O Oráculo de RPG
Por: emanuelxxx • 14/8/2022 • Pesquisas Acadêmicas • 1.144 Palavras (5 Páginas) • 101 Visualizações
Oráculo
COMO JOGAR
1. Crie um personagem utilizando o seu sistema de
RPG favorito.
2. Estabeleça uma ideia para a sua aventura e vá para
Criando uma Cena, para começar.
3. Comece a fazer perguntas para os Oráculos.
4. Jogue a aventura superando os obstáculos da cena.
5. Vá novamente para Criando uma Cena para a
próxima etapa da aventura.
CRIANDO UMA CENA
Descreva onde seu personagem está e o que ele está tentando
obter, então determine o seu Objetivo de Cena.
OBJETIVO DE CENA
Estabeleça o objetivo da cena jogando 1D6:
1D6 Objetivo
1 Conflito. Uma cena de luta ou ação.
2 Exploração. Explore um local perigos (v. Locais)
3 Desafio. Um teste de uma Perícia ou Habilidade.
4 Social. Convença, comunique-se ou engane um
PNJ.
5 Viagem. Passe por um território perigoso.
6 Descanso. Para recuperação, cura e ponderação.
ALTERAÇÃO NA CENA
Jogue 1D6 para ver se algo inesperado acontece. Se obter
um 6, determine uma Alteração na Cena.
1D6 Alteração
1 Um evento inesperado interrompeu o que seu
personagem estava fazendo.
2 A próxima localidade está diferente do esperado
ou se alterou desde a ultima vez que você esteve
por perto.
3 Os PNJs são novos ou inesperados.
4 Determine um novo Objetivo de Cena.
5 Um evento importante já está em curso.
6 A situação é mais difícil ou mais fácil (jogue um
Revés).
ORÁCULOS
Faça ao Oráculo perguntas que você faria ao Mestre de
Jogo. Formule perguntas que possam te dar algo interessante
diante do que está acontecendo na aventura.
SIM OU NÃO
Jogue 1D6 para uma resposta imparcial. Jogue 2D6 e escolha
o menor resultado para perguntas cuja resposta seja
provavelmente negativa. Jogue 2D6 e escolha o maior resultado
para perguntas cuja resposta seja provavelmente positiva.
1D6 Resposta
1 Não, e… (determine um agravante à negativa)
2 Não
3 Não, mas… (determine um fator atenuante à
negativa)
4 Sim, mas… (determine um contraponto
desfavorável)
5 Sim
6 Sim, e… (determine um elemento ainda mais
favorável)
PERGUNTAS COMPLEXAS
Quando você precisar perguntar algo cuja resposta é aberta,
jogue dois dados, lendo os dois resultados como digitos
independentes (1-1, 1-2, 1-3, …, 6-3, 6-4, 6-5, 6-6). Use a tabela
abaixo para inspirar alguma resposta e interpretá-la
dentro do contexto da cena:
DADO 1 DADO 2 Ação
1 a 3
1 Procurando
2 Se opondo
3 Comunicando
4 Movendo-se
5 Prejudicando ou Enganando
6 Criando
4 a 6
1 Planejando
2 Falhando
3 Tomando para si
4 Abandonando
5 Auxiliando
6 Alterando
1
DADO 1 DADO 2 Complemento
1 a 3
1 a 3 Físico, forte, construção
4 a 6 Mental, racional, técnico
4 a 6
1 a 3 Sobrenatural, intuitivo, estranho
4 a 6 Pessoal, social, emocional
TEMAS
Caso precise determinar o tom de alguma situação, complemente
com um ou mais temas. Use a tabela abaixo para
inspirar alguma resposta e interpretá-la dentro do contexto
da cena:
DADO 1 DADO 2 Tema
1 1 Segredo
1 2 Traição
1 3 Religião
1 4 Misticismo
1 5 Rebelião
1 6 Opressão
2 1 Fraqueza
2 2 Guerra
2 3 Fome
2 4 Pestilência
2 5 Desconfiança
2 6 Pacífico
3 1 Honra
3 2 Riqueza
3 3 Fartura
3 4 Impasse
3 5 Desastre
3 6 Amor
4 1 Lenda
4 2 Natureza
4 3 Corrupção
4 4 Violência
4 5 Pânico
4 6 Vingança
5 1 Recompensa
5 2 Premonição
5 3 Ferimento
5 4 Ideologia
5 5 Ódio
DADO 1 DADO 2 Tema
5 6 Tensão
6 1 Busca
6 2 Terra Natal
6 3 Perda
6 4 Tecnologia
6 5 Reparos
6 6 Obstáculos
REVÉS
Use a tabela abaixo caso precise determinar algum infortúnio
ou revés:
DADO 1 DADO 2 Revés
1 a 3
1 Expor a um perigo
2 Perda de um item ou recurso
3 Criar desconfiança
4 Gerar uma Tensão
5 Você se feriu
6 Ferir outra pessoa
4 a 6
1 Algo foi Destruído
2 Efeito contrário
3 Situação se agrava
4 Perder tempo
5 Obrigação indesejada
6 Crie duas situações de revés
REVIRAVOLTA
Determine reviravoltas quando a cena exigir:
DADO 1 DADO 2 Reviravolta
1 a 3
1 Alguém chega de forma inesperada
...