O PROJETO INTEGRAL
Por: Karina Gisele • 17/7/2021 • Abstract • 937 Palavras (4 Páginas) • 80 Visualizações
APRESENTAÇÃO
O Projeto “APRENDER” tem como tema principal: REFORÇO LÚDICO. Esse projeto mostra o quanto recursos pedagógicos e lúdicos são fundamentais para a construção do aprendizado das crianças, principalmente pós pandemia com a suspensão das aulas presenciais devido o Coronavírus. O reforço escolar vem sendo a alternativa para muitos pais que sentem dificuldades em auxiliar os filhos no andamento das aulas remotas. Por conta disso, a procura do reforço nas atividades escolares vem aumentando.
O projeto propõe acompanhamento pedagógico, atividades extracurriculares e culturais destinadas aos estudantes do Ensino público, com intuito de construir uma prática pedagógica comprometida com os interesses, as necessidades e a realidade das crianças, o projeto será realizado no contraturno dos estudantes. O objetivo é promover a interação de todos os envolvidos com o meio social, proporcionando a apropriação e conhecimentos.
Justificativa:
Durante as observações realizadas no decorrer das aulas ministradas remotas, na rede pública municipal de ensino, percebeu-se a necessidade de aumentar os estímulos de aprendizagem e desenvolvimento cognitivo das crianças. Visando auxiliar a aprendizagem dos conteúdos matemáticos e de alfabetização, buscando-se enfatizar a construção do conhecimento de forma lúdica através de jogos e práticas de intervenção pedagógica.
Além de ser uma forma interessante e dinâmica de abordar soluções de situações problemas, elaborar estratégias lúdicas e explorar o conhecimento, os jogos têm um aspecto socializador, pois neles são estabelecidas regras a cumprir, sendo utilizadas para incutir na criança, a cooperação, a solidariedade e o respeito ao próximo.
Utilizar jogos como recurso didático é uma forma de vincular teoria à prática, pois vivemos em um mundo exigente em que as pessoas devem pensar questionar e se arriscar, propondo soluções aos vários desafios surgidos no cotidiano. É esse raciocínio que se aprende através dos jogos utilizados em sala de aula. Por isso levaremos aos alunos diversas possibilidades de operar significativamente em situações cotidianas, gerando compreensão e assimilação do processo de construção dos conhecimentos matemáticos e da escrita. Constituindo-se os jogos e brincadeiras como instrumento da aprendizagem. Por meio do brincar a criança se relaciona com tudo que a cerca.
Segundo Vygotsky (2009) o brinquedo é uma fonte de promoção de desenvolvimento. “através do brinquedo a criança aprende a atuar numa esfera cognitiva que depende de motivações internas”.
Conforme ainda o referido autor, o brincar tem sua origem na situação imaginária criada pela criança, em que seus desejos irrealizáveis podem ser realizados, com a função de reduzir a tensão e, ao mesmo tempo, para constituir uma maneira de acomodação a conflitos e frustrações da vida real.
Para Piaget (1971), quando brinca, a criança assimila o mundo a sua maneira, sem compromisso com a realidade, pois sua interação com o objeto não depende da natureza do objeto, mas da função que a criança lhe atribui. O brincar representa uma fase no desenvolvimento da inteligência marcada pelo domínio da assimilação sobre a acomodação, tendo como função consolidar a experiência passada.
O brincar apresenta-se por meio de várias categorias de experiências que são diferenciadas pelo uso do material ou dos recursos predominantemente implicados. Essas categorias incluem o movimento e as mudanças da percepção resultantes essencialmente da mobilidade física das crianças; a relação dos objetos e suas propriedades físicas assim como a combinação e associação entre eles;a linguagem oral e gestual que oferecem vários níveis de organização a serem utilizados para o brincar; os conteúdos sociais, como papéis situações, valores e atitudes que se referem à forma como o universo social se constrói; e os limites definidos pelas regras, constituindo-se em recurso fundamental para brincar.
Por meio dos jogos e das brincadeiras a criança se apropria de novos conceitos, novas capacidades e pode superar as dificuldades de aprendizagem.
De
...