disto, o método do Ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Action) executado por Deming, em 1950 no Japão, que tem como objetivo elevar os níveis de melhoramento constante de desenvolvimento e desempenho dos processos, desde que ele seja implementado e aplicado da maneira correta e constante no processo de trabalho.
...