O Monge E O Executivo
Artigos Científicos: O Monge E O Executivo. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: DaianaXavierr • 21/9/2013 • 728 Palavras (3 Páginas) • 380 Visualizações
O livro “O Monge e o Executivo” conta a história de John Daily.
No Prólogo conta sobre a decisão de John Daily sobre a ida para o mosteiro. John conta sobre um nome que o perseguiu durante toda a sua vida que era: Simeão. John, durante aproximadamente 25 anos, sonhava com ele correndo em um cemitério, quando de repente se esbarra com um homem vestido com um manto negro dizendo: Ache Simeão, Ouça-o! Durante muitas noites esse foi o sonho que o fazia acordar suando frio.
Aparentemente John tinha uma vida muito boa estável, más só aparentemente.
Com o passar do tempo John começou a perceber que estava se deparando com certos problemas na empresa e com sua família. Vendo isso, sua esposa, Rachel lhe deu a idéia de John procurar o Pastor da igreja para ajudá-lo. Após isso, foi procurar o Pastor que o disse para se afastar um tempo de sua empresa e passar um tempo em um mosteiro que ficava próximo ao lago Michigan. O pastor mencionou que um dos frades do mosteiro seria Leonard Hoffman, um ex-executivo muito conceituado nos Estados Unidos, o que chamou muito a sua atenção e despertou uma curiosidade de conhecer esse mosteiro.
John Daily vai ao mosteiro. Chegando lá, o que mais ele queria saber era onde estava Len Hoffman. Ficou espantado em saber que a aproximadamente há dez anos o reitor tinha nomeado Len Hoffman de Irmão Simeão.John conheceu seu colega de quarto, pastor Lee de Wisconsin. John e Lee foram a cerimônia das cinco horas. Chegando na capela John ficou impressionado com a capela, mais precisamente com os detalhes que as constituíam. Logo começou a cerimônia. Depois de vinte e cinco minutos a cerimônia terminou. Logo após John foi a biblioteca e viu que haviam aproximadamente mil itens sobre Leonard Hoffman. Pegou um artigo escrito por Leonard Hoffman. O artigo contava sobre a vida de Hoffman.
Após a missa das sete e meia John resolveu ir até seu quarto para buscar um agasalho, quando de repente se deparou com Simeão , que estava arrumando os canos do banheiro de seu quarto. Simeão se apresentou a John. John ficou orgulhoso e ao mesmo tempo sem reação ao estar frente a frente com a “Lenda dos Negócios”. John propôs a Simeão que pudessem conversar várias e várias vezes durante a sua estadia no mosteiro, porque ele passava por uma fase difícil em sua vida e gostaria muito de ouvir conselhos e trocar palavras sobre sonhos recorrentes e outras coincidência estranhas.
John foi a sua primeira aula com o irmão Simeão. Chegando lá, Simeão pediu que todos falassem os motivos pelo qual cada um veio ao retiro. Preocupado com o que, e como iria falar, John deixou de ouvir seus colegas de classe e se concentrou no que iria falar. Vendo aquilo e discretamente Simeão pediu para que John resumisse em poucas palavras o que Kim tinha falado.
John, sinceramente admitiu que não tinha ouvido muito o que ela tinha falado. Simeão falou sobre a importância de ouvirmos por ser uma das habilidades mais importantes que um líder pode escolher para desenvolver.
Durante a sua aula Simeão falou sobre liderança, mais precisamente sobre a diferença entre autoridade e poder, no qual “Poder é a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer” e “Autoridade é a habilidade de levar as pessoas
...