O PERFIL DO SECRETÁRIO (A) ESCOLAR
Por: katyferreira • 22/10/2015 • Projeto de pesquisa • 1.532 Palavras (7 Páginas) • 4.856 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo apresentar o perfil do secretário (a) escolar. Este por sua vez é o responsável legal pela gestão da unidade de ensino, tendo por responsabilidade a escrituração e expedição de documentos, autenticando-se pela aposição de sua assinatura, bem como a guarda e inviolabilidade dos arquivos e registros de todos os atos escolares. Este profissional desenvolve suas atividades enfrentando grandes desafios, pois, na escola além de suas responsabilidades ele interage com muitas pessoas, como alunos, professores, pais, e toda comunidade externa.
No primeiro capitulo iremos abordar a justificativa, que apresenta os problemas enfrentados por profissionais que não estão qualificados para desenvolver essa profissão. E os objetivos gerais e específicos, que demonstram quais os caminhos e ações a serem realizadas.
- OBJETIVOS
- OBJETIVO GERAL
Estudar o perfil do secretário (a) escolar, visando suas habilidades e competências.
- OBJETIVO ESPECIFICO
- Mostrar um ambiente adequado para o funcionamento da secretaria.
- Realizar um estudo das necessidades da qualificação do (a) secretário (a) escolar.
- Fazer um levantamento das possíveis interações do profissional dessa área.
3 JUSTIFICATIVA
Este trabalho tem como objetivo, mostrar as diversas atividades desenvolvidas pelo profissional da secretaria escolar, tanto na gestão administrativa, decidindo sobre assuntos relacionados aos serviços pertinentes a secretaria e de comandar e orientar a execução dos mesmos, quanto na pedagógica, realizando a montagem do calendário escolar, consolidando dados, planejando o tempo e organizando o espaço.
4 REFERENCIAL TEÓRICO
4.1 ATRIBUIÇÕES DO SECRETÁRIO (A) ESCOLAR
O desempenho da profissão requer conhecimentos prévios e atualizados, pois esse profissional deve apresentar várias informações e postura ética, já que lida com pessoas de diversas faixas etárias. O Secretário Escolar é um profissional muito importante, especialmente quando exerce sua função dentro dos parâmetros exigidos pelo mercado de trabalho. Quanto às atribuições gerais de um competente secretário escolar, destacam-se, sobretudo:
- Atendimento: atende a comunidade externa e interna: pais, alunos, professores, diretores, técnicos, coordenadores, representante de órgãos públicos e a comunidade em geral.
- Organização dos documentos: classifica, organiza e guarda os arquivos em geral.
- Expedição de documentos: efetivos registros escolares e processa dados sobre a matricula, escrituração escolar dos alunos, fichas individuais, históricos escolares, entre outros.
- Articula comunicação interna: interagi com os demais órgãos da unidade escolar e da secretaria de educação.
De acordo com o site Secretariado Escolar, (acesso em: maio / 2012).
Dirigir os trabalhos da secretaria, administrar os horários escolares, assistir o corpo docente nas rotinas escolares, abrir e manter atualizados os arquivos escolares, estabelecer as rotinas de trabalho de seus auxiliares, administrar o atendimento ao publico externo, administrar o atendimento aos professores e alunos, administrar o expediente do diretor, alimentar os controles de gestão (controle da freqüência dos alunos na escola, controle do aluno na sala de aula, controle dos resultados escolares por turma e por segmento, controle dos resultados escolares pela quantidade de exercícios, controle das disciplinas, controle do acompanhamento dos familiares a estudantes), instrumentos indispensáveis de uma secretaria competente.
4.2 INTERAÇÕES DO SECRETÁRIO (A) ESCOLAR
A escola é uma organização que lida com pessoas, portanto exigem competências pessoais, como respeitar as diferenças, ter domínio próprio, espírito de liderança e principalmente saber se relacionar em equipe. O secretario (a) escolar interage com diferentes tipos de pessoas dentre elas podemos citar:
- Com a direção:
- Assessoria, execução, coordenação e supervisão das atividades administrativas sob suas responsabilidades.
- Harmonia de propósitos ou supervisão.
- Com a supervisão:
- Colaboração.
- Apresentação de situação para ratificação ou retificação.
- Com o corpo discente (alunos):
- Atendimento direto, sem intermediários.
- Busca de soluções.
- Com o corpo docente (professores):
- Elo entre atividades pedagógicas e administrativas.
- Postura ética.
- Com os subordinados:
- Orientação e supervisão das rotinas de trabalho estabelecidas.
- Respeito às aptidões e habilidades de cada um.
- Com os pais e comunidade em geral:
- Presteza de informação.
- Busca de soluções.
- Respeito
- Sigilo profissional
- Com os órgãos vinculados:
- Subsidiar com informações.
- Formar o apoio ao bom andamento das reuniões.
4.3 ORGANIZANDO O LOCAL DE TRABALHO
Compete ao ambiente de trabalho que seja racionalmente organizado. É recomendável que seja um local agradável, de fácil circulação interna, que facilite o trabalho de equipe e que ofereça um pronto-atendimento ao usuário que compareça a secretaria.
Faz parte de uma boa apresentação do ambiente do trabalho a limpeza e a arrumação de tudo que esta a volta da secretária. O ambiente arejado com iluminação adequada reflete também um cuidado higiênico.
Faz parte das tarefas dos serviços da secretaria a organização do seu local de trabalho. É importante que se observe questões ligadas à limpeza e conservação do ambiente.
A secretaria deve estar atenta as condições adequadas de uso do ambiente, portanto nessas condições uma secretaria escolar deve conter:
...