TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PRODUTO MARKETING POLÍTICO

Monografias: O PRODUTO MARKETING POLÍTICO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  710 Palavras (3 Páginas)  •  501 Visualizações

Página 1 de 3

Quando falamos em campanha política nos tempos de hoje, temos que pensar em várias estruturas em um marketing e que atue em todos os seguimentos dos eleitorados. Nos tempos da modernidade, a propaganda politica deixou de ser apenas um ato de imprimir os folhetos (santinhos) coloridos dos candidatos, vai muito além do que isso.

Os palpites que antes era algo que a grande maioria confiava perdeu espaço para as pesquisas, os temas corretos do passado sumiram e quem apareceu foi o popular Slogan, algo que fica na cabeça do eleitorado por muito mais tempo, e não pode esquecer dos meios de comunicação de massa, Rádio, TV e agora a internet, em especial as redes sociais, que a cada dia mais é possível ser candidatos propagando suas ideias nas redes sociais.

A existência de planos estratégicos, de orientação, de mão de obra especializada em propaganda ganhou espaço e as campanhas se tornaram algo profissional e que faz qualquer entendedor de publicidade ficar com a boca aberta. As campanhas atuais mexem com o emocional do eleitor, e quando se fala em emocional o povo Brasileiro é forte nisso, então um bom “maketeiro politico” tendo uma visão ampla consegue desenvolver uma boa peça publicitária do seu cliente e com isso o candidato terá chances claras de crescer nas pesquisas realizadas.

O MARKETING POLÍTICO

Para esclarecer um pouco mais sobre esse tema tão popular mais pouco claro para as pessoas, vamos explicar o que é o Marketing Político.

O Marketing Político nada mais é de todos os recursos usados na troca de informações entre o candidato e o eleitor. Esses recursos, no sentido candidato e eleitor nada mais são do que as promessas, as vantagens do candidato e seu estilode comunicar com seu eleitorado. Já no sentido oposto, o eleitor-candidato é os votos e as informações que o eleitorado vai em busca de tal candidato.

Um quadro de planejamento de uma campanha eleitoral e seus planos de marketing é composta por 5 elementos: Meio Ambiente, Administração da Campanha, Conceito de produto, Canais de comunicação, Segmentos de eleitores.

MEIO AMBIENTE

Cidade, estado ou pais onde se realiza uma campanha e que vai dar oportunidades ao candidato ou ameaças ao bom andamento da campanha;

ADMINISTRAÇÃO DA CAMPANHA ELEITORAL

São as alianças realizadas, onde será planejada toda a forma de “venda” do candidato (como será a forma de abordagem do candidato durante a campanha), o seu partido politico e os grupos interessados com sua candidatura.

CONCEITO DE PRODUTO

A linha de campanha ou filosofia do candidato, os temas a serem tratados e as escolhas de suas posições em relação aos temas. Além de uma formação de estilo pessoal, que amplie a qualidade do candidato.

CANAIS DE COMUNICAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO

Envolvem decisões e ações sobre a mídia de massa (programas de rádio, tv, spot, jingle para carro de som), estratégias para as aparições voluntárias, auxilio voluntário e partidário.

SEGUIMENTOS DE ELEITORES

Entender no máximo o comportamento do eleitor, compreender as necessidades que o eleitorado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com