O PAPEL DO PEDAGOGO NO ESPAÇO EDUCATIVO
Artigos Científicos: O PAPEL DO PEDAGOGO NO ESPAÇO EDUCATIVO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: prjose • 14/5/2014 • 496 Palavras (2 Páginas) • 475 Visualizações
Introdução
E imprescindível à organização, coordenação e implementação de uma melhor particularidade no processo de ensino aprendizagem. E se faz necessário o trabalho do professor pedagogo, para que conduza a escola, visando sempre melhorias neste processo.
Entre inúmeras atribuições do pedagogo e de extrema importância ressaltar o seu papel principal que é de coordenar e orientar os professores e funcionários da escola. Ele também tem que orientar e intervir na elaboração do Projeto Politico Pedagógico (PPP) e estar sempre atenta as deficiências da escola em que trabalha para que possa estar buscando melhoria na secretaria responsável pela a sua instituição.
E necessário ficar sempre aplicado ao cenário que se apresenta a sua volta valorizando os profissionais da equipe e acompanhando o resultado. Ele deve assumir uma posição de liderança quando na coordenação, para encorajar o grupo a compreensão, contextualização e critica das ações do trabalho no sentido de fortalecer elos entre os desempenhos e os sujeitos que se propõem a realiza-la. Intervir o compromisso com a reflexão teórica - prática, cujo interesse central esta na apresentação do contexto do processo de ensino e aprendizagem.
Desenvolvimento – O trabalho do pedagogo no espaço educativo
Uma função muita importante dentro do ambiente escolar, e o de coordenar a elaboração coletiva do Projeto Politico Pedagógico e do plano de ação da escola, pois é nele que estar contido todo o planejamento escolar que deve ser seguido pelos professore e gestores durante o ano letivo.
A partir do PPP e da proposta curricular da escola o pedagogo coordena a organização do espaço e tempo escolar, intervindo também na elaboração do calendário letivo, na formação de turmas e na distribuição dos horários semanal das aulas e das disciplinas do recreio. Junto com o diretor, ele distribui as aulas e disciplinas a partir de critérios legais elaborados pelos os professores da escola, para que possam ter um entendimento entre eles e a gestão, assim colhendo bons frutos dentro da sala de aula. Juntamente com os docentes, elaboram projetos de recuperação de estudos, a partir das necessidades enfrentadas dos alunos, em sala de aula, de modo que estes possam realmente intervir no processo de ensino-aprendizagem do discente.
O professor pedagogo em parceria com o corpo docente e a direção, tem a capacidade de elaborar projetos que visam a suspenção de toda forma de preconceito, descriminação e exclusão social, não somente voltada para o ambiente escolar, mas de maneira que possa envolver toda a sociedade, em que o aluno estar contido, para que não aja somente um trabalho voltado para a sala de aula, e sim para o ambiente em que os discentes estão inseridos.
A formação continuada visa estimular a aparência de sujeitos críticos, reflexivos e transformadores capazes de raciocinar sobre suas ações, com desígnio a imaginar saberes que lhes permitam avançar em práticas pedagógicas mais significativas e relevantes para atender a demanda da comunidade. Uma vez que sabemos a importância da formação continuada para a execução de uma práxis docente mais refletida e comprometida, contribuindo para a melhoria da educação.
...