ATRIBUIÇÕES DE UM GERENTE DE PRODUTO
Artigo: ATRIBUIÇÕES DE UM GERENTE DE PRODUTO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: brunaveronez • 10/10/2013 • Artigo • 363 Palavras (2 Páginas) • 290 Visualizações
ATRIBUIÇÕES DE UM GERENTE DE PRODUTO
Paixão por produtos: gerentes de produto tem amor e respeito por bons produtos, não importa que tipo de produto, e dedicam sua vida a criar bons produtos. A paixão por um produto é essencial para garantir a motivação necessária para atravessar as diversas dificuldades de mercado, para enfrentar as horas intermináveis de trabalho e para inspirar a equipe, parceiros e clientes.
- Empatia com clientes: o gerente de produto ideal sabe se relacionar com pessoas e com clientes. Ele tem uma curiosidade natural pela vida dos clientes, suas necessidades, seus problemas e suas dificuldades.
- Atitude: um gerente de produto bem sucedido se enxerga como o CEO do produto. Ele chama para si a responsabilidade pelo produto, e não fica criando desculpas. Ele sabe que o sucesso do produto depende dele – compreende que existem diversas razões para o produto não ficar pronto na data certa ou não desempenhar como esperado quando fica pronto, mas entende que é sua função eliminar todos os obstáculos.
O cliente é aquele que compra de sua empresa, que compra o produto e serviço por ela ofertada e também consome a marca e demais compostos intangíveis adquiridos de forma embutida no produto. Sem os clientes não há o faturamento, além de pagar o preço e considerar o valor agregado da mercadoria, o cliente satisfeito ou insatisfeito torna-se num divulgador da marca.
Existem os seguintes tipos de clientes:
• Cliente eventual : Compram sem fidelidade, com um ou mais produtos em situações de necessidade ou necessidade ocasional.
• Cliente regular : próximos da fidelidade, compram determinado produto periodicamente;
• Defensor : Seja por satisfação ou insatisfação, divulgam a marca da empresa e sua experiência com o produto para terceiros.
Pontos fortes
- Disponibilidade de recursos financeiros e administrativos para auto-financiamento obtido de poupança compulsória feita pela família.
- Importantes relações comunitárias e comerciais decorrentes de um nome respeitado.
- Organização interna leal e dedicada.
- Grupo interessado e unido em torno do fundador.
PONTOS FRACOS
Falta de comando central capaz de gerar uma reação rápida para enfrentar os desafios do mercado.
-Falta de planejamento para médio e longo prazos.
- Falta de compromisso em todos os setores da empresa, sobretudo com respeito a lucros e desempenho.
...