O OFÍCIO DO DIÁCONO
Por: jurebinha • 28/5/2015 • Resenha • 624 Palavras (3 Páginas) • 209 Visualizações
CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIROS
EDMAR AFONSO FERREIRA
O OFÍCIO DO DIÁCONO
Gama-DF 09 de maio de 2015
-+
O ofício do Diácono
O diaconato é um ministério por excelência, a obra de Deus precisa deste ofício. foi instituído pela necessidade do ministério, se deu em razão do grande crescimento da Igreja primitiva, escolheram sete homens de boa reputação e cheio do espírito.
Diácono tem sua origem no grego diakonos e se traduz por ministro, servo e ajudante.
E um ministério de extrema relevância na vida da igreja. Ela caminha lado a lado como ministério pastoral.
o diaconato precisa ter a convicção do chamado do Senhor; dar bom testemunho, deve refletir o caráter de Cristo, cheio do Espírito Santo e com sua vida do altar do Senhor. Na dependência do Espírito Santo de Deus o diácono será sábio para resolver os problemas que aparecer.
Dever ser uma pessoa respeitável, considerada pela família;igreja e sociedade onde vive, de um só palavra; não ser cobiçoso de sórdida ganância buscando ter lucros a qualquer preço. Não deve permitir que sua mente seja contaminada por heresias e caminhos que se diferem da palavra do Senhor. Estar sempre no centro da vontade de Deus.
o diácono dever ser experimentado antes de assumir o diaconato ele deve ser uma pessoa que já prima em sua vida prática, a boa conduta. ele é irrepreensível na igreja; família e sociedade. O diaconato e resultado daquilo que se vivi.
Deve ser capaz de ajudar e administrar aquilo que não é seu; ser modelo de governo na sua própria casa; ser um exemplo de boa liderança, primeiro no seu lar e assim poderá cuidar da casa de Deus. O "serviço do diácono" a sua família revelara como ele servira a igreja.
No cumprimento de suas atribuições é imprescindível que o diácono seja assíduo e pontual; dever ser fiel e sua contribuição ( dízimos e ofertas); ser exemplar na conduta moral; homem de fé, que age com prudência que ser porte com discrição e vida santa; submisso; carismático, que trata bem os irmãos; ser atencioso e ser uma pessoa de confiança
Estar presente em todas as programações normais da igreja, caso precisa faltar deve comunicar ao pastor o motivo da ausência.
As atribuições do diácono na igreja é estar atento e cuidar da aparência da igreja; primar pela organização e estrutura para o bom aproveitamento do culto; atento as necessidades físicas da igreja; manter a ordem, se estiver em desordem, é responsabilidade impedir que tal aconteça e deve ser o primeiro a chegar e o ultimo a sair.
Os diáconos estejam atentos a abertura e fechamento do culto, receptivo tanto para igreja quanto para com os visitantes; sempre envolvido em oração; primar pela ordem na igreja; ter sempre postura de ordem e reverência na igreja; exortar com humildade; responsabilidade na organização dos moveis e utensílios da igreja; estar atento ao momento do ofertório para posicionar-se após a oração; nos momentos de oração estar atento a movimento ou elementos suspeitos; os diáconos escaldados devem estar atentos e sempre manter contato visual com dirigente e pastor
...