O PROINTER PARCIAL III
Por: Jose Enes Silva • 27/5/2017 • Projeto de pesquisa • 4.016 Palavras (17 Páginas) • 431 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA
TECNÓLOGO EM GESTAO DE
RECURSOS HUMANOS
ACADÊMICOS
Graciele de Lima Costa Lomba Gadioli RA.: 2726243011
Grazielly Coutinho da Silva RA.: 5654189482
Milene Oliveira Souza Gomes RA.: 1030431096
Tereza Cristina de Almeida Santos RA.: 2711112844
Professora Tutor Presencial: Andressa
Professoras Tutoras a Distância: Evellyn Gonçalves Ferreira
PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA (PROINTER III). IMPLANTAÇÃO DO SETOR RECURSOS
HUMANOS EM UMA EMPRESA PRIVADA, DEMONSTRANDO SUA APLICABILIDADE: DELL ACCORD DIVULGAÇÃO E EVENTOS LTDA.
POLO PRESENCIAL
SOBRADINHO/DF – 2017
[pic 2]UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
TECNÓLOGO EM GESTAO DE
RECURSOS HUMANOS
PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA (PROINTER III) IMPLANTAÇÃO DO SETOR RECURSOS
HUMANOS EM UMA EMPRESA PRIVADA, DEMONSTRANDO SUA APLICABILIDADE: DELL ACCORD DIVULGAÇÃO E EVENTOS LTDA.
Disciplinas Norteadoras:
Gestão de Pessoas, Relações Sindicais e Negociações Trabalhistas, Saúde e Segurança no Trabalho, Técnicas de Administração de Pessoal, Técnica de Recrutamento e Seleção.
Relatório parcial do Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia III (PROINTER III), disciplinas norteadoras: Gestão de Pessoas, Relações Sindicais e Negociações Trabalhistas, Saúde e Segurança no Trabalho, Técnicas de Administração de Pessoal, Técnica de Recrutamento e Seleção. Apresentado à Anhanguera educacional como requisito para a avaliação na Atividade Projeto Interdisciplinar aplicado ao curso superior de Tecnologia (PROINTER III) do 1º semestre 2017, sob orientação da tutora EAD Evellyn Gonçalves Ferreira.
Professoras Tutoras a Distância: Evellyn Gonçalves Ferreira
POLO PRESENCIAL
SOBRADINHO/DF – 2017
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO ......................................................................................................... 04
2. APLICABILIDADE DO SETOR DE RH/DP NA DELL ACCORD........................ 06
3. SOLUÇÕES PARA O RELATÓRIO DE NECESSIDADES.................................... 07
3.1. SALÁRIO E FALTA DE SUBSÍDIOS PARA CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL…….07
3.2. FALTA DE RECONHECIMENTO PROFISSIONAL E INCOMPATIBILIDADE
DE IDÉIAS COM RELAÇÃO À GESTÃO DA EMPRESA........................................ 08
3.3. NECESSIDADE DE PLANO DE SAÚDE............................................................ 11
3.4. INCOMPATIBILIDADE DE HORÁRIO PARA ESTUDANTES........................ 12
4. PROCESSOS DE ADMISSÃO E DEMISSÃO NAS ORGANIZAÇÕES............... 12
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................................................... 14
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS....................................................................... 15
1. INTRODUÇÃO
O objetivo deste PROINTER III é elaborar um projeto voltado para a implantação do setor recursos humanos em uma empresa privada, demonstrando sua aplicabilidade é a realização de atividades. Com a implantação do setor de RH na Empres Dell Accord Divulgação e Eventos Ltda., o grupo busca a interação entre teoria e prática, expondo ideias e pontos de vista assimilados durante o estudo das disciplinas norteadoras aplicadas.
Com a evolução dos processos e tecnologias ao longo dos anos, as empresas começaram a buscar novas estratégias para enfrentar a competitividade e se manter no mercado. Nesse momento as organizações direcionaram o olhar para o capital humano e o setor de recursos humanos começou a apresentar maior visibilidade. Para Sovienski e Stigar (2008), o capital humano é considerado o “bem mais precioso” que as organizações apresentam (p. 54). A partir disso, começa-se a acreditar que o principal fator de competitividade entre as empresas é a capacidade de inovar, de pensar diferente, de agregar valor. Percebe-se que o talento humano e suas capacidades são um poderoso ativo e que o sucesso das organizações depende do investimento das pessoas, com a identificação, aproveitamento e desenvolvimento do capital intelectual (Sovienski & Stigar, 2008).
Segundo Lacombe e Tonelli (2001), essa evolução na forma de olhar o capital humano foi necessária para acompanhar as mudanças de mercado dos últimos anos. Ulrich (2004) afirma que essa transformação adiciona valor aos processos de trabalho e que o departamento de recursos humanos é a chave para tudo isso, além de ser encarregado de despertar o interesse dos funcionários e trazer maior eficiência para a organização.
A partir daí, o setor de recursos humanos passou a ser conhecido, conforme Toledo (1986), como “um conjunto de princípios, estratégias e técnicas que visa contribuir para a atração, manutenção, motivação, treinamento e desenvolvimento do patrimônio humano de qualquer grupo organizado” (p. 8). Atualmente, entretanto, as empresas buscam um RH que, além dessas funções, seja estratégico, ou seja, que repense as suas atividades buscando integrá-las as estratégias da organização. Espera-se dessa forma, que o departamento de recursos humanos esteja mais presente e que possa gerar mais contribuições para a empresa.
...