O arquiteto planejador e seu papel na sociedade brasileira contemporânea
Por: Ricardo Furlan • 14/12/2021 • Abstract • 269 Palavras (2 Páginas) • 192 Visualizações
Nome: Ricardo Furlan
Semestre: 4º semestre - Avaliação de Exame
Prof. Malta
O arquiteto planejador e seu papel na sociedade brasileira contemporânea
O planejamento de uma cidade pode ser considerado algo muito importante para o desenvolvimento das cidades, porém tem uma enorme complexidade durante o seu desenvolvimento. Os arquitetos urbanistas devem fazer com que os interesses coletivos predominem sobre os demais, tendo uma ótica mais abrangente do planejamento e levando em consideração temas como cultura, paisagem e particularidades de cada cidade, mantendo assim a identidade do lugar. Portanto não levar em consideração somente aspectos financeiros e políticos como ponto inicial do planejamento e sim estudar a sociedade presente naquele local.
“Refletir sobre as cidades e seus problemas significa refletir sobre algo a respeito do que muita gente acha que tem “a” reposta na ponta da língua. “O problema é o planejamento” costuma-se ouvir...”
(2003). Em M. L. SOUZA, ABC do desenvolvimento (p. 21). Bertrand Brasil.
Nos dias de hoje o arquiteto além de pensar nos aspectos de composição e beleza do projeto, temos que direcionar o projeto com um pensamento de inclusão social e sustentabilidade. No âmbito de inclusão social analisar aspectos que dão condições para indivíduos que tenham alguma dificuldade ou deficiência possam utilizar o espaço com uma facilidade, promovendo a inclusão dos memos na sociedade. Já no âmbito da sustentabilidade é dever dos arquitetos e urbanistas priorizar o menor impacto ambiental e social no local.
Como podemos ver o arquiteto e urbanista planejador é de grande importância para sociedade, já que tem como responsabilidade sobre o futuro das cidades e do seu crescimento, uma vez que as cidades estão em constante evolução.
...