O PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR IV
Por: Lunatic • 2/6/2022 • Projeto de pesquisa • 2.059 Palavras (9 Páginas) • 81 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
DESIGN DE INTERIORES
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR IV
ACRE 2022
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
DORMITÓRIO
FILHO
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR IV
ALUNO: Jhonata Mathews Ferreira Gomes
R.A.: 2172137
ACRE 2022
RESUMO
O presente trabalho aborda um projeto de designe de interiores, na qual foi aplicada a remodelação mde um quarto ou dormitório infanto/adolencente residencial. O ambiente em especifico foi eleborado se atentando para o funcionalismo e comodidade de maneira proporcional ao dimensionamneto estratégico e estrural da planta. Assim também, seu complemento e caracteristicas teram evidencias com o arranjo de estilo urbano moderno aplicado nesse projeto.
O trabalho apresentado tem como objetivo de um projeto multidisciplinar que serve para conhecimento teórico e prático visa à detalhamento de quarto/dormitório residencial através de dados e inlustrações. Esse projeto integrado multidisciplinar IV tem como objetivo apresentar de forma baseada em fundamentação teórica o conhecimento adquirido no curso superior de Design de Interiores, com a metodologia Design de Interiores (Representação) e Materiais de Acabamento e Construção.
Esse artigo tem como tema a psicologia do design de interiores. Uma análise sobre como a composição do ambiente age sobre a ocupação em específico, criando um ambiente confortável e que proporcione bem-estar sob o espaço habitado. O estudo originou-se, com bases em leitura de referências bibliográficas como artigos científicos, livros, textos acadêmicos e alguns fragmentos de páginas da internet, manifestando pensamentos dos filósofos e estudiosos do tema.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 5
DESENVOLVIMENTO 6
DESIGN DE INTERIORES (REPRESENTAÇÃO) 6
Estudo Preliminra 7
Setorização 7
Croqui 8
Moodboard 9
Anteprojeto 10
Planta de Layout 12
Planta de Paginação (piso) 12
Vistas 13
MATERIAS DE ACABAMANETO E CONSTRUÇÃO 13
Madeiras 14
Quarto do Filho 15
CONLUSÃO 16
REFERÊNCIAS. 17
INTRODUÇÃO
O projeto a seguir baseia-se nas disciplinas apresentada no semestre com as exigências prevista nos programas pedagógicos do curso da UNIP (universidade paulista), com o objetivo de relacionar ou melhor escolher um ambiente interno domiciliar nesse Projeto Integrador Multidisciplinar. Assim, uma das principais funções do designer de interiores é projetar em cada espaço do imóvel os desejos e as necessidades do cliente, obtendo como resultado beleza e funcionalidade.
Assim com esse projeto do PIM IV, se desenvolverá na projeção de uma edificação específica e interior residenvial, utilizando aspectos ergonômicos como um dos fatores essenciais para o trabalho proposto. Isso porque se desenvolverá estudos sobre as formas, medidas e texturas dos móveis, objetos e acessórios compreende-se a existência de elementos fundamentais na arquitetura: pilares e vigas, paredes, coberturas e pisos. Definindo então um setor específico de um imóvel o “dormitório infantil.
Analisando como o design de interiores contribuir para mudanças positivas ou negativas na vida das pessoas. As soluções vão além do que é funcional e belo, buscando um ambiente acolhedor, com características particulares com formas, cores e mobiliário adequados, transmitindo sensação de bem-estar e conforto, ideais que se espera passar, alcançando enfim a felicidade. O objetivo é estudar como os recurso do design age separadamente e como esse ambiente se complementa, assim, o resultado que se busca são espaços adequados, com a proporção certa de cada elemento do design de interiores.
DESENVOLVIMENTO
DESIGN DE INTERIORES – REPRESENTAÇÃO
A composição desses elementos define a construção e o espaço, com diferenças de disposição e dimensionamento. Os pilares definem a área espacial, as vigas delineiam as bordas, a cobertura abriga o volume, o piso define o campo territorial e as paredes dimensioam e marcam o espaço.
O ambiente construído, a moradia, a casa ou lar, é muito importante para algumas culturas. Dentro da evolução humana, a casa é um espaço que deve ser conquistado, é um símbolo de status, é a expressão do estilo e da riqueza. Ao longo do tempo, o processo de morar evoluiu com as mudanças da sociedade, da tecnologia e da forma de viver.
No Brasil, a arquitetura de interiores possui particularidades devido à formação diversificada, feita por colonizadores de origem portuguesa e pela influência italiana, africana, espanhola, alemã e outras de menor número, que contribuíram para estabelecer as características socioculturais presentes em todo o território nacional. A cultura brasileira é a apropriação de tradições, valores, costumes, estilos e estéticas dos imigrantes, que se adaptaram aos hábitos locais e se moldaram às necessidades encontradas em cada região, com seus diferentes sistemas climáticos. Assim, foram estabelecidas uma maneira distinta de viver e diferentes soluções de morar.
A importância do designer de interiores no desenvolvimento do morar relaciona-se à representação do aprimoramento do uso desse espaço, com detalhes e tecnologias que promovem o bem-estar e a qualidade de vida do homem no meio construído.
O Brasil é um país com muitas regiões distintas em cultura, clima, topografia, com um retrato diversificado devido às diferentes influências ao longo do território nacional. Identificar essas diferenças possibilita encontrar soluções específicas e particulares. Também cada um de nós tem necessidades diferentes, que contribuem para projetos e soluções infinitas.
...