TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANO DA SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM

Por:   •  28/8/2021  •  Relatório de pesquisa  •  817 Palavras (4 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 4

SENAI

TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

JÉSSICA FREITAS BASTOS

PLANO DA SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM

FEIRA DE SANTANA

2021

JÉSSICA FREITAS BASTOS

PLANO DA SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM

Trabalho de plano da situação de aprendizagem apresentado ao Senai de Feira de Santana, como avaliação de aprendizagem.

Orientadora: Roberta Silva Pereira

FEIRA DE SANTANA

2021

MEMORANDO

Dear Work Safety Team.

 We have had some difficulties at one of our wind farms, because large turbines have been generating significant audible noise, which has been affecting residential areas in the neighborhood. Many residents have been complaining about that problem.

TRADUÇÃO

Cara Equipa de Segurança no Trabalho

.Tivemos algumas dificuldades em um dos nossos parques eólicos, porque as grandes turbinas têm gerado um ruído significativo, que tem afetado as zonas residenciais da vizinhança. Muitos dos residentes têm se queixado sobre esse problema.


A produção de Energia Eólica no Brasil ainda é considerada um mercado em expansão, no entanto ele exige os mesmos cuidados que outras empresas no quesito Segurança do Trabalho. A produção de energia deve seguir as orientações da NR 10 - Norma Regulamentadora nº 10.

A Saúde e Segurança do Trabalho nos Parques Eólicos visa propor medidas que evitem acidentes e garantam um ambiente de trabalho mais controlado e livre de riscos para a realização de atividades ao longo do projeto.

As orientações da NR 10 devem ser consideradas e aplicadas em todas as fases:

  • fabricação de peças de turbinas eólicas;
  • instalação e manutenção;
  • recuperação e tratamento de resíduos;
  • - transporte feito em todas as etapas.

A criação de Parques Eólicos envolve muitas situações nas quais o indivíduo pode sofrer algum tipo de acidente, por isso é preciso cuidado e atenção às normas de segurança em qualquer uma das situações abaixo:

  • - quedas;;
  • - riscos elétricos;
  • - espaços confinados;
  • - condições meteorológicas diversas;
  • - instalação em áreas de risco.
  • Ruídos, por poluição sonora, problemas auditivos e incomodo.

Apesar do reconhecimento dos benefícios globais associados e a forte aceitação pública favorável à energia eólica, impactos locais associados a parques eólicos podem causar a oposição da comunidade local e/ou de grupos específicos ao desenvolvimento de empreendimentos eólicos (MONTEZANO, 2012). Alguns impactos ambientais desfavoráveis atribuídos a parques eólicos instalados em terra são: impacto visual e degradação da paisagem, ruído, cintilação de sombra (shadow flicker), ofuscamento, interferência eletromagnética e danos à fauna e flora. Em geral, esses impactos são específicos do local e, portanto, fortemente dependentes da localização selecionada para a instalação do parque eólico (EWEA, 2009).

Os ruídos podem ter basicamente três fontes: o ruído aerodinâmico gerado pela rotação das pás no fluido, o ruído estrutural devido à vibração da estrutura e o ruído mecânico devido ao atrito de rolamentos e engrenagens confinados na nacele (LIMA, 2015).

Segundo a OMS, os limites recomendados para ruído externo são 50 a 55 dBA durante o dia e 45 dBA à noite (GOELZER; HANSEN; SEHRNDT, 2001), de um modo geral.

Em regiões residenciais, entretanto, a OMS recomenda limites de 35 dBA durante o dia e de 30 dBA no período da noite, a fim de evitar distúrbios no sono, incômodo e outros efeitos. No Brasil, utiliza-se como base a NBR 10151 de junho de 2002 (LIMA, 2015).

Tabela 1 - Níveis Permitidos de Ruído para o Brasil, com níveis de pressão sonora (dB)

TIPOS DE ÁREAS

DIURNO

NOTURNO

Áreas de sítios e fazendas

40 dB

35 dB

Área estritamente residencial urbana ou de hospitais ou de escolas

50 dB

45 dB

Área mista, predominante residencial.

55 dB

50 dB

Área mista, com vocação comercial e administrativa.

60 dB

55 dB

Área mista, com vocação.

65 dB

55 dB

Área predominante industrial

70 dB

60 dB

Fonte: NBR 10151, 2000.

Normas regulamentadoras de acidentes em Parques Eólicos para acidentes  - quedas; riscos elétricos; espaços confinados; condições meteorológicas diversas; instalação em áreas de risco

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (169.5 Kb)   docx (126.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com