O Mito de Metroid
Por: Anderson Do Patrocínio • 13/9/2015 • Artigo • 2.166 Palavras (9 Páginas) • 197 Visualizações
O Mito de Metroid – Parte 1
Metroid é uma das melhores franquias da história dos videogames, mas você sabe como tudo começou?
[pic 1]
Nada supera a paixão de um fã escrevendo sobre algo que ele ama. É isso o que você vai ver aqui: um dos mais ricos e impressionantes tributos para uma das maiores franquias de jogos.
Obs #1: O artigo é longo e cheio de imagens, talvez o seu navegador fique lento, então feche as outras abas.
Obs #2: Esse artigo talvez doa um pouco ao se saber que não existe nenhuma notícia sobre novos jogos de Metroid.
Por favor compreenda que essa é a primeira parte da massiva história de Metroid escrita por “Mama Robotnik’s”. Essa versão é uma versão expandida do post originalmente publicado no fórum NeoGAF após ser revisado e reescrito para o Kotaku US, e agora traduzido para o português pelo Eu Vou Junto.
A franquia Metroid, criada pela Nintendo, conta a história de um universo maléfico e depravado. É um turbilhão onde raças benevolentes são extintas rotineiramente, e impérios corruptos fazem guerras pelo domínio de armas vivas.
É um lugar onde o genocídio é um serviço comissionado, e as mágoas são resolvidas com apocalipses planetários. Tudo está conectado com a extinta raça aviária de poetas proféticos, que lutaram uma guerra através de todo o cosmo. É um lugar melancólico para se visitar.
Este artigo tem dois propósitos: explorar a extensa história do universo de Metroid, com certas especulações para preencher as lacunas, e exibir algumas extraordinárias artes inspiradas por Metroid. Todas creditando a fonte original, siga o link para ver mais trabalhos desses artistas espetaculares.
Notas sobre a Especulação e História
Os jogos contam muito sobre esse universo hostil, porém existem muitos pontos em que a história não está resolvida. Em resposta a esses mistérios, esse artigo irá fornecer algumas especulações saudáveis. Você pode considerar esse artigo como uma história inventada com arte dos fãs, ou simplesmente uma tentativa entusiasmada de tentar conciliar a continuidade da série em uma história coesa. Este artigo é formado a partir da pesquisa intensa realizada pelo seu autor. O caminho tomado sobre as especulações é o seguinte: A inclusão lógica de eventos prováveis que resolvem certos mistérios, enquanto mantém o tema abordado pela série.
Antes de começarmos, vamos revisitar brevemente cinco pontos essenciais da história:
- Metroids são frutos da engenharia genética, criados pelos Chozo na pré-história dos jogos. No tempo em que o primeiro jogo foi lançando, Metroids só existiam no planeta SR388. Em algum ponto antes dos jogos, havia a presença de Metroids no planeta Phazee. (Metroid II: Return of Samus, Metroid Prime III: Corruption e Metroid Fusion).
- Alguns Chozos possuíam a habilidade de prever o futuro. (Metroid: Zero Mission e Metroid Prime).
- Os Chozos descobriram o planeta vivo Phaaze de seu Posto Avançado de Pesquisa em Elysia. Não sabemos o que ocorreu imediatamente após essa descoberta, mas algo aconteceu para que pelo menos um Metroid aparecesse em Phaaze. O planeta então colocou esta criatura, acompanhado de peças de uma armadura Chozo, em uma semente de Phazon e lançou-a em direção a um planeta densamente povoado pelos Chozo. A semente impactou em Tallon IV e foi contida pelos Chozo em um escudo impenetrável. O Metroid mutado e superdesenvolvido, revestido pela armadura, ficou preso no escudo até que Samus Aran o desativou milênios depois. (Metroid Prime [Europa], Metroid Prime III:Corruption e Metroid Prime Trilogy).
- Existem planetas viventes no universo de Metroid. Phaaze é referido explicitamente como estando vivo, e podia interagir com uma mente senciente, como mostrado quando uma Unidade Aurora da Federação Galáctica foi implantada. Pode-se considerar que o planeta SR388 pode ter alguma forma de senciência, ele tremeu com uma raiva aparente quando as suas criaturas foram mortas por Samus Aran e manipulou precisamente seus oceanos para atrair a caçadora de recompensas em situações hostis. (Metroid II: Return of Samus e Metroid Prime III: Corruption).
- O pano de fundo da história do primeiro jogo da franquia é a descoberta do planeta SR388. O evento final do último jogo na ordem cronológica é a destruição final do SR388. (Metroid, Metroid II: Return of Samus).
Referências
Cada seção de história abaixo contém um ou mais dos símbolos abaixo, para melhor informar o leitor de onde vem a história ou especulação. Uma tabela de conversão:
[M1] | História de Metroid/Zero Mission | [M1SP] | Especulação de Metroid/Zero Mission |
[MP] | História de Metroid Prime | [MPSP] | Especulação de Metroid Prime |
[MPH] | História de Metroid Prime Hunters | [MPHSP] | Especulação de Metroid Prime Hunters |
[MP2] | História de Metroid Prime II Echoes | [MP2SP] | Especulação de Metroid Prime II Echoes |
[MP3] | História de Metroid Prime II Corruption | [MP3SP] | Especulação de Metroid Prime III Corruption |
[M2] | História de Metroid II Return of Samus | [M2SP] | Especulação de Metroid II Return of Samus |
[SM] | História de Super Metroid | [SMSP] | Especulação de Super Metroid |
[MF] | História de Metroid Fusion | [MFSP] | Especulação de Metroid Fusion |
...