TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DA PESQUISA PARA A SOCIEDADE

Por:   •  15/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.380 Palavras (10 Páginas)  •  2.974 Visualizações

Página 1 de 10

QUAL O PAPEL DA PESQUISA PARA A SOCIEDADE

Janriê Pablo Vesaro

Jessica Aline Morais

NaianeChiocheta

Patricia José Luiz

Tutora externa Claciani Fernanda Castanho

CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI – UNIASSELVI

PED 1920-Seminário I

06/11/2017

RESUMO

 

Todos os dias o mundo nos apresenta algo novo, ele sempre está em constante transformação e é através da pesquisa que é possível acompanharmos este desenvolvimento e compreender a realidade a nossa volta, neste contexto a pesquisa científica se torna um instrumento de suma importância, pois ela apresenta dados, que nos trazem respostas na tentativa diária de resolvermos problemas e/o obstáculos do cotidiano. A pesquisa científica nos instiga cada vez mais em descobrir em colocamos em prática nosso “eu” investigador. O professor pode se considerar um pesquisador, e tem como objetivo instigar a curiosidade para a pesquisa, apresentando-a para os alunos já nas séries iniciais, para desta forma os mesmo já irem conhecendo a importância e os benefícios que a pesquisa científica oferece para o aluno no seu aprendizado, no seu futuro acadêmico, social ou profissional.  

Palavras-chave: Pesquisa científica. Acadêmicos. Benefícios.

1 INTRODUÇÃO

A pesquisa científica além de estar presente no nosso cotidiano é fundamental para diversas áreas do conhecimento. Ao nos empenharmos em desenvolvê-la, estaremos buscando bagagens para nossa formação profissional e simultaneamente estaremos contribuindo para os problemas dentro da sociedade e buscando soluções para os mesmos, exemplo, área da saúde, área financeira.

Inicialmente nossos estudos concentram-se em compreender o objetivo da pesquisa para a sociedade visando a vida acadêmica. A pesquisa, além de via para construção de conhecimentos e informações é base para o progresso humano no mundo científico, tecnológico e cultural.

Diante do pressuposto iremos instigar a curiosidade dos acadêmicos para a pesquisa científica, despertando a possibilidade de descobrir um mundo novo, através de bibliografias e arquivos virtuais.

Além disso, iremos apresentar os benefícios que a pesquisa cientifica oferece para a sociedade e vida acadêmica, sendo essencial para todas as áreas existentes.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 O QUE É PESQUISA CIENTÍFICA?

        A pesquisa científica é o instrumento de trabalho do investigador, através dela é possível fazer novas descobertas e melhorar o que já se tem até então. Seu objetivo principal é produzir novos conhecimentos utilizando métodos científicos. A partir dela conseguimos resolver problemas do cotidiano que estão presentes “nas mais diversas atividades humanas, no ambiente de trabalho, nas ações comunitárias, no processo de formação e outros.” (Silva, 2008).

        Vários autores contribuíram para definir o que é pesquisa publicando conceitos e ponderações a respeito dela. Collis e Hussey (2005) a definem como “um processo de perguntas e investigação, algo sistemático e metódico que aumenta o conhecimento humano”. Para Ander-Egg (apud MARCONI; LAKATOS, 2003, p. 155) é um “procedimento reflexivo sistemático, controlado e crítico, que permite descobrir novos fatos ou dados, relações ou leis, em qualquer campo do conhecimento.” Para Rúdio (1999, p. 9) “é um conjunto de atividades orientadas para a busca de um determinado conhecimento”. Dessa forma, o conhecimento é tido como um princípio para o desenvolvimento do indivíduo e a pesquisa como um fortalecedor da ciência.

        A pesquisa científica pode ter vários objetivos Collis e Hussey ressaltam alguns:

Revisar e sintetizar o conhecimento existente; investigar alguma situação ou problema existente; fornecer soluções para um problema; explorar e analisar questões mais gerais; construir ou criar um novo procedimento ou sistema; explicar um novo fenômeno; gerar um novo conhecimento.(2005, p.16)

        Independentemente de qual for o objetivo da pesquisa, para que ela assuma o caráter de científica é necessário empregar métodos de coleta de dados sistematizados e apropriados para cada área de estudo.

        A pesquisa científica é de suma importância principalmente na vida dos acadêmicos, docentes e pesquisadores, pois hoje em dia é necessário que sejamos competentes não apenas em uma área, mas também em outras que ainda não dominamos, para isso temos a pesquisa, para nos ajudar a desvelar os conhecimentos que ainda não apropriamos. Todos os dias presenciamos o surgimento de algo novo, transformações e mudanças em todas as áreas, seja na tecnologia, na saúde, na informática, na biologia, na química e tudo isso é possível graças à pesquisa.

2.2 INSTIGANDO A CURIOSIDADE DOS ACADÊMICOS A PESQUISAR

Porque pesquisar se torna tão importante nos cursos de graduação? Pesquisar é envolver de maneira profunda o ser humano potencializando suas capacidades. No caso das graduações é imprescindível, pois qualifica o olhar do pesquisador. Segundo DEMO (1991):

A função do pesquisador não é apenas a de formar um pesquisador ou de produzir conhecimentos novos, mas, efetivamente, de preparar o profissional para operar a tão propalada relação teoria-prática (...). A relação teoria-prática implica num domínio da teoria associado ao conhecimento do real. Em ambos os casos se faz necessária uma qualificação do olhar, ou seja, estar dotado da capacidade de olhar a realidade e perceber a complexidade de seus elementos.

Desse modo, todo e qualquer profissional precisa qualificar seu olhar (pesquisar) para compreender a realidade a sua volta e melhor desempenhar sua profissão. Um médico precisa pesquisar como uma doença se manifesta em pacientes com contextos diferentes (sexo, idade, atividade profissional, moradia) para melhor lhe atender. O professor precisa estudar maneiras diferentes de unir todos os seus alunos para um melhor rendimento da sala de aula.

Segundo Freire, “não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino” (2001, p. 32). O professor deve respeitar os conhecimentos já adquiridos de cada aluno, mas é seu papel estimular a superação dos mesmos através do exercício da curiosidade. Essa curiosidade os irá instigar a imaginação, observação, questionamentos e elaboração de hipóteses.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (161.3 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com