O MERCADO DE TRABALHO
Projeto de pesquisa: O MERCADO DE TRABALHO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: nenemzinhu • 30/8/2014 • Projeto de pesquisa • 483 Palavras (2 Páginas) • 305 Visualizações
Técnico em Contabilidade
O TÉCNICO EM CONTABILIDADE é o profissional que desempenha tarefas relativas à contabilidade e à administração das organizações. Analisa a documentação contábil e elabora planos de contas. Organiza, controla e arquiva documentos relativos à atividade contábil/ administrativa e controla as movimentações. Constitui e regulariza empresas, identifica documentos e informações, atende à fiscalização e procede a consultoria empresarial. Executa a contabilidade geral, operacionaliza a contabilidade de custos e efetua contabilidade gerencial. Administra o departamento de pessoal e realiza controle patrimonial.
MERCADO DE TRABALHO
Trabalhar em escritórios de contabilidade, em departamentos de contabilidade de empresas agrícolas, comerciais, industriais e de serviços e em órgãos governamentais.
Ao concluir os módulos I, II e III o TÉCNICO EM CONTABILIDADE deverá ter construído as competências que seguem.
Identificar a organização e os processos próprios de uma empresa comercial, industrial ou prestação de serviços.
Identificar e formular estratégias, de armazenamento e distribuição física dos produtos, de compra e venda, de pós-venda.
Aplicar princípios e conceitos, tais como patrimônio, faturamento, lucro bruto e lucro líquido, custos e despesas, margem de contribuição e outros relacionados com produtividade e lucratividade.
Identificar e interpretar a legislação que regula as atividades de comercialização, tais como as normas referentes aos direitos do consumidor, aos contratos comerciais, as normas de higiene e segurança, ao comércio exterior, às questões tributárias e fiscais.
Controlar estoques utilizando técnicas e modelos adequados.
Aplicar conceitos de matemática financeira (juros, descontos, prestações) e calcular valores, utilizando-se de calculadoras financeiras ou de planilhas de cálculo.
Aplicar normas e leis pertinentes ou que regulamentem atividades da área, como as referentes à conduta ética e a direitos autorais, patentes e saúde e segurança do trabalho.
Utilizar de forma ética e adequada as possibilidades oferecidas por leis de incentivo fiscal à produção na área.
Comunicar-se com os profissionais das equipes, utilizado vocabulário técnico específico.
Negociar e documentar, nos formatos legais, usuais, contratos típicos da produção, da distribuição e da comercialização.
Identificar as estruturar orçamentárias e societárias das organizações e relacioná-las com os processos de gestão.
Utilizar os instrumentos de planejamento, bem como executar, controlar e avaliar os procedimentos dos ciclos:
o tributário;
o financeiro;
o contábil;
o do patrimônio;
o da produção;
o dos sistemas de informações.
...