Metodologia Científica – Esteira Transportadora Just In Time
Por: Rebeca nana • 28/11/2019 • Artigo • 865 Palavras (4 Páginas) • 244 Visualizações
Projeto Integrador – 2° Período Engenharia Elétrica UniDoctum – Teofilo Otoni
Metodologia Científica – Esteira Transportadora Just In Time
Autor: Rebeca Sampaio Braga
Introdução
Just In Time - Just In Time é um sistema de administração da produção que determina que tudo deve ser produzido, transportado ou comprado na hora exata. Pode ser aplicado em qualquer organização, para reduzir estoques e os custos decorrentes.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Just_in_time
Just In Time é uma ideia bastante popular atualmente que surgiu na terra do sol nascente nos anos 70. Sua iniciativa é tornar mais rápido e prático os trabalhos de produção em grande escala.
O motor AC trifásico conectado a uma fonte trifásica apropriada, gera um campo magnético através do deslocamento das três fases, posicionadas com um deslocamento mútuo de 120° , formando um triângulo, as tensões recebidas são dividias igualmente entre as três fases formando assim o campo magnético que gira e põe os roletes da esteira em constante movimento.
[pic 1]
As esteiras rolantes ao longo de décadas, foram as grandes responsáveis pela explosão industrial do mundo, se hoje temos grande variedades de eletronicos, roupas, brinquedos, e até mesmo alimento, deve-se a este fenomenal achado da engenharia, que até hoje não encontrou um substituto a altura.
As esteiras rolantes estão longe de estarem fora de moda – apesar a avançada idade – elas representam uma parte essencial de como se traduz o mundo e as pessoas dessa década: veloz e prático. Estão presentes não só nas metalúrgicas ou fábricas de alimento, como muitos pensam, mas convivemos com esteiras rolantes várias vezes por dia, seja no supermercado, ou na escada rolante que utiliza a mesma tecnologia, ou até mesmo na academia e nos aeroportos.
Objetivo Geral
O objetivo do trabalho consiste em estudar a mecânica dos motores trifásicos e seus campos girantes, utilizando os campos girantes para rolar o cinto de uma esteira rolante, sustentada por um motor DC à principio e uma bateria Lipo 7.4 5000mAh enquanto protótipo.
Método de pesquisa
Materiais: Dc Motor, Bateria Lipo 7.4 5000mAh, Feltro, 4 rolos de espuma, 4 suportes para rolo de pintura, suporte motorredutores, elásticos, esticadores, Arduino Uno, driver ponte H, chave tactil, resistor 10k Ohm, polia.
O suporte da esteira pode ser feito com cano PVC cortado e com uma tábua de MDF, de modo que os canos tenham 4 alturas de diferentes do maior para o menor, para um melhor posicionamento da esteira enquanto protótipo.
A polia é posicionada ao DC, e este ao entrar em movimento, faz com que a esteira funcione. Um elástico que envolve a polia e o rolo de espuma faz com que a esteira funcione em cadeia.
Fundamentação Teórica
O que são campos girantes?
Campos Girantes são o resultado do campo magnético gerado pelo motor Trifásico quando as suas três fases R,S e T, que estão em ângulos dispostos de 120° uma da outra, que quando ligada a uma fonte trifásica, entra em constante movimento rotativo, com uma velocidade síncrona constante.
Pela rotação do campo magnético ser síncrona, sua fórmula é:
n = ( 120 * f ) / p
-Sincronicidade
...