O Papel Do Gerente De Produto
Trabalho Universitário: O Papel Do Gerente De Produto. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pcirilo85 • 10/10/2013 • 845 Palavras (4 Páginas) • 472 Visualizações
O Papel do Gerente de Produto
por Edson Rigonatti em 24/09/2012 em Blog
O Gerente de Produto é como um CEO do produto. Um CEO é responsável por todas as áreas de uma empresa, mas eles não se envolvem em todos os detalhes.
Da mesma maneira, o Gerente de Produto foca apenas no produto, mas se envolve em todas as áreas relacionadas: desenovlvimento, implementação, atendimento, marketing e vendas. Ele não é responsável por todas essas áreas, mas tem que preencher as lacunas, aonde elas existirem.
Para ser bem sucedido nessa tarefa, o Gerente de Produto deve ter um papel de suporte a todas as outras áreas da empresa. Por exemplo, ao suportar a área de Marketing, o Gerente de Produto garante que os materiais de apoio (colateral de vendas), posicionamento de produto e scripts de marketing e vendas reflitam os benefícios e vantagens dos produtos.
Competências, habilidades e atitudes de um Gerente de Produto
- Paixão por produtos: gerentes de produto tem amor e respeito por bons produtos, não importa que tipo de produto, e dedicam sua vida a criar bons produtos. A paixão por um produto é essencial para garantir a motivação necessária para atravessar as diversas dificuldades de mercado, para enfrentar as horas intermináveis de trabalho e para inspirar a equipe, parceiros e clientes.
- Empatia com clientes: o gerente de produto ideal sabe se relacionar com pessoas e com clientes. Ele tem uma curiosidade natural pela vida dos clientes, suas necessidades, seus problemas e suas dificuldades.
- Inteligência: para ser um gerente de produto bem sucedido, é preciso aprender rápido e gostar de aprender. A função se resume a ter bons insights e saber julgar as reais necessidades dos clientes e reais capacidades do produto.
- Ética de trabalho: cada função em uma empresa requer um certo nível de comprometimento e esforço. O gerente de produto é uma das funções com a maior carga de responsabilidade (leia-se dedicação total e absoluta!), já que ele é no final das contas responsável pelo sucesso do produto
- Integridade: o gerente de produto reflete para dentro e fora da empresa os valores do produto. E como ele não tem responsabilidade direta por todas as áreas, ele deve conseguir influenciar as pessoas para que seus objetivos sejam alcançados.
- Confiança: gerentes de produto devem transpirar confiança para transmitir segurança a equipe de vendas e clientes em relação as capacidades e visão de longo prazo (roadmap) do produto.
- Atitude: um gerente de produto bem sucedido se enxerga como o CEO do produto. Ele chama para si a responsabilidade pelo produto, e não fica criando desculpas. Ele sabe que o sucesso do produto depende dele – compreende que existem diversas razões para o produto não ficar pronto na data certa ou não desempenhar como esperado quando fica pronto, mas entende que é sua função eliminar todos os obstáculos.
- Tecnologia: o gerente de produto entende que criar um produto de sucesso requer o entendimento da tecnologia necessária para produzi-lo. Embora idealmente o gerente de produto seja um engenheiro com conhecimento profundo da tecnologia em questão, como sua função não é “colocar a mão na massa”, um bom conhecimento genérico da tecnologia e suas possíveis aplicações muitas vezes é o suficiente.
- Foco: são tantas as possibilidades e distrações envolvidas na definição e evolução de um produto que o gerente de produto deve ter a habilidade de focar nos principais problemas não se deixando sucumbir as tentanções de adicionar infinitas funcionalidades sugeridas por clientes, equipe e investidores. Imprimir uma disciplina de
...