O PAPEL DO GESTOR NAS ESCOLAS
Artigo: O PAPEL DO GESTOR NAS ESCOLAS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: edina01 • 3/3/2015 • 287 Palavras (2 Páginas) • 436 Visualizações
O gestor realiza a gerencia, é responsável por executar regras e leis, sua postura é essencial nesse processo de construção do PPP, tendo participação, um momento de estudo, indagação, pesquisa e reflexão, com competência ao administrar, impor e resolver conflitos que se encontre no ambiente escolar, utilizando de seu papel como líder e tendo como finalidade determinar objetivos e projetos principais a educação.
O papel do gestor é avaliar e participar, incentivando a sua equipe a descobrir as suas necessidades e seguir á frente, com mais clareza a realidade profissional, cooperando na solução de problemas. Estimulando os docentes a debates em grupo, a refletirem sobre sua prática pedagógica.
Os conselhos escolares devem tratar dos problemas da escola e do lugar em que ela esta inserida, com a participação de todos os sujeitos envolvidos no processo.
Os conselhos também devem organizar e direcionar a escola para o alcance de seus objetivos.
O conselho escolar tem o papel decisivo na democratização da educação e da escola como um espaço na qual se reúnem diretores, professores, funcionários, estudantes, pais e outros representantes da comunidade com o objetivo de discutir, definir e acompanhar o desenvolvimento do Projeto Político Pedagógico.
Existem posicionamentos favoráveis à ampliação desse espaço para a inclusão de representantes da comunidade de externa, tais como: convidados, associações, clubes e organizações sociais que possam contribuir com saberes específicos.
De acordo com a estrutura interna que seus participantes constroem, os conselhos escolares se diferenciam de escola para escola.
Os representantes da comunidade interna e externa precisam ser acolhidos em seus múltiplos posicionamentos, sem que a articulação das ações deixe de atingir o objetivo educacional.
O conselho de escola pode ter atribuições pedagógicas, administrativas e financeiras mais ou menos amplas. Também ter competências para finalizar, deliberar ou ser apenas consultivo.
...