TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANEJAMENTO EM FINANÇAS PESSOAIS

Por:   •  29/7/2015  •  Artigo  •  2.849 Palavras (12 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 12

PLANEJAMENTO EM FINANÇAS PESSOAIS

RESUMO

Este artigo tem como objetivo analisar o tema  finanças pessoais de maneira com que ela seja a chave de acesso para tornar uma pessoa bem sucedida, de como organizar as despesas e lidar com as mesmas que decorrem do dia-a-dia. Objetivo geral e analisar a melhor forma de se realizar planejamento para finanças pessoais. Utilização de uma ferramenta de controle de gastos. É indispensável o uso de um planejamento financeiro. Para desenvolver o estudo foi realizada pesquisa secundária, análise e construção de um modelo de planilha orçamentária. Como resultado apresenta-se um modelo de planilha que poderá servir como ferramenta no planejamento das finanças pessoais.

Palavras-chave: planejamento; orçamento financeiro; vantagens.

INTRODUÇÃO

O trabalho será apresentado em cinco sessões. A primeira introduz o tema deste artigo contextualizando o assunto estudado, abordando os objetivos e os motivos que justificam a realização do mesmo.

 A segunda sessão apresentará as escolhas da forma de pesquisas e métodos utilizados.

A terceira sessão abordará o resultado obtido com a pesquisa desenvolvida, mostrando que a porcentagem das pessoas que poupam ainda está abaixo do que deveria. Apresentará também um modelo de planilha de orçamento mensal que destaca os gastos obtidos no decorrer do mês.

 A quarta sessão tem o objetivo de mostrar se o resultado foi alcançado ou não.

E pra finalizar, a quinta sessão abordará as considerações finais do estudo envolvendo a conclusão do estudo apresentado.

O tema proposto neste artigo visa orientar através da ferramenta de planejamento financeiro, visando demonstrar como as pessoas podem aperfeiçoar o controle das finanças pessoais. Independente de necessidades primárias, como por exemplo, alimentação e vestimentas, como também as secundárias, educação e lazer, a possibilidade da melhor gestão do orçamento.

O intuito de planejar é apresentar uma maneira simples e eficaz, ao mesmo tempo de como organizar as suas finanças estabelecendo prioridades e dessa forma gerar um retorno no futuro. Será desenvolvido por uma pesquisa bibliográfica descritiva que une planejamento pessoal e qualidade de vida.

Justifica-se a realização pela relevância do tema, pois se compreende que os orçamentos são essenciais para o planejamento e o controle das finanças pessoais. A metodologia deste estudo caracteriza-se pesquisa bibliográfica no sentido de destacar a qualidade de vida em função, também, da organização econômico-financeira.

Tudo o que somos foi construído ao longo de nossa história como seres humanos e no decorrer dela visamos necessidades pessoais que requer um bom planejamento, pois sem isso entraríamos em um divida decadente artigo está sendo desenvolvido para sugerir ideias de como economizar sem gastar compulsivamente seu dinheiro e assimilar a importância do orçamento financeiro no dia a dia. Porque a pessoas tem  dificuldade para elaborar um planejamento financeiro? Resolver o problema e realizar planejamentos de como se fazer um planejamento pessoal direcionado para a organização das finanças.

O planejamento de certa forma te faz ter uma visão futura de todas as suas despesas terem em mente tudo o que pode e o que não pode ser gasto, para assim todo final de mês sobrar um extra e dessa forma gerar um retorno em aplicações de investimentos em ações futuras. As pessoas necessitam ter conhecimento dos seus objetivos e estabelecer metas, estudar de forma contínua a fim de traçar estratégias e ter conhecimentos necessários para aumentar a renda e sucessivamente gerar riquezas.

O planejamento financeiro é mais que do nunca, fundamental, para uma vida equilibrada e agradável.

No entanto o consumismo é relativo entre as pessoas em guardar o seu dinheiro extra. Ao mesmo tempo com que um pode estar usando para se divertir com clubes, amigos, festas. O outro pensa em guardar para adquirir bens mais preciosos abrindo mão de diversões. Organizar gastos é uma questão de avaliar o que realmente deve ser despendido com o objetivo de chegar ao final do mês com um saldo positivo, obtendo-se um excedente monetário que pode ser aplicado em projetos pessoais e familiares.

Vive-se em uma sociedade onde os cidadãos recebem diariamente várias mensagens, em todas as direções e em todos os formatos, incitando-os ao consumo de novas mercadorias, ou à substituição das que possuem por outras, ou à aquisição de algumas que eles até nem precisem em determinado momento.

São publicações em outdoors, e-mails, telefones celulares, no rádio do carro ou do ônibus, na televisão, em casa ou no trabalho, no amigo ou colega de trabalho que está sentado ao lado, enfim, em todos os lugares o que se vê são mensagens e mais mensagens mostrando como gastar mais e mais. Frankemberg (1999) afirma que é preciso haver uma conscientização por parte das pessoas para que as mesmas saibam o que é necessário para a vida, em comparação com os objetivos, e planos de curto, médio e longo prazo.

Na maioria das vezes, aquele dinheiro gasto com coisas supérfluas poderia ser poupado para investir numa capacitação profissional, o que poderia significar uma melhoria na condição financeira, contribuindo para o bem-estar pessoal.  

O planejamento financeiro deve funcionar como um mapa de navegação para a vida financeira. Mostra onde está aonde quer chegar, e que caminhos percorrer para ser bem-sucedido.

O planejamento não visa apenas ao sucesso material, mas também pessoal e profissional. Se for organizado com as finanças e fizer reservas, terá mais chances de enriquecer o currículo com trabalhos no exterior, também poderá dar ao luxo de passar alguma temporada sem trabalhar, só estudando, se esse for o objetivo. Um bom planejamento pode fazer mais pelo futuro do que muitos anos de trabalho e, em geral, é o diferencial entre sonhadores e realizadores.

Com o planejamento, se passa a gastar de acordo com as possibilidades e pode-se começar a poupar também, ninguém gosta de controlar gastos, mas em importante saber que todas as pessoas têm gastos controlados, se não é pela vontade, é pela impossibilidade de crédito.  

MATERIAIS E MÉTODOS

A teoria financeira fica estabelecida como sendo um conjunto de conceitos que ajudam a organizar o pensamento das pessoas sobre como alocar recursos ao longo do tempo e um conjunto de modelos quantitativos para ajudar as pessoas a avaliarem alternativas, tomarem decisões e implementá-las. (BODIE E MERTON, 2002, p. 32).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (217.7 Kb)   docx (35.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com