O Modelo Para Estruturação do Supply Chain Scorecard
Por: Lanulanu • 24/5/2023 • Resenha • 539 Palavras (3 Páginas) • 134 Visualizações
Modelo para estruturação do Supply Chain Scorecard
O modelo para a estruturação de um BSC (balanced scorecard) para a cadeia de suprimentos existente, denominada Supply Chain Scorecard é baseada nos estudos desenvolvidos por Kaplan e Norton com o objetivo de atender uma organização internamente. Esse modelo apresenta orientações para o desenvolvimento do balanced scorecard para uma cadeia de suprimentos, sendo estruturado em quatro fases.
FASE 1 - DEFINIÇÕES INICIAIS
Etapa 1 - Mapeamento da Cadeia de Suprimentos: Inicialmente é feito um mapeamento da cadeia de suprimentos por uma equipe de mapeamento da cadeia de suprimentos, adotando o modelo proposto por Lambert, Cooper e Pagh (1998, p.5) onde é analisada a estrutura da cadeia de suprimentos sobre 3 aspectos: integrantes, estrutura dimensional e tipos de inter-relações exixtentes. Integrantes são todas as organizações com as quais a organização foco interage de forma direta ou indireta desde o ponto de origem na cadeia de suprimentos até o consumo final do produto ou serviço. A estrutura dimensional auxilia na análise, descrição , entendimento e gerenciamento da cadeia , através de três dimensões de análise: horizontal, vertical e posição horizontal da empresa na cadeia. As inter-relações entre os integrantes pode ser de quatro tipos: gerenciadas, monitoradas, não-gerenciadas e Com não-integrantes da cadeia.
Etapa 2 - Definição da cadeia de suprimentos: É realizada uma análise com alguns parceiros, se restringindo a integrantes primários e com inter-relações gerenciadas ou monitoradas.
Etapa 3 - Definição da estratégia: Será definida a estratégia da cadeia de suprimentos.
Etapa 4 - Desenvolver a equipe executiva e nivelar o conhecimento: A equipe será formada e orientada a executar um nivelamento do conhecimento sobre os direcionamentos estratégicos com missão, objetivos e metas, além do desafio de garantir transparência do processo.
Etapa 5 - Entendimento das necessidades dos clientes: A equipe executiva fará o levantamento das informações necessárias.
Etapa 6 - Definição dos objetivos, indicadores e metas estratégicas: Essa etapa será desenvolvida levando em conta que a cadeia pode atender vários mercados.
Etapa 7 - Planejamento das atividades: Será realizado pela equipe de trabalho.
FASE 2 – DIAGNÓSTICO DO GRAU DE DESENVOLVIMENTO DOS ELEMENTOS DA CADEIA DE SUPRIMENTOS
Etapa 1 – Avaliação e definição dos elementos estratégicos da cadeia de suprimentos: É orientada pela estratégia definida na etapa definição da cadeia de suprimentos da fase 1.
Etapa 2 – Identificação do grau de desenvolvimento dos elementos da cadeia de suprimentos: É utilizada a estrutura do BSC.
Etapa 3 – Definição dos elementos principais de cadeia de suprimentos: Será orientada com base no grau de desenvolvimento e identificado na fase anterior.
FASE 3 - ALINHAMENTO ESTRATÉGICO
Etapa 1 - Comunicar a estratégia: Os objetivos estratégicos são comunicados a todos os elementos
Etapa 2 - Estabelecer metas estratégicas.
FASE 4 - FEEDBACK E APRENDIZADO
Etapa 1 - Planejar as atividades de feedback e aprendizado entre os participantes da cadeia: o objetivo é provocar o diálogo e reduzir os objetivos conflitantes.
...