O Monge E O Executivo
Pesquisas Acadêmicas: O Monge E O Executivo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 01111958 • 8/10/2014 • 1.193 Palavras (5 Páginas) • 372 Visualizações
Uma historia sobre a essência da Liderança
O LIVRO O MONGE E O EXECUTIVO conta a história de John Daily, um homem de negócios aparentemente bem-sucedido, mas que começou a ter problemas em várias áreas da vida. Relutante mas vencido pela insistência da mulher Rachel, John resolve participar de um retiro sobre liderança onde encontra e Leonard Hoffman que abandonou sua carreira e se tornou um dos frades chamado de irmão Simeão que apresentou um seminário.
Capitulo 1- As definições
A primeira aula e abordado as definições de liderança que é “a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum”. Também foi ministrada a diferença entre poder e autoridade, enquanto poder é “a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer a sua vontade por causa de sua posição ou força mesmo que a pessoa preferisse não o fazer”. E autoridade é “a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa de sua influência pessoal”. Simeão ainda reforça que liderar e conseguir que as coisas sejam feita com uma dinâmica entre tarefa e o relacionamento, portanto assegurar a liderança executar as tarefas enquanto constroem os relacionamentos.
Capitulo 2- O Velho Paradigma
Neste capitulo Simeão conversa com John sobre a interrupção quando outras pessoas estão falando que precisa melhorar. O frade fala sobre o paradigmas que são padrões psicológico, modelos que usamos para navegar na vida, eles podem ser valiosos, mas podem se tornar perigoso se tornar verdades absolutos .Foi destacada o velho e o novos paradigmas o velho em forma de pirâmide onde o presidente está no topo seguido pelos vice presidentes, os gerentes intermediários, os supervisores e na base da pirâmide ficam os empregados esse paradigmas e chamado de cima para baixo ou seja todos querem agradar os chefes. O novo paradigmas o cliente fica no topo seguido dos empregados, supervisores, gerentes intermediários, vice presidentes e presidente. O papel do líder não e impor regras e dar ordens mais sim servi.
Capítulo- O Modelo
Apresenta o novo modelo de liderança voltando à definição de liderança: é a capacidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente na busca de objetivos identificados como sendo para o bem comum.
Depois de muita conversa surge o questionamento de quem teria sido o maior líder de todos os tempos. “Não conheço ninguém vivo ou morto, que possa chegar perto de Jesus Cristo. Ninguém pode negar que Jesus Cristo influenciou bilhões, hoje e ao longo da história. Jesus simplesmente disse que para liderar você tem que servir. Jesus não usava o estilo de poder porque não tinha poder, ele influenciava o outro porque tinha autoridade” – foi a fala do Irmão Simeão. Foram citados vários personagens históricos que também usaram apenas a influência e foram mundialmente conhecidos e seguidos: Martin Luther King, Madre Tereza de Calcutá, Buda, São Francisco de Assis, Gandh.Também nesse capítulo é proposto um modelo de liderança, chamado de Modelo de Segurança e era o seguinte:
Capítulo 4- O Verbo
Neste capitulo podemos ver que o amor esta ligada a liderança. Que para podermos compreender que a liderança e o amor são sinônimos, pois amar e o ato ou atos de doação aos outros identificando e atendendo sua legitimas necessidades. O líder deve ser o exemplo para seus liderados deve fazer com que eles se responsabilizem por suas tarefas sempre elogiando , ouvindo, compreendendo seus problemas, respeitando para construir um bom relacionamento com respeito e confiabilidade para um crescimento e aperfeiçoamentos dos seus liderados.
Capítulo 5- O Ambiente
Simeão inicia a palestra abordando a importância de criar um ambiente saudável para as pessoas crescerem e terem sucesso. Foi usada a metáfora de “plantar um jardim” para exemplificar: “A natureza nos mostra com clareza a importância de criar um ambiente saudável se quisermos que o crescimento aconteça. Então, como deveríamos proceder para termos um jardim saudável? Escolher um pedaço de terra fértil e que recebe o sol, preparar o solo, escolher e plantar uma boa semente, regar, adubar, retirar pragas e no tempo devido, veremos o crescimento das plantas e logo virão as flores e os frutos”. No entanto deve ser considerado o tempo que isso levará pois “a lei da colheita ensina que o fruto crescerá, mas nem sempre sabemos quando esse crescimento ocorrerá” e por isso, como líderes, “o melhor que podemos fazer é fornecer o ambiente certo e provocar um questionamento que leve as pessoas a se analisarem para poderem fazer suas escolhas”.
...