O Papel Estratégico Do RH
Trabalho Universitário: O Papel Estratégico Do RH. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: romilda29 • 24/8/2014 • 421 Palavras (2 Páginas) • 483 Visualizações
Segundo o texto “O Papel Estratégico do RH”, em tempos passados as empresas davam importância ao setor de Recursos Humanos, porém, limitavam a sua função na organização. Ou seja, o trabalho do setor de Recursos Humanos na estrutura da empresa se limitava a contratação e dispensa de funcionários e à folha de pagamento.
Desta forma, o setor de Recursos Humanos era muito restringido, não participando das estratégias da empresa, que, por conseguinte, trouxessem mais valor a ela.
Com o passar dos tempos, a evolução da sociedade e a globalização, o setor de Recursos Humanos passou a ser visto com outros olhos pelas empresas. Ou seja, o setor de Recursos Humanos passou a ser uma área estratégica, fundamental para o alcance dos objetivos da empresa.
Desta feita, com esta evolução, a função do setor de Recursos Humanos foi ampliada, não se restringindo a contratação e dispensa de mão de obra, mas agora ele passa a integrar a estrutura da empresa, de forma a participar de suas estratégias na busca dos objetivos.
Assim, o setor de Recursos Humanos não é mais visto como um departamento isolado na estrutura da empresa e passa a colaborar diretamente com o alcance dos objetivos e metas.
De acordo com o autor Ulrich, existem quatro maneiras de o Recursos Humanos colaborar com o sucesso da empresa, quais sejam:
1. O Recursos Humanos tem que ser um parceiro na execução da estratégia;
2. O Recursos Humanos tem que ser um especialista na administração;
3. O Recursos Humanos tem que defender os funcionários; e
4. O Recursos Humanos tem que preparar as pessoas para as mudanças, pois caso contrário elas podem perder o foco.
Nos dias atuais há muita concorrência entre as empresas. Em razão disto, elas estão tentando se sobressair uma sobre as outras. Uma das soluções encontradas é investir nas pessoas, ou seja, na sua valorização e qualificação. Desta forma, as empresas conseguirão manter essas pessoas em seu quadro.
A empresa deve sempre incentivar e reconhecer seus talentos, para que eles possam continuar trabalhando em sua estrutura e produzir frutos. Além do incentivo e reconhecimento, a empresa deve sempre buscar a atualização dos conhecimentos de seus funcionários, através de treinamento e desenvolvimento. Com isto eles poderão por em prática tudo o que aprenderam, superando, assim, as expectativas da empresa.
Destarte, podemos destacar a importância da nova visão do Recursos Humanos dentro de uma organização, ou seja, buscando sempre a valorização do trabalhador e o seu constante treinamento e desenvolvimento, visando, com isto, reter esses talentos na estrutura da empresa, para que possam atender e também superar as suas expectativas e necessidades.
...