O Planejamento de Carreira
Por: PROGRAMAÇÃO PARA INICIANTES • 24/9/2019 • Abstract • 6.644 Palavras (27 Páginas) • 144 Visualizações
Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional / Aula 1 - Conheça seu Curso e sua Instituição
Introdução
Novas linhas de pensamento estarão presentes na sua vida a partir do momento em que você tomou a decisão de ingressar no Ensino Superior. Valores como "acreditar no sonho", "ter motivação", "ter consciência da necessidade de renúncia", "ter comprometimento" serão recorrentes durante seu curso. Chegou a hora de entender mais sobre o Ensino Superior, assunto desta aula.
Conhecendo o Ensino Superior
As Instituições de Ensino Superior podem ser Universidades, Centros Universitários e Faculdades. Nelas funcionam os cursos de graduação, que se dividem em bacharelados, licenciaturas e tecnólogos.
Ainda fazem parte do Ensino Superior os cursos de pós-graduação, que se subdividem em stricto sensu (mestrados e doutorados) e lato sensu (cursos de especialização e MBAs).
Os centros universitários, assim como as universidades, possuem cursos de graduação em diferentes áreas do conhecimento e autonomia para criar cursos na sede da instituição. Geralmente são menores que uma Universidade e não possuem exigência de ter programas stricto sensu, por exemplo.
As faculdades atuam normalmente em áreas especÃficas do saber, especializando-se em cursos de gestão, por exemplo, ou de saúde, educação etc.
Abaixo, apresentamos os dois tipos de cursos oferecidos pelas instituições de ensino:
CURSOS DE GRADUAÇÃO
Bacharelado e Licenciatura são cursos superiores que confere ao formado competências em determinado campo do saber para o exercÃcio de uma determinada atividade, seja acadêmica, seja profissional. Ambos possuem uma base comum, mas no decorrer do curso vocaciona-se o futuro bacharel para disciplinas voltadas à atuação profissional; enquanto o licenciado é preparado para atuar como professor na Educação Básica.
O curso Tecnológico, por sua vez, possui carga-horária menor que o Bacharelado e a Licenciatura, e apresenta como caracterÃstica geral a preparação especÃfica para atuar no mercado de trabalho em uma determinada área, como LogÃstica, por exemplo.
CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO
Os cursos lato sensu também são chamados especialização, possuem caráter de aperfeiçoamento ou de atualização em uma determinada área de conhecimento, tanto com vistas a aprofundar o conhecimento ou qualificar seu egresso para uma determinada função. Têm carga horária mÃnima de 360 horas e se encontram nesta categoria também os cursos designados como MBA.
Os cursos stricto sensu são cursos voltados à formação cientÃfica e acadêmica e também ligados à pesquisa. Existem nos nÃveis: mestrado e doutorado. O mestrado dura entre dois a dois anos e meio, durante os quais o aluno desenvolve uma pesquisa e cursa as disciplinas relativas ao tema pesquisado. O doutorado tem duração média de quatro anos, para o cumprimento das disciplinas, realização da pesquisa e para a elaboração de uma tese.
As diretrizes do Ministério da Educação determinam os componentes curriculares obrigatórios e o tempo mÃnimo e máximo para integralização de cada curso de graduação.
##################################
Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional / Aula 3 - Diversidade e Inclusão
Introdução
O tema da desigualdade e inclusão social no Brasil é muito importante, uma vez que segundo recentes dados do Ãndice de Desenvolvimento Humano (IDH—2016), revelado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o paÃs ocupa o 79º lugar entre 188 nações no ranking de IDH, que leva em conta indicadores de educação, renda e saúde, de acordo com o relatório de desenvolvimento humano.
O paÃs perdeu 19 posições na classificação correspondente à diferença entre ricos e pobres, e se encontra junto com Coreia do Sul e Panamá. Já o Coeficiente de Gini, que mede a concentração renda, aponta o paÃs como o 10º mais desigual do mundo e o quarto da América Latina, à frente apenas de Haiti, Colômbia e Paraguai.
A desigualdade brasileira também cresce nas comparações de gênero. Embora as mulheres tenham maior expectativa de vida e mais escolaridade, elas ainda recebem bem menos que os homens no Brasil. A renda per capita da mulher é 66,2% inferior à de pessoas do sexo masculino. No Ãndice de desigualdade de gênero, o paÃs aparece na 92ª posição entre 159 paÃses analisados, atrás de nações de maioria religiosa conservadora, a exemplo de LÃbia (38ª), Malásia (59ª) e LÃbano (83ª). Também é baixa a representatividade da mulher no Congresso Nacional.
DIVERSIDADE
É a condição de ser composto de diferentes elementos. Nas sociedades, encontramos uma multiplicidade de pessoas com religião, etnias, lÃnguas, gênero, orientação sexual, cultura, classe social, geração distintas, isto é, de várias identidades sociais/culturais diferenciadas; e este fato chamamos de Diversidade.
Para construir as identidades e as diferenças, é necessário entende o conceito de alteridade. Este é um conceito filosófico que é o resultado de um processo de diferenciação que acontece entre o “eu†interior e particular de cada um, e o “outro†diferente, isto é, aqueles que não são estranhos e não familiares. Estranhar o “outro†é reconhecer em outro indivÃduo, ou em um conjunto deles, as suas peculiaridades, diferenças e equivalência.
Nessa comparação, o “outro†ou “outrosâ€, ou seja, os diferentes tornam-se identificáveis, possibilitando hierarquizá-los, separá-los, classificá-los, dominá-los. A partir desta distinção entre eu e o outro são construÃdas identidades, tanto individuais quanto sociais.
A noção de diversidade tem uma longa história na configuração das Ciências Sociais. A compreensão da diversidade das culturas é o tema central dos estudos da Antropologia Cultural. Esta considera que as sociedades devam aceitar a diversidade das culturas. No entanto, o que se observa é que a humanidade esteve por muito tempo cega para as diferenças culturais e sociais e tornando objetos de exclusão tudo o que não fazia parte de suas ideologias dominantes.
...