O PROJETO ESTEIRA TRANSPORTADORA TAREFA
Por: Jose Casqueiro • 23/10/2022 • Trabalho acadêmico • 1.163 Palavras (5 Páginas) • 100 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL
CURSO TÉCNICO EM ELETROMECÂNICA
Cristiano Pedroso
José Wilson Soares Casqueiro Filho
PROJETO ESTEIRA TRANSPORTADORA TAREFA
Santa Maria, RS
2022
- Introdução
O ensino técnico requer uma sólida formação teórica, que deve estar frequentemente alaida a atividades práticas didáticas e condizentes com a realidade exigida pelo mercado de trabalho.
Para esse fim, o curso Técnico em Eletromecânica do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria – CTISM disponibiliza de laboratórios didáticos capazes de simular as diversas atividades que são praticadas no dia a dia destes profissionais.
Dessa forma, na disciplina de Acionamentos Elétricos realizamos o projeto de desenvolvimento para Controle de Esteira Transportadora Utilizando lógica de Relés, projetando e simulando os diagramas de força e comando através do sistema de partida direta.
Este relatório visa trazer dados experimentais, resultados e conclusões retirados do debate e esquemas realizado pela dupla na prática em tela.
- Partida de Motores
Com o objetivo de utilizar um motor na sua forma mais eficiente devemos adotar um sistema de partida apropriado para cada cenário de uso, pois as vantagens da utilização de sistema de partida correto ajudam a prolongar a vida útil do motor, reduzindo os gastos operacionais, facilitando os processos de intervenções para manutenção.
Os parâmetros que devem ser ponderados para escolha mais correta da forma de partida compreendem na consideração da capacidade de instalação, condições da carga a ser estimada e capacidade do sistema gerador.
- Partida Direta
É um procedimento para acionar o motor de corrente alternada diretamente na rede elétrica, sem intermediários. Na partida direta de motor a tensão nominal é aplicada no estator de forma direta em seus rolamentos, pois seu principal benefício é a economia de custos com aparelhos que seriam intermediários entre o motor e a rede elétrica.
- Desenvolvimento do Projeto Esteira Transportadora
O inicio do projeto requer o máximo de informações possíveis, tais como: tipo de cargas ou motores, a finalidade do circuito elétrico, tensão de rede fornecida, o que o cliente gostaria no circuito, tudo com o máximo de detalhes e tipos de materiais a serem utulizados.
Dessa forma, são necessários dois tipos de diagramas, um para força e outro para comando.
- Informações para desenvolvimento prático
A figura abaixo mostra o funcionamento de uma esteira transportadora que utiliza três motores trifásicos. O motor trifásico M1 é responsável pelo deslocamento da esteira nos dois sentidos (avanço e retorno de uma peça). Os motores M2 e M3 são responsáveis pela realização de um determinado processo na peça por um tempo estabelecido. A proteção do sistema será por fusíveis e relés de sobrecarga, sendo que em caso de desarme de um dos relés, todo o sistema deverá ser desligado. É necessário a utilização de um botão de emergência, além dos botões de liga e desliga. As posições de parada na Mesa do Operador, Mesa do Motor 2 e Mesa do Motor 3 serão controladas por chaves fim de curso.
[pic 1]
Seguindo a sequência de funcionamento abaixo, projete e simule os diagramas otimizados de força e comando para este sistema (partida direta).
1. O operador coloca a peça e aciona a esteira (Motor 1) que leva a peça até a Mesa do Motor 3;
2. Ao chegar à Mesa do Motor 3 a esteira para e o Motor 3 liga e permanece por 10s;
3. Após 10s, o Motor 3 desliga e a esteira retorna a peça até a Mesa do Motor 2;
4. Ao chegar à Mesa do Motor 2 a esteira para e o Motor 2 liga e permanece durante 15s;
5. Após 15s, o Motor 2 desliga e a esteira retorna a peça até a Mesa do Operador;
6. Ao chegar à Mesa do Operador, a esteira desliga e o operador retira a peça.
- Materiais e Equipamentos utilizados Circuitos de Força
- Seccionadora Geral;
- Reles Sobrecarga;
- Disjuntor;
- Contatoras;
- Bornes de Ligações; e
- Motores.
- Circuito de Força
- Tensão do sistema alimentado por 3 fases L1, L2, L3 em 380v e Neutro
- Rede geral protegida por fusíveis pela seccionadora SE1
- Os 3 motores M1, M2 e M3 são protegidos mecanicamente contra curtos circuitos e sobrecorrente pelos disjuntores tripolar F2, F3 E F4 e protegidos contra sobrecarga por relés térmicos RT1, RT2 e RT3 os quais têm contatos para parada de emergência quando ocorrer sobrecarga de qualquer uns dos relés térmicos.
...