O PORQUE O AJUSTE É IMPORTANTE
Por: Jose Mario Gentil Ramos • 5/3/2019 • Ensaio • 52.068 Palavras (209 Páginas) • 155 Visualizações
CAPÍTULO 1
PORQUE O AJUSTE É IMPORTANTE
O cenário é um tópico que raramente discuti extensivamente em oficinas de escritores ou abordado em qualquer detalhe em textos para criadores de ficção. Como o tempo,
É mencionado em conversas, mas considerado totalmente fora do nosso controle. No entanto, a configuração é um componente vital de qualquer história, e envolve um corpo de
[pic 1]
técnica que você pode aprender e usar para melhorar seu trabalho criativo.
A configuração da história é mesmo definida de forma tão restrita nos poucos textos que a consideram. Não é apenas o pano de fundo físico do conto. Pode também
incluem o histórico e as atitudes culturais de um determinado lugar e hora, o clima de uma época e como a história fala as pessoas. Também amarrado
de perto para a configuração podem ser detalhes como o estilo do autor, as tradições de um período e o tipo de história que o escritor deseja relacionar.
Todos esses fatores devem ser adequados adequadamente com o enredo da história, seus personagens, o tema e o desejado tom emocional geral da peça se
A ficção final é "trabalhar" para o leitor.
Muitos contos clássicos são clássicos precisamente porque todos esses fatores se encaixam perfeitamente. A maioria dificilmente pode ser imaginada em um cenário diferente.
Considere, por exemplo, quão profundamente diferente Robinson Crusoe da DeFoe seria se o autor tivesse escolhido que seu herói naufraguasse em um
roca estéril ártica, em vez de uma ilha tropical. Poderia a história ter sido contada em um cenário tão diferente? Will Dickens's Christmas
Carol tem o mesmo tipo de impacto se definido no campo inglês? Ou o filme clássico High Noon funcionaria emocionalmente por um
público se fosse estabelecido em uma colônia inglesa de início do dia ou em uma grande cidade no ano de 1993?
Estes são talvez exemplos extremos, mas você descobrirá, à medida que você pensa sobre isso, essa configuração faz mais do que fornecer um quadro dentro do qual
A história é contada. Isso torna algumas coisas possíveis, outras coisas são impossíveis. Em uma configuração tradicional do Velho Oeste - para usar outro exemplo extremo -
não se pode deixar o herói avançar para um avião. Do mesmo jeito, um detetive em uma cena urbana contemporânea não pode rastrear seu suspeito
a maneira que Natty Bumppo poderia ter feito em um dos contos Leather-stocking. Mesmo o idioma do personagem pode ser uma parte da configuração, ou estar vinculado a ele. o
tipo de conversa de personagem que possa ser apropriada em um mistério da polícia urbana poderia destruir a credibilidade de um romance histórico tradicional porque
Pessoas em diferentes lugares e horários falam tão diversamente.
A moral: quando você escolhe a configuração, é melhor você escolher com sabedoria e bem, porque a própria escolha define e circunscreve sua
Possibilidades da história.
Além de sua importância em termos de credibilidade, a configuração também contribui enormemente para o sentimento geral ou o tom de uma história. Ele cria um
mistura de humor da história, sensação de personagem e ambiente geral que eventualmente (em histórias que funcionam) se tornam parte do apelo e
senso de "correção" como o enredo, a caracterização ou qualquer outro fator. Hemingway's A Farewell to Arms simplesmente não funcionaria se for estabelecido no Vietnã
era, por exemplo, porque as emoções - tão corretas em uma novela da Primeira Guerra Mundial - não são adequadas para uma história definida uma geração ou duas mais tarde. E
é claro que o contexto histórico e cultural de muitas romances de suspense recentes só poderia ser acreditado se claramente datado no período anterior ao desaparecimento
da União Soviética. Se definido "hoje", eles simplesmente não funcionariam porque a história recente mudou o sentimento da era.
A configuração de uma história pode afetar a redação do autor - o estilo de escrita também. Compare, por exemplo, a abertura de um romance como Daphne du
Rebecca de Maurier, um romance gótico-barroco, com o de um thriller contemporâneo como Darker Than Amber, uma das novelas Travis McGee de
John D. MacDonald.
Rebecca começa:
Na noite passada sonhei que fui novamente a Manderley. Parecia-me que fiquei de pé junto ao portão de ferro que levava ao carro, e por um tempo não pude entrar, por
o caminho foi proibido para mim
Enquanto o livro Travis McGee abre desta maneira:
Estávamos prestes a desistir e chamá-lo de uma noite em que alguém deixou cair a garota da ponte.
O cenário romântico de Rebecca se encaixa perfeitamente com a qualidade sonhadora e cadencada de sua prosa - um estilo que não se encaixaria em um John D.
Novela MacDonald. E o contrário, é claro, também é verdade. Em ambos os casos, a definição de estilo ditado, bem como muitos outros fatores da história.
Dada a importância do cenário de uma história, é surpreendente a frequência com que é selecionado com pouco pensamento - apenas aparece na cabeça do escritor como parte de
a idéia original, e nunca foi examinada seriamente depois disso. Ainda mais surpreendente é o quão casualmente muitos escritores tratam a configuração em todos os seus aspectos.
Este livro é uma tentativa de mudar tudo isso.
AS CONTRIBUIÇÕES DE CONFIGURAÇÃO
Os escritores geralmente reconhecem que o bom tratamento de uma configuração adequada pode "decorar" uma história, aumentando assim a sua cor e o seu interesse geral
como tornando-o mais convincente. Contudo, muitas vezes percebidas, as seguintes configurações de contribuições adicionais podem fazer:
Embora examinemos mais profundamente a maioria desses aspectos, pode ser bom considerar cada um deles brevemente nesta fase inicial, para lhe fornecer
uma visão geral do que está por seguir.
O envolvimento do leitor pode ser intensificado pelo manejo adequado da configuração porque as descrições físicas e sensoriais do mundo da história permitem
leitor para experimentar esses ambientes através de sua própria imaginação - como se ele estivesse "realmente lá", vendo, ouvindo, respirando, saboreando e sentindo
...