O PAPEL DAS ONGs NA POLÍTICA NEOLIBERAL BRASILEIRA
Ensaios: O PAPEL DAS ONGs NA POLÍTICA NEOLIBERAL BRASILEIRA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fransssilva87 • 8/3/2015 • 4.133 Palavras (17 Páginas) • 269 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS
UNIDADE ACADÊMICA DE DIREITO E SERVIÇO SOCIAL
FRANCISCA DE SOUSA SILVA
POLLIANA MARTINS PINTO
O PAPEL DAS ONGs NA POLÍTICA NEOLIBERAL BRASILEIRA
SOUSA
2012
FRANCISCA DE SOUSA SILVA
POLLIANA MARTINS PINTO
O PAPEL DAS ONGs NA POLÍTICA NEOLIBERAL BRASILEIRA
Projeto de Pesquisa apresentado à disciplina Metodologia da Pesquisa, do curso de Serviço Social, como requisito parcial de avaliação.
Orientadora: Prof Juliana Oliveira
SOUSA
2012
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 JUSTIFICATIVA 4
3 PROBLEMA DA PESQUISA 5
3 OBJETIVOS 6
3.1 OBJETIVO GERAL 6
3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 6
4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 7
5 MATERIAL E MÉTODOS 18
5.1 CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA 18
5.2 CARACTERIZAÇÃO DO LOCAL DA PESQUISA 18
5.3 SUJEITOS DA PESQUISA E INSTRUMENTOS DE COLETAS DE DADOS 18
5.4 ANÁLISE DOS DADOS 19
6 CRONOGRAMA 20
REFERÊNCIAS 21
APÊNDICES 23
ANEXOS 24
1 INTRODUÇÃO
Este projeto traz uma discurssão acerca do papel desempenhado pelas ONGs na política neolibaral brasileira a partir dos anos de 1990 com a reforma do Estado orientada pelos pressupostos neoliberais que a partir do final dos anos de 1970 se faz presente em quase todo o mundo.
Sobre essa questão, buscamos nos fundamentar na discussão de autores como Carlos Montaño, que discute sobre a função do Terceiro Setor que segundo ele é um instrumento da ideologia neoliberal e funcional à lógica de mercado de acumulação capitalista e, como parte constitutiva desse terceiro setor estão as ONGs, que sobre a luz do pensamento de Borelli e Coutinho reforçamos nossa discussão sobre o que há por traz do trabalho desenvolvido por essas organizações a partir da década de 1990.
Neste contexto há uma proliferação das ONGs que passam a ser “parceiras” do Estado no desenvolvimento e financiamento de projetos em detrimento das ações estatais o que implica na desresponsabilização de Estado para com as políticas sociais. Como conseqüência disso, as ações que eram para serem de responsabilade do Estado passa agora a cargo dessas organizações que, por sua vez, atuam de forma focalizadada numa sociedade cujos movimentos sociais estão fragmentados confundindo direitos com filantropia. Além disso, tende a desmobilizar cada vez mais as lutas socias buscando mediação entre Estado e sociedade civil. Outra consequência desse processo é a precarização das relações de trabalho com a cooptação do voluntariado que implica trabalho não remunerado e sem garantias socias.
Esse projeto será desenvolvido através de pesquisa bibliográfica mediante leitura e reflexão das análises feitas pelos autores.
3 JUSTIFICATIVA
Esta pesquisa tem como função tentar elucidar para a sociedade a essência do fenômeno que se esconde por trás do trabalho desempenhado pelas ONGs que por sua vez é apresentado à sociedade na sua aparência. Que por meio de um estudo aprofundado e uma visão crítica, podemos mostrar que a sociedade capitalista tende a escamotear a exploração, a precarização e a banalização da vida utilizando de instrumentos
...