O Mercado Imobiliário
Por: fe.souzacarvalho • 10/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.324 Palavras (6 Páginas) • 133 Visualizações
FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS
Fernanda de Souza Carvalho Negócios Imobiliários RA: 476794/6
Gustava Mora Negócios Imobiliários RA: 642998/0
Joyce Rayane Fontes Negócios Imobiliários RA: 649778/5
Paula Matos Negócios Imobiliários RA: 581705/2
Thais Lopes Negócios Imobiliários RA: 647824/0
Trabalho apresentado à disciplina de
Planejamento Estratégico, do curso de
Gestão em Negócios Imobiliários/FMU,
sob orientação do professor Claudio
Valentin
São Paulo
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
O mercado imobiliário, voltou a chamar a atenção do público em geral, principalmente pelo número de imóveis visíveis em toda a região da cidade de São Paulo, onde a nossa empresa JPFTG LTDA, está localizada, no bairro da Móoca na Avenida Paes de Barros.
Para 2013, foi previsto um crescimento em torno de 10% a 15%. Entretanto, fomos positivamente surpreendidos. Conforme a Pesquisa Secovi, de janeiro a outubro do ano passado, e em comparação com igual período de 2012, as vendas de imóveis residenciais na cidade de São Paulo cresceram 31%. Os lançamentos tiveram alta de 24% e o VGV foi 41,4% maior.
Esse resultado mostrou que o setor soube avaliar corretamente a demanda e ofertar produtos adequados. Exemplo disso foi o grande sucesso dos lançamentos de unidades de um dormitório ou estúdios, que conquistaram o público interessado em investir ou em morar perto do trabalho.
A entrada em vigor do novo Plano Diretor Estratégico (PDE), que traz diretrizes interessantes, como a possibilidade de maior adensamento ao longo dos corredores de transporte de massa, é medida fundamental para minorar o problema da falta de mobilidade, mas seus impactos no mercado somente se farão sentir a partir de 2015. Diante desse cenário, o mercado imobiliário terá de ser ainda mais criativo para manter um bom desempenho, aliando o respeito às regras a produtos que encontrem demanda entre os moradores da cidade. De toda forma, é preciso conhecer profundamente os anseios dos compradores e estruturar empreendimentos voltados para esse público disposto a usar menos o carro.
Considerando-se o mercado imobiliário cada vez mais competitivo e o consumidor cada vez mais exigente, é necessário apresentar diferenciais, que possam atrair e reter o público alvo. Dessa forma, o Planejamento Estratégico aparece como ferramenta que auxilia a organização estar á frente das outras empresas e predominar no segmento de mercado no qual está inserida.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Empresa JPGTG – Imobiliária
Segmento: Locação e administração de imóveis e vendas
Organograma
Missão: Oferecer o imóvel ideal para a sua necessidade e conforto, sem burocracia para que os sonhos se tornem realidade.
Visão: Liderar o mercado imobiliário, com excelência nos serviços oferecendo o melhor investimento.
Valores:
1. Ética: Utilização de padrões éticos e morais e observar as normas legais em vigor, para garantir a nossa credibilidade no mercado em que atuamos.
2. Objetividade: Foco no essencial, no pragmatismo e na rapidez das decisões.
3. Inovação e qualidade: Inovação de produtos e serviços, investimento na qualificação dos colaboradores e processos internos, superando as expectativas e necessidades dos clientes.
4. Equipe: Atrair, treinar e manter sempre as melhores pessoas essenciais para sucesso do seu negócio.
5. Meio ambiente: Respeitar o meio ambiente e a comunidade onde a empresa está inserida, atuando de forma responsável e sustável.
ANÁLISE DE SWOT / CENÁRIOS
- Pontos Fortes:
1. Ambiente de trabalho favorável: Os funcionários trabalham em harmonia, há poucos conflitos e todos têm o mesmo objetivo, que é o fortalecimento da empresa;
2. Equipe qualificada: Há preocupação dos funcionários em controlar a qualidade dos serviços prestados e também estão sempre buscando melhorar o seu desempenho, com cursos, especializações e aprendendo gradativamente;
3. Uma carteira de clientes com trezentos imóveis administrados;
4. Local de atendimento, para os clientes se sentirem a vontade;
5. Qualidade dos serviços: A empresa atua com seriedade, atendendo às demandas no prazo correto, conforme os acordos estabelecidos;
6. Responsabilidade socioambiental: Aproveitar ao máximo os recursos naturais não renováveis, preocupação com o crescimento sustentável, orgânico e saudável.
- Pontos Fracos:
1. Poucos funcionários: Recursos financeiros para contratação do setor pessoal: uma equipe maior poderia representar um diferencial nos serviços prestados. Há sobrecarga de trabalho para os funcionários;
...