O Papel dos Sujeitos na EaD
Por: guaxupe • 31/3/2019 • Resenha • 310 Palavras (2 Páginas) • 190 Visualizações
Ao relacionar o professor com a EaD, o professor não se limita ao de "transmitir" ou "reproduzir" informações, de disponibilizar um volume de textos, vídeo ou qualquer tipo de material didático.
Percebe-se que o seu papel é muito mais amplo, pois envolve em criar situações que estimule o aprendizado do estudante. Nesse modelo o estudante precisa se tornar ativo, buscando novas relações de assimilação e o despertar do conhecimento pela construção contínua do saber. Assim ocorrem a interação e a troca de saberes, por meio dos recursos tecnológicos e ferramentas como esta “o fórum" que o levam à construção coletiva do conhecimento através da participação dos estudantes.
Os tutores por sua vez são peças chave nesse processo ensino-aprendizagem na EaD, pois seu papel consiste na comunicação com os estudantes, atuando como guia e suporte à aprendizagem. Entre os principais pontos, pode-se evidenciar o aconselhamento do estudante sobre seu método de estudo ou sobre a organização e o planejamento de sua caminhada de aprendizagem.
Além de ajudar o estudante, a ele mesmo, de solucionar os problemas de compreensão do conteúdo, aconselhando, orientando e levando-o a refletir.
O material didático também precisa se interagir com o estudante de forma dialógica, na qual o estudante possa compreender e entender o conteúdo. O material PDF que pode ser impresso, apresenta esta característica. Existem várias chamamentos que levam o estudante a refletir e construir o seu conhecimento. Assim quebramos a sensação de monotonia ao ler o conteúdo.
No entanto, é importante frisar que não basta ter tutores, professores, materiais didáticos, recursos tecnológicos para que o estudante aprenda. É preciso que o estudante assuma o seu comprometimento, dedicação e estudo no curso. De nada adianta ter toda uma equipe, estrutura e material, se o estudante não tem vontade de aprender. Acredito que essa seja uma palavra que precisa ser sempre praticada pelo estudante "vontade de aprender" e correr sempre atrás.
...